Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Justiça

Sexta-Feira, Dia 01 de Novembro de 2019 as 21:11:20



CONDOMÍNIO DO BOLSONARO - Porteiro vai levando a Culpa


 
A promotora Simone Sibílio, coordenadora do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), disse em 30.10, que o porteiro do Condomínio Vivendas da Barra mentiu sobre ter ligado, a pedido de Élcio Queiroz, suspeito da morte da vereadora Marielle Franco, para a casa da família do presidente Jair Bolsonaro. A afirmação ocorreu durante entrevista à imprensa, na sede do MP, na tarde de 30.10.
 
Segundo ela, o sistema de gravação de ligações do interfone do condomínio comprova que, em 14 de março de 2018, dia do assassinato de Marielle, o porteiro, a pedido de Élcio, ligou para Ronnie Lessa, também acusado do crime, e não para a casa de Bolsonaro, como chegou a ser escrito à mão em uma suposta planilha de entrada.
 
“Por que o porteiro lançou o número 58 [casa de Bolsonaro]? Pode ser por vários motivos, que serão apurados. O fato é que as ligações comprovam que Ronnie Lessa é quem autoriza e que Élcio vai para a casa de Ronnie Lessa. [O porteiro] mentiu. Isto está comprovado com a prova técnica. O porteiro foi ouvido duas vezes”,
 
disse Simone Sibílio. As informações sobre o depoimento do porteiro foram divulgadas em reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, na noite de 29.10. 
 
De acordo com a promotora, o porteiro, que ainda não teve o nome revelado, poderá responder por crime de falso testemunho. Porém, ela não quis responder se o funcionário, com a prova técnica da gravação que contraria seu depoimento inicial, poderia passar da condição de testemunha para a de acusado no inquérito.
 
“Por que o porteiro deu este depoimento, se ele se equivocou, se ele esqueceu, se mentiu, qualquer coisa pode ter acontecido. Então ele pode esclarecer novamente. Por que ele deu este depoimento, evidentemente isso será checado. Mas o que importa é que quem autoriza a entrada é o Ronnie Lessa. É o executor do crime autorizando o outro executor. Eles se encontram ali e partem para a empreitada criminosa para matar Marielle Franco e Anderson Gomes”,
 
complementou Simone Sibílio.
 
Na manhã de hoje, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, pediu ao procurador-geral da República, Augusto Aras, que abra um inquérito para apurar “todas as circunstâncias” da citação do nome do presidente Jair Bolsonaro nas investigações.
 
Na entrevista, a promotora Simone Sibílio contou que, devido ao fato de o nome do presidente Bolsonaro ter sido citado durante a investigação, ela esteve com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, a quem entregou o depoimento do porteiro. Ela disse que Augusto Aras também tomou ciência do conteúdo.
 
“Esse encontro [com o presidente do STF] foi protocolar. Nós fomos enviar o depoimento em que era citada uma autoridade com foro com prerrogativa de função. [O PGR] também tomou ciência. A partir daí a questão já está posta no STF. Ainda não há distribuição. O importante a ressaltar é que essa questão já foi levada ao STF”,
 
reforçou a promotora.
 
Também participaram da entrevista as promotoras Letícia Emile Petriz e Carmen Bastos de Carvalho. De acordo com as promotoras, a planilha eletrônica de acesso ao condomínio, bem como as gravações de áudio, foram periciadas e não foram encontraram irregularidades técnicas nas provas.
 
A vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram assassinados a tiros em 14 de março do ano passado. Os disparos foram efeituados de um carro contra o veículo em que os dois se encontravam, em meio ao trânsito, na região central do Rio de Janeiro.


Fonte: AGENCIA BRASIL. Chamada de Capa da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
BOLSONARO colocado no Centro da Trama Golpista nos Depoimentos à PF 16/03/2024
BOLSONARO colocado no Centro da Trama Golpista nos Depoimentos à PF
 
CIDH condena Brasil por 12 Execuções durante Ação Policial em 2002 14/03/2024
CIDH condena Brasil por 12 Execuções durante Ação Policial em 2002
 
Investigação sobre morte de MARIELLE FRANCO é enviada ao STF 14/03/2024
Investigação sobre morte de MARIELLE FRANCO é enviada ao STF
 
MAURO CID fala sobre Joias e Tentativa de Golpe em novo depoimento 12/03/2024
MAURO CID fala sobre Joias e Tentativa de Golpe em novo depoimento
 
STF suspende Julgamento sobre Descriminalização do Porte de Drogas 07/03/2024
STF suspende Julgamento sobre Descriminalização do Porte de Drogas
 
UNIÃO adere à ação contra a rádio Jovem Pan 05/03/2024
UNIÃO adere à ação contra a rádio Jovem Pan
 
UBER pede ao STF Suspensão de Processos sobre Vínculo Trabalhista 04/03/2024
UBER pede ao STF Suspensão de Processos sobre Vínculo Trabalhista
 
STF condena mais 15 Réus pelo 8 de Janeiro 01/03/2024
STF condena mais 15 Réus pelo 8 de Janeiro
 
STF inicia Julgamento de mais 15 réus do 8 de janeiro 23/02/2024
STF inicia Julgamento de mais 15 réus do 8 de janeiro
 
 STF condena mais 15 réus por Atos de 8 de janeiro 22/02/2024
STF condena mais 15 réus por Atos de 8 de janeiro
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites