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Investimentos

08 de Maio de 2018 as 22:05:48



MAGAZINE LUÍZA Resultado no 1º Trimestre/2018: FORTE


MAGAZINE LUIZA - Resultado no 1º Trimestre de 2018
 
Vendas excepcionais, margens sustentáveis
 
 
Os resultados do 1T18 do Magazine Luiza vieram fortes, ultrapassando nossas estimativas do top line ao bottom line, surpreendendo todo o mercado mais uma vez.
 
As vendas cresceram inacreditáveis 30,3% a/a no trimestre, vindo mais de 10% acima das nossas estimativas, enquanto o mercado de bens duráveis como um todo avançou apenas 1,7% a/a nos primeiros dois meses do ano, de acordo com o IBGE.
 
No e-commerce, as vendas expandiram 53,7% a/a no 1P, mesmo contra uma forte base comparativa de +56,2% a/a do 1T17 e a pressão competitiva oriunda da estratégia do Walmart de migrar categorias do 1P para o 3P.
 
De acordo com o EBIT, as vendas online aumentaram 11,0% a/a em média durante o 1T18. O desempenho robusto da MGLU no top line durante os últimos trimestres parece refletir principalmente:
 
(i) a maturação de iniciativas internas focadas nas estratégias de ominichannel;
(ii) ganhos de market share provenientes de competidores do segmento de bens duráveis ainda fragilizados e
(iii) melhoras no cenário macroeconômico.  
 
Em relação à rentabilidade, a margem EBITDA foi estável a/a, mesmo com a maior alavancagem operacional, o que já era esperado. Desde o início do 2S17, o management tem falado que os ganhos de margem seriam investidos em melhorias no nível de atendimento.
 
De fato, é provável que comecemos a observar uma aceleração desta estratégia durante 2018. O ano já iniciou com o anúncio da aquisição de Logbee, uma plataforma logística que permite um gerenciamento com maior precisão da frota de transportadoras autônomas, levando à uma maior agilidade de entrega de produtos leves.
 
Essa aquisição é só uma parte adicional na estratégia da companhia de aumentar o número de entregas em até 48 horas de oferecer um portfólio completo de serviços de fullfilment para os sellers do marketplace.
 
De acordo com o management, a operação de marketplace deve ser uma peça importante dentro da estratégia de aumentar a base de clientes ativos nos próximos anos, através da oferta de um sortimento mais completo de produtos. 
 
Embora os números do 1T18 tenham vindo bem acima das nossas estimativas, preferimos manter nossas projeções inalteradas, pelo menos por enquanto.
 
Acreditamos que seja muito cedo para rever nossos números com base no desempenho da companhia no primeiro trimestre do ano. Ainda assim, vamos monitorar os próximos resultados com o intuito de avaliar a possibilidade de revisar nossas estimativas.
 
Outperform 
 
Assim, reiteramos a recomendação de Outperform para MGLU3 com preço alvo de R$ 120,00 para o final do ano. De acordo com nossas projeções, MGLU3 está sendo negociada a 17,8x EV/EBITDA e 40,9x P/E para o final de 2018, contra uma média histórica (últimos 5 anos) de 6,8x e 51,1x, respectivamente. 
 
Vendas vieram excepcionais novamente…
 
O top line foi uma boa surpresa, mostrando uma expansão de 30,3% a/a, para R$ 4,4 bi, ultrapassando nossas estimativas em 10,5%, amparado por um forte desempenho de vendas em mesmas lojas de +15,9% (contra +11,6% no 1T17) e uma performance robusta do e-commerce de +53,7% a/a (ou +64,6% a/a incluindo a operação de marketplace).
 
Durante a teleconferência de resultados, o management declarou que o destaque positivo do trimestre foram as vendas de televisores, seguidos pela linha branca e móveis, amparados por um forte fluxo de pessoas em todos os canais de venda: lojas físicas e e-commerce. 
 
…com rentabilidade sustentável.
 
A margem bruta foi pressionada novamente pela maior participação do e-commerce nas vendas totais, caindo 0,8 p.p. a/a no trimestre, para 28,9% (-0,5 p.p. A/E). Ainda assim, de acordo com o release, a margem bruta ficou estável em cada um dos canais de vendas.
 
A margem EBITDA, por sua vez, veio flat em 8,3% (+0,1 p.p. A/E), mesmo frente à uma maior alavancagem operacional, refletindo a estratégia da companhia de investir ganhos de rentabilidade em melhoras no nível de atendimento.
 
A margem líquida, por outro lado, subiu 2,0 p.p. a/a, para 4,1% (+0,7 p.p. A/E), devido à menor taxa de juros e ao menor endividamento. 
 
 
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise do desempenho da MAGAZINE LUIZA, no 1º trimestre/2018, elaborado por MARIA PAULA CANTUSIO, CNPI, Analista Sênior, e FABIO CESAR CARDOSO, CNPI-P, Analista, ambos do BB Investimentos

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: MARIA PAULA CANTUSIO, CNPI, Analista Sênior, e FABIO CESAR CARDOSO, CNPI-P, Analista, ambos do BB Investimentos





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