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Investimentos

15 de Novembro de 2020 as 23:11:35



CCR - Resultado 3º Trimestre /2020: FRACO



CCR - Resultado 3º Trimestre/2020
 
Isolamento social penaliza performance dos ativos
 
A CCR apresentou um resultado fraco no 3T20, em nossa opinião. O tráfego de veículos consolidado apresentou queda de 1,6% a/a; excluindo a ViaSul, a queda foi de 5,9% a/a. A geração de caixa medida pelo EBITDA ficou 12,9% inferior ao mesmo período no ano passado, e o lucro líquido atingiu R$ 118 milhões (-65,2% a/a).
 
Desempenho das Ações.
 
Os papéis da CCR vêm sendo penalizados pelos efeitos do isolamento social que tiveram impacto relevante nos ativos de Aeroportos, Mobilidade Urbana e Rodovias. Ao longo de 2020, as ações apresentam queda superior a 33%, já considerando uma recuperação de ~8% no mês de novembro.
 
Ainda pesam sobre a performance da CCRO3 os acordos de leniência realizados com o ministério público que corre em sigilo. No entanto, a CCR substituiu os dirigentes envolvidos nos processos em julgamento, reformulou suas diretorias de negócios e, principalmente, reforçou sua estrutura de governança corporativa após exaustivos trimestres de investigações que resultaram em acordos judiciais e punições pecuniárias.
 
Entendemos que os principais riscos de governança e reputação já foram equalizados via acordos judicias e após a reestruturação organizacional da empresa.
 
Adicionalmente, acreditamos que a perda de receitas dos ativos da CCR tem proteção por meio dos contratos de concessão, e deverão ser reequilibrados ao longo de 2021, com forte potencial de criar valor para as ações da companhia, seja através da extensão dos prazos ou mesmo reajustando as tarifas praticadas.
 
Por fim, a CCR possui um balanço com forte liquidez que permitirá participar das próximas rodadas de leilões dos programas dos Governos Estaduais e Federal em 2021 e 2022.
 
Com isso, mantivemos nossa recomendação de Compra para os papéis CCRO3 com o preço-alvo para o final de 2021 de R$ 20,5.
 
Alavancagem.
 
A dívida líquida consolidada (IFRS) atingiu R$ 13,9 bilhões no 3T20 e a dívida líquida/EBITDA (UDM) foi de 2,7x no 3T20, mesmo nível do 2T20. O cronograma de amortização da dívida em 2021 é de R$ 3,5 bilhões, o que representa 17% do endividamento total da CCR.
 
Destaques operacionais
 
Mobilidade urbana.
 
O segmento de mobilidade Urbana representou 14% da geração de caixa no consolidado da CCR no período pré-Covid. No 3T20, o EBITDA do segmento representou 12% da geração de caixa da CCR. Foram transportados 58,9 milhões de passageiros no 3T20 contra 136,3 milhões no 3T19, queda de 56,8% a/a. 
 
Os ativos ViaQuatro e VLR apresentaram queda de 62,7% a/a, enquanto que no Metro Bahia e ViaMobilidade a redução foi de 52,7% a/a e 50,6% a/a, respectivamente. A receita do segmento foi parcialmente compensada pelo aumento de 11,4% a/a na tarifa média.
 
Barcas apresentou queda de 75,5% a/a no volume de passageiros transportados e a tarifa média ficou 7,3% inferior ao 3T19. A CCR vem travando uma disputa judicial para a devolução do ativo Barcas que poderá envolver a devolução de mais de R$ 500 milhões à CCR.
 
Aeroportos.
 
O segmento mais afetado pela pandemia foi responsável por 5% da geração de caixa da CCR no período pré-Covid. Os aeroportos de Quito e San Jose tiveram redução de 88,9% a/a e 96,9% a/a, enquanto Curacao e BH Airport apresentaram queda de 75,7% a/a e 79,2 % a/a respectivamente.
 
Confira no anexo a íntegra do relatório a respeito, elaborado por RENATO HALLGREN, CNPI, Analista, integrante do BB Investimentos

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: RENATO HALLGREN, CNPI, Analista, integrante do BB Investimentos





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