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Investimentos

21 de Fevereiro de 2018 as 16:02:37



INVESTIMENTOS - VIA VAREJO Resultados no 4º trimestre/2017: Sólida Rentabilidade


VIA VAREJO  -   Resultado no 4º trimestre/2017
 
Boa performance de vendas e sólida rentabilidade
 
 
Os resultados da Via Varejo no 4T17 vieram sólidos, embora um pouco abaixo das nossas estimativas tanto no top line (-5,6% A/E) quanto no EBITDA (-5,3% A/E).
 
Mesmo assim, as despesas financeiras foram menores do que esperávamos, levando a um lucro líquido quase em linha com o nosso (-2,3% A/E).
 
De fato, no 3T17, a companhia nos surpreendeu com números bem acima das nossas expectativas do top line ao bottom line, o que pode ter nos levado a superestimar nossas projeções para o 4T.
 
Ainda assim, em 2017 como um todo, a VVAR foi capaz de registrar um crescimento de vendas de 9,5% a/a, contra uma média de mercado de +7,7% (IBGE), recuperando parte do share que havia perdido durante 2016.
 
Em 2017, as vendas da companhia caíram 8,1% a/a comparado a uma contração de 7,6% a/a no mercado de bens duráveis em geral. A rentabilidade também foi um destaque positivo nos números da companhia durante o ano passado como um todo, refletindo iniciativas internas relacionadas à melhoria de sortimento, ao avanço da política de preços e à otimização das despesas.
 
Assim, mesmo considerando uma forte base comparativa de 2016 (impulsionada por R$ 400 mi em créditos referentes à Lei do Bem), a margem bruta expandiu 0,4 p.p. a/a, para 31,8%, e a margem EBITDA ajustada 3,5 p.p. a/a, para 6.1%.
 
Durante a teleconferência de resultado, o management reafirmou seu plano estratégico para 2018, o qual inclui:
 
(i) abertura de 80 lojas no novo formato smart;
(ii) expansão do número de lojas premium (das atuais 67 para 100); 
(iii) roll out  da segunda fase do projeto Movve (atualização de ferramentas e da plataforma tecnológica dentro das lojas para melhorar o nível de atendimento e otimizar os procedimentos de venda);
(iv) disponibilizar o sortimento do online  para venda em todas as lojas e
(v) melhorar a análise preditiva, o sistema de CRM e o uso de inteligência artificial. 
 
Após a divulgação dos resultados do 4T17 da VVAR, no dia 19 de fevereiro, após o fechamento do mercado, o GPA anunciou que o o atual CEO da Via Varejo, Peter Estermann, vai assumir a posição de CEO do GPA no dia 27 de abril, substituindo Ronaldo Iabrudi.
 
Na Via Varejo, por sua vez, Flávio Dia, head da divisão online desde outubro de 2016, vai assumir a posição de CEO da companhia. Consideramos as mudanças positivas para a Via Varejo, tendo em vista especialmente o atual momento da companhia, com forte foco em alavancar sua estratégia de omni-channel.
 
Dias tem um reconhecido conhecimento no mercado de –ecommerce, com vasta experiência em liderar plataformas online de grandes varejistas no Brasil e no exterior e já foi CEO da Cnova Brasil e do Walmart.com.br. 
 
Considerando todos os fatores acima, embora acreditemos que o fato da Via Varejo estar disponível para venda represente uma distração na implementação do seu planejamento estratégico, continuamos otimistas com o case de investimento da empresa.
 
Na nossa visão, o atual cenário favorável às vendas de bens duráveis, em conjunto com os esforços internos da companhia devem se traduzir em aceleração de vendas e ganhos de margem.
 
Assim, reiteramos nossa recomendação de Outperform e mantemos nosso preço alvo para VVAR11 em R$ 28,20 para o final de 2018. VVAR11 está sendo negociada a 8,6x EV/EBITDA YE18 contra uma média histórica (últimos 5 anos) de 4,3x.
 
 
Confira no anexo a integra do relatório de análise do desempenho da VIA VAREJO, elaborado por MARIA PAULA CANTUSIO, CNPI, Analista Senior, e FÁBIO CESAR CARDOSO, CNPI-P, Analista, ambos integrantes da equipe do BB Investimentos. 

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: MARIA PAULA CANTUSIO, CNPI, Analista Senior, e FÁBIO CESAR CARDOSO, CNPI-P, Analista, ambos integrantes da equipe do BB Investimentos.





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