Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Economia e Finanças

14 de Março de 2019 as 13:03:59



INDEPENDÊNCIA DO BANCO CENTRAL - A Quoi ça Sert ?


Diretor do Banco Santander, Roberto Campos Neto tornou-se o novo presidente do BC. Em sua sabatina no Senado defendeu a formalização legal de Independência do Banco Central. 
 
 
O valor do dólar, taxa de juros, inflação ... Tudo isso passa pelo Banco Central, pedra angular da política econômica do País. Vinculado ao Ministério de Economia e presidido por indicado pelo presidente da República, a instituição pode se tornar independente do Poder Executivo, pauta que circula há pelo menos 30 anos e que nunca avançou no Congresso. Até agora.
 
É na Quadra 03, Bloco B do Setor Bancário Sul de Brasília, em suntuosas colunas negras onde são tomadas a maioria das decisões que impactam diretamente todos os aspectos relativos ao seu dinheiro.
 
Trata-se da sede do Banco Central, instituição que desde 1964 gere a meta de inflação, influi na valorização ou no enfraquecimento da moeda diante de divisas internacionais (como o dólar, a libra esterlina e o euro), define a taxa de juros básica que determina toda a remuneração de crédito no país e é fundamental para a contração ou expansão da economia do Brasil.
 
Nem sempre foi assim, mas desde que é, a economia do Brasil mais ganhou que perdeu. Foi o Banco Central o órgão a sistematizar uma miríade de dados e obrigações do governo federal, antes dispersa entre as funções do Banco do Brasil, da Superintendência da Moeda e do Crédito e do Tesouro Nacional. Foi o Banco Central o protagonista da criação da URV Unidade Real de Valor, o engenhoso mecanismo de moeda paralela que freou a astronômica inflação no Brasil em meados dos anos 90. Partiu de lá também o barateamento do crédito que fez explodir o consumo durante os governos petistas entre 2003 e 2015.
 
A instituição é tão fundamental para a boa condução da economia do País e para evitar que a moeda se desvalorize que, há pelo menos 30 anos, uma pauta volta e meia retorna aos discursos dos políticos de Brasília: sua independência.
 
Independência de quem e para quê?
 
Ainda que não formalmente, o Banco Central já tem autonomia para conduzir a política monetária e definir a taxa básica de juros (Selic) conforme julgar necessário para conter a inflação ou a deflação no Brasil. Se o Banco define juros altos, quem tem dinheiro prefere poupar e ganhar rendimentos, e quem não tem percebe que fazer um empréstimo ou financiamento, por exemplo, fica mais caro.
 
Com menos dinheiro circulando, a tendência é que a desvalorização causada pela inflação seja freada, mas o crescimento da economia desacelera. O contrário também ocorre (diminuir a taxa de juros favorece o investimento do capital guardado na abertura de um negócio ou na expansão de meios de produção, por exemplo, gerando empregos e expandindo a economia). O BC, porém, não conta com outro tipo de independência: a política.
 
O responsável pelo BC é, hoje, escolhido pelo presidente da República e validado pelo Senado. Por necessitar de traquejo com aquele que o indicou, quem comanda o BC fica — direta ou indiretamente — vinculado ao que o Executivo espera para a economia do país.
 
Em última instância, o presidente da República pode pressionar pelo represamento da taxa de juros mesmo diante de forte cenário inflacionário, pode romper com o câmbio flutuante e manter uma cotação fixa para o dólar, determinar as regras que regem os bancos públicos e privados, etc. No limite, o presidente também tem o poder de demitir o indicado que se recuse a cumprir com o plano econômico desejado pelo Governo Federal.
 
A ideia de formalização de independência para o Banco Central do Brasil foi rechaçada pela ex-presidente Dilma Rousseff quando essa bandeira foi defendida por sua principal adversária no 1º turno das eleição presidencial de 2014, Marina Silva. Michel Temer tentou ressuscitar a proposta como meio de acalmar os mercados após o fracasso em pautar a reforma da Previdência. Hoje, o projeto ganha aliado de peso: Paulo Guedes, o "superministro" nomeado por Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Economia.
 
O caminho legislativo da proposta
 
Guedes sempre foi um defensor inconteste da independência do BC. Enquanto atuava na iniciativa privada, o ministro concedeu várias entrevistas em que propunha a criação de um mandato fixo para o presidente da autarquia, sem que este coincidisse com as eleições gerais para o Executivo.
 
A medida, argumentava o atual ministro, tinha como objetivo dar mais segurança aos investidores quanto à possibilidade de um presidente manipular a condução econômica com fins políticos, mesmo às custas da estabilidade nacional.
 
Em teoria, aprovar uma medida estabelecendo a independência do BC não enfrenta um caminho complicado. Ao contrário da Reforma da Previdência — que demanda votação em dois turnos nas duas Casas Legislativas e aprovação de 3/5 dos parlamentares antes de seguir para sanção —, seria necessário apenas maioria qualificada (50%+1) para fazer andar a questão até a mesa de Jair Bolsonaro.
 
Além disso, já há na Câmara proposta bastante amadurecida sobre o tema, apresentada em 2003 pelo agora presidente Rodrigo Maia. O texto precisa apenas do aval da Comissão de Finanças e Tributação antes de seguir para o Plenário.
 
Diante da sinalização positiva que uma possível aprovação mandaria ao mercado, o governo Bolsonaro já anunciou que pretende encaminhar a votação até o fim deste mês. Mas a questão está longe de consenso e deve encontrar resistência entre alguns parlamentares.
 
"Teríamos um vice-rei no País",
 
critica economista.
 
Doutor em Economia e professor da Univeritas, Heitor Silva diz temer as consequências diretas que uma independência formal do Banco Central em relação executivo teria na condução da política econômica nacional.
 
Silva contesta a crença difundida de que a medida poderia aumentar a estabilidade e garantiria o funcionamento do mercado financeiro, trazendo mais volume em investimentos para o País. 
 
"Por que o mercado acha que um presidente autônomo traria mais estabilidade? A proposta quer acabar com a validação do nome que comandará o BC passe até pela validação do Senado. Ou seja, nós não teríamos mais um presidente do BC, mas sim um vice-rei, alguém colocado lá e que seria responsável por controlar a moeda nacional, nossa política de câmbio".
 
Heitor explica que o Banco Central é responsável por decisões que, embora não sejam tão evidentes no dia-a-dia, impactam diretamente o bolso do consumidor. É ele a determinar, ao lado do Ministério da Economia, a porcentagem mínima a se pagar da fatura de cartão de crédito e as taxas de juros caso o cliente atrase a quitação do débito. E as consequências não param por aí.
 
"Parece que isso está muito desconectado da vida do cidadão comum. Mas quando eu determino quanto o real vale em relação ao dólar, eu estou determinando quanto vai custar o remédio que se compra na farmácia, já que a maioria é importada da Alemanha, da Suíça e dos EUA. (…) Também tem impactos profundos no preço de produtos na cesta básica do brasileiro. O pão nosso de cada dia é feito a partir do trigo, uma parte dele importada",
 
explica.
 
"A Petrobras é uma empresa submetida às lógicas de mercado e acaba repassando as variações do câmbio para o combustível na bomba, ou seja, um impacto direto na vida do trabalhador",
 
detalha o professor.
 
O economista diz ainda que formalizar a independência de um presidente do BC em relação ao executivo daria poderes excessivos a
 
"uma pessoa sem a menor relação com a população, que não passa por nenhum crivo e nem mantém interlocução com o povo".
 
Interesses Nacionais e interesses do Capital
 
Para Heitor Silva, submeter o Banco Central ao Executivo significa garantir o cumprimento de um plano econômico "sancionado pela população" na hora do voto. Ele defende ainda que a autonomia atualmente em vigência em países como os EUA, Japão, Inglaterra e Canadá funciona porque os interesses dessas nações são convergentes com as do capital.
 
"São países que são o centro do mundo, locais em que os grandes complexos industriais e os grandes banqueiros têm interesses convergentes com a nação americana, de projetar poder no exterior. Essa junção acaba fazendo com que todos caminham na mesma direção",
 
defende. 
 
Para professor da FGV, Banco Central não deve se submeter a influência política 
 
O PhD em Economia e professor da Fundação Getúlio Vargas, Istvan Kasznar, já estagiou no FED Federal Reserve, o equivalente dos EUA ao nosso Banco Central. Para ele, a independência do Banco Central passa pelo cumprimento da função da instituição, que é conservar o poder de compra da moeda e preservar os bons índices macroeconômicos do país.
 
Para Istvan Kasznar, um Banco Central sério toma medidas que são próprias das políticas monetária-cambial e da estruturação de um sistema de intermediação financeira nacional, sem necessariamente ouvir interferências externas à sua função.
 
"Propor um Banco Central independente é, antes de mais nada, fazer com que este banco, se for sério, se tiver gente proba, técnica, isenta, venha, em primeiro lugar, combater a inflação, reduzindo dramaticamente equívocos de emissão monetária acima da taxa de crescimento real da economia (…). Fazer com que haja condições para que o índice de preços seja o mínimo possível, sem artifícios. É um papel de provedor da estabilidade monetária, o agente que assegura que a moeda não seja corroída, que o poder aquisitivo da moeda seja garantido",
 
argumenta.
 
Prática pode contraditar Teoria
 
Kasznar acredita que dar a liberdade para o BC agir sem ingerência política seria autorizá-lo a gerir "inúmeras áreas", já que a instituição é "o Banco de todos os bancos e o provedor da liquidez", além de criar regulamentações bancárias, organizar créditos dirigidos e controlar as reservas internacionais do Brasil (atualmente em aproximadamente US$ 380 bilhões).
 
"A lógica de uma independência plena é muito boa. A proposta do ministro Paulo Guedes é perfeitamente compreensível, vai na direção de ações da modernidade para criar condições de aumentar uma flexibilidade que o Banco Central precisa ter. Masse for independente e ainda assim estiver subjulgado a algum grupo, aí a coisa fica preocupante. É preciso evitar que algum agrupamento no poder [da instituição] possa também criar privilégios para si, algo extremamente sério", 
 
alerta.
 
Mesmo entusiasta da proposta, Kasznar admite que a independência precisa ser ponderada. Para ele, o que se deseja é "maior concorrência e transparência dada à lógica" da instituição. Ele cita como exemplo a desregulamentação da crise americana de 2008, cujos efeitos "até hoje estamos pagando caro".
 
"As forças corporativas dentro do BC, a escolha de técnicos qualificados e a disponibilidade de pessoas treinadas a nível de doutorado e com experiência de mercado são muito bons, o que explica em parte porque temos no Brasil as evidências de uma inflação relativamente baixa. (…) Há indícios positivos para que se vá na direção de uma independência maior, mas nós também temos que tomar cuidado para não criarmos excesso de liberdades. Vivemos em um país em que o abuso e a lentidão da justiça ocorrem e é preciso criar condições para não colocar o carro na frente dos bois",
 
conclui.
 
Nota da Redação JF
 
Em nosso País, os cargos de presidente do BC Banco Central e de grande parcela de sua dretoria tem sido ocupados por integrantes das diretorias dos grandes bancos brasileiros.
 
Neste exato momento ocupa a presidência do BC o ex-diretor do banco Santander, o Sr. Roberto Campos Neto. No mandato de Michel Temer na presidência da República, a presidencia do BC foi ocupada por Ilan Goldfajn, ex diretor do Banco Itaú. No governo Dilma Rousseff, o presidente do BC foi um funcionário de carreira do BC, o Sr. Alexandre Tombini. Antes dela, no governo Lula, Henrique Meirelles foi presidente do BC, que antes fora presidente do Bank Boston internacional e Bank Boston Brasil. 
 
Assim, o governo Dilma Rousseff foi o único, recentemente, a manter sob estrito controle do Estado Brasileiro o comando do BC, uma das lutas de seu governo destinada a garantir o poder do Estado e a independência do BC em relação ao predomínio do atendimento de interesses dos bancos privados e do mercado financeiro trazidos pela entrega de sua presidência e diretorias aos representantes dos bancos privados.
 
O domínio do BC pelos bancos privados tem ocorrido há décadas no Brasil, terra da especulação e dos maiores juros bancários do planeta, a grande e real corrupção existente no Brasil, que permanece intocada, como assegura o sociólogo Jessé de Souza1 em sua obra.
 
Votar o Congresso Brasileiro favoravelmente à independência do Banco Central e permitir seu controle pelas direções dos bancos privados é selar a gigantesca usurpação dos recursos do orçamento fiscal do País pelos bancos privados. Como se revela prática quase impossível deter o avanço político corruptor da banca canalha, as forças democráticas do País devem cerrar fileiras contra a formalização legal de independência ao BC, para que a sociedade possa ter o mínimo de controle sobre ele e suas ações quando lesivas ao País.
 
(1) O sociólogo Jessé Souza relata em sua já extensa obra a tese de que a grande corrupção no Brasil é aquela decorrente do apoderamento do Estado brasileiro pelos bancos, algo que tem promovido a gigantesca concentração de renda no País e mantido o Estado à mingua de recursos e a má qualidade dos serviços públicos. Além dos inexplicaveis juros elevados pagos pela população e pelas empresas aos bancos e a especulação desenfreada dos bancos no mercado de câmbio futuro -- por todos conhecida, mas combatida única e exclusivamente pela dupla Dilma Rousseff e Guido Mântega, daí porque foram destruídos --, o sociólogo relata a torpe remuneração do Caixa Livre diário dos bancos, pelo Banco Central e pelo Tesouro Nacional, à taxa Selic. Trata-se daqueles recursos que os bancos deixam de emprestar ao público por desinteresse e conveniência sistêmica. Esses recursos são remunerados pelo BC à taxa Selic ! E esse é fator que exponencia a lucratividade dos bancos, uma herança manldita do governo FHC implementada pelo BC sob o beneplácito do ideário liberaloide da Casa das Garças, think tank do pensamento da direita em economia sediado na PUC-Rio, fator que garantiu aos seus integrantes cargos em diretorias e conselhos em bancos como Itaú e Bradesco, além de espaço privilegiado na mídia econômica e tradicional, para garantir-lhe a continuidade dessa dilapidação dos recursos públicos.


Fonte: SPUTINIK NEWS





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IMPOSTOS - Prévia da Carga Tributária cai a 32,44% do PIB 28/03/2024
IMPOSTOS - Prévia da Carga Tributária cai a 32,44% do PIB
 
DÍVIDA PÚBLICA sobe 2,25% a R$ 6,6 Trilhões em fevereiro 28/03/2024
DÍVIDA PÚBLICA sobe 2,25% a R$ 6,6 Trilhões em fevereiro
 
DESENROLA - Governo prorroga o programa até 20 de maio 28/03/2024
DESENROLA - Governo prorroga o programa até 20 de maio
 
INFLAÇÃO - IPCA cai para 4,5% nos últimos 12 meses 28/03/2024
INFLAÇÃO - IPCA cai para 4,5% nos últimos 12 meses
 
DESEMPREGO - Taxa fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro 28/03/2024
DESEMPREGO - Taxa fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro
 
BC revisa previsão de crescimento da economia para 1,9% 28/03/2024
BC revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%
 
EMPREGOS com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE 28/03/2024
EMPREGOS com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE
 
TESOURO DIRETO - Vendas caem 16,7% em fevereiro 27/03/2024
TESOURO DIRETO - Vendas caem 16,7% em fevereiro
 
BB passa a cobrar 1,1% de IOF nas compras a crédito no exterior 26/03/2024
BB passa a cobrar 1,1% de IOF nas compras a crédito no exterior
 
GLI GAMING - Fazenda habilita primeira Certificadora de Apostas On-Line no Brasil 25/03/2024
GLI GAMING - Fazenda habilita primeira Certificadora de Apostas On-Line no Brasil
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites