Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Arte, Cultura

13 de Abril de 2020 as 13:04:19



MORAES MOREIRA - Faleceu o grande artista. Conheça aqui sua carreira


Moraes Moreira, compositor, cantor e instrumentista
 
O artista Moraes Moreira, cantor e compositor, faleceu na madrugada desta 2ª feira, 13.04, por volta das 6h, em sua casa, no bairro da Gávea, na cidade do Rio de Janeiro.
 
Moraes Moreira sofreu infarto agudo do miocárdio, mas não há notícias de que fosse paciente cardíaco, apenas que  tinha 72 anos de idade. Eduardo Moraes, irmão do artista declarou: 
 
“Foi encontrado em casa morto, no Rio de Janeiro. A empregada foi limpar o apartamento e encontrou ele morto. Ele morava só ultimamente.”.
 
Moraes Moreira era seu nome artístico, Antonio Carlos Moreira Pires, seu nome de batismo. Nasceu em Ituaçu BA, em 08.07.1947 e iniciou na adolescência atividades artísticas em festas e celebrações de São João, tocando sanfona de 16 baixos.
 
Em 1963 aprendeu a tocar violão quando mudou-se Caculé BA para continuar seus estudosEm 1966 foi-se para Salvador BA onde iniciou estudos no Seminário de Música da Universidade Federal da Bahia e onde conheceu seus futuros companheiros musicais Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão.
 
Em 1968, os três criaram o grupo Novos Baianos com o guitarrista Pepeu Gomes e Baby Consuelo e participaram, em 1969, do Festival da Música Popular Brasileira na TV com a música “De Vera”, de Moreira e Galvão. 
 
"Ferro na Boneca" foi o LP de estreia do grupo, mas sua grande obra veio após após terem recebido emblemática visita de João Gilberto ao sítio em que moravam juntos no Rio de Janeiro, Acabou chorare”. Este trabalho foi lançado pelo grupo em 1972 e tornou-se um dos mais importantes albuns da música brasileira, influenciando grupos musicais até os dias de hoje.
 
“Acabou chorare” juntava samba, rock, bossa nova, frevo, choro e baião e sintetizava a explosão criativa da contracultura mundial do final dos anos 60 e início dos 70, com a riqueza da música popular brasileira. Com a regravação de “Brasil pandeiro”, de Assis Valente, além de “Preta pretinha”, “Misterio do planeta”, “A menina dança”, “Besta é tu” e a faixa título, todas de coautoria de Moraes Moreira, o álbum de 1972 é reconhecido como um dos melhores – senão o melhor – trabalho do pop brasileiro.
 
Carreira solo, trio elétrico e cordel sobre quarentena
 
Em 1975, Moraes Moreira decidiu sair dos Novos Baianos e iniciar parceria com o guitarrista Armandinho. Em 1976, tornou-se o primeiro cantor de trio elétrico, ao subir no trio de Dodô e Osmar e cantar a música “Pombo Correio”, tornado grande sucesso na época.
 
Em 1979, Moreira lançou o disco “Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira”, que incluía a musica “Santa fé”, trilha de abertura da novela “Roque santeiro”, que foi censurada em 1975 pela ditadura militar, e seria exibida só dez anos depois.
 
Continuou lançando álbuns solo com sucesso nos anos 80, mas já fora do auge criativo dos anos 1970. Em 1996, reuniu os Novos Baianos lançou o álbum ao vivo “Infinito Circular”, além de contar a história do grupo em formato de cordel.
 
Em 1997, reúne o grupo Novos Baianos, que lança o disco ao vivo Infinito Circular, com canções dos discos anteriores e algumas inéditas. Em 2007, dez anos mais tarde, Moraes Moreira publicou o livro A História dos Novos Baianos e Outros Versos, escrito em linguagem de cordel, em que conta a história dos Novos Baianos.
 
Nos últimos anos, Moraes Moreira dedicou-se a shows de reunião dos Novos Baianos e a continuação de seus trabalhos solo. E no dia 17 de março, ele escreveu seu último post no Instagram, com um cordel sobre a quarentena em que o País vive.
 


Fonte: PRAGMATISMO POLÍTICO, com copidescagem e chamada de capa da Redação JF.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
DIA DA MULHER SAMBISTA: Música como Lugar de Luta e Resistência 13/04/2024
DIA DA MULHER SAMBISTA: Música como Lugar de Luta e Resistência
 
ZIRALDO morre aos 91 anos, o criador do Menino Maluquinho 06/04/2024
ZIRALDO morre aos 91 anos, o criador do Menino Maluquinho
 
PAZ, por Walmir Ayala 04/03/2024
PAZ, por Walmir Ayala
 
CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA deve reunir 3 mil pessoas em Brasília 04/03/2024
CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA deve reunir 3 mil pessoas em Brasília
 
CHORO é declarado Patrimônio Cultural do Brasil 02/03/2024
CHORO é declarado Patrimônio Cultural do Brasil
 
A PAZ, por João Cabral de Melo Neto 01/03/2024
A PAZ, por João Cabral de Melo Neto
 
CARNAVAL EM SAMPA - Escolas de Samba Campeãs desfilam no sambódromo em SP neste sábado 17/02/2024
CARNAVAL EM SAMPA - Escolas de Samba Campeãs desfilam no sambódromo em SP neste sábado
 
CCBB SP mergulha na produção Afro-Brasileira com Mostra Inédita 17/12/2023
CCBB SP mergulha na produção Afro-Brasileira com Mostra Inédita
 
CARLOS LYRA - Personalidades lamentam a Morte do Grande Artista 16/12/2023
CARLOS LYRA - Personalidades lamentam a Morte do Grande Artista
 
CARLOS LYRA - Morreu um dos grandes nomes da Bossa Nova 16/12/2023
CARLOS LYRA - Morreu um dos grandes nomes da Bossa Nova
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites