Franchising, porque o setor cresceu tanto e representa 3,5% do PIB brasileiro
.
Na hora de optar pelo franchising muitos empresários se questionam o que leva tanta gente a colocar sua marca nas mãos de terceiros. Por quais razões o setor é responsável por 3,5% do PIB brasileiro e apresentou um crescimento superior a 16% em 2011.
.
Segundo Miguel Yazeju, diretor da Toca do Biscoito e membro da Associação Brasileira de Franchising do Rio de Janeiro, o crescimento do setor se deve à boa fase da economia brasileira que favorece a expansão das redes e às vantagens que o tipo de expansão apresenta.
.
“Além dos custos do negócio ficarem por conta do franqueado, o franchising possibilita uma difusão mais acelerada da marca assim como agilidade no processo de expansão”
.– comenta Miguel.
Ele inseriu a Toca do Biscoito no franchising há dois anos e já obteve um crescimento superior a 100% no número de unidades.
Além dessas razões, Alexandre Franco, diretor da rede GAFF Stúdio, optou pelas franquias devido às maiores opções de rentabilização no seu processo de crescimento. Isto não apenas por haver um volume de negócio mais amplo, mas também pelas melhores condições de compra.
“O franchising está baseado na convicção permanente que encontrará uma contraprestação econômica por parte dos franqueados da cadeia. Estas contraprestações adquirem a forma de taxas de entrada, royalties de exploração, normas de publicidade, etc., todos eles, conceitos que virão satisfazer e rentabilizar convenientemente o esforço franqueador da empresa”,
completa Alexandre, que acaba de inserir a GAFF Studio no franchising.
.
Outro fator que costuma atrair empreendedores é a possibilidade de liderar o mercado e tornar-se pioneiro, fazendo com que seu modelo seja atrativo e replicado com mais facilidade. “Quando fizemos a pesquisa de mercado e percebemos o bom nicho, vimos no franchising uma opção segura para expandir. Como não temos concorrentes, vislumbramos a possibilidade não só de crescer, como ser pioneiros no setor” – diz Sylvia Lourenço, sócia da rede de tabacarias Candice Cigar Co.
.
Para Julio Monteiro, diretor da Serses Franquia Empresarial e membro da Associação Brasileira de Franchising do Rio de Janeiro, a tendência é que o franchising no Brasil cresça ainda mais.
“Com a visibilidade internacional que o Brasil conquistou e os grandes eventos que vai sediar, a tendência é que haja um aumento de franqueadores no país. A previsão de crescimento para 2012 é de 15%”
– completa o especialista em franchising.
Serviços
Av. das Américas, 5.777 loja 140 Barra da Tijuca
22793-080 Rio de Janeiro RJ
tel. (21) 3627-0261
www.candicecigarco.com.br
Rua Inhangá 15 Loja B Copacabana
Rio de Janeiro RJ
tel: (21) 3269-6811
www.gaffstudio.com.br
Rua do Ouvidor 129 – Centro
20040-040 Rio de Janeiro RJ
Tel: (21) 2224-9460
www.tocadobiscoito.com.br
-
Serses Franquia Empresarial
Rua da Quitanda, 159, 8º andar, Praça Pio X, Centro
CEP 20091-005
Rio de JaneiroRJ
tel. (21)2263-3262
site: www.serses.com.br
.
.
.