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Economia e Finanças

11 de Janeiro de 2021 as 12:01:16



BB irá fechar Agências e demitir 5.000 funcionários



BB alega que as medidas irão privilegiar a especialização do atendimento e a ampliação da oferta de soluções digitais.
 
O Banco do Brasil anunciou nesta 2ª feira, 11.01.2021, um plano de reorganização administrativa com fechamento de 361 unidades de atendimento e demissão de 5.000 funcionários. As medidas foram publicadas em comunicado de fato relevante. 
 
De acordo com a estatal, a expectativa é que seja possível economizar R$ 535 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025 com as medidas adotadas. A revisão e o redimensionamento da estrutura organizacional devem ser feitas no 1º semestre deste ano.
 
A intenção, segundo o comunicado, é dar ganhos de eficiência e otimização em 870 pontos de atendimento no país. No saldo, o banco terá 347 agências a menos.
 
O número de agências caiu 19,7% e o de funcionários recuou 8,5% em 5 anos.
 
Das 361 unidades que serão fechadas, 112 são agências. O Banco do Brasil vai converter 243 agências em postos de atendimento. Outros 8 postos vão ser transformados em agências.
 
Há também encerramento de atividades em 242 postos de atendimento e 7 escritórios.
 
Em relação ao programa de demissão, o BB aprovou o PAQ (Programa de Adequação de Quadros) para otimizar a distribuição da força de trabalho e equacionar situações de vagas e excessos. Vai viabilizar também o PDE Programa de Desligamento Extraordinário.
 
O número final de adesões e os impactos financeiros serão divulgados em 5 de fevereiro.
 
Soluções digitais
 
De acordo com o BB, a reorganização da rede de atendimento serve para se adequar ao novo perfil e comportamento dos clientes. Haverá revisão e redimensionamento nas diretorias, áreas de apoio e rede. As medidas servem para privilegiar a especialização do atendimento e ampliação da oferta de soluções digitais.
 
“Com as medidas, o BB expande sua capacidade de assessoramento gerenciado aos clientes, ampliando o relacionamento e os negócios e potencializando a satisfação e a fidelização”,
 
informou o documento.
 
Confira a seguir a íntegra do texto do comunicado BB, Fato Relevante, desta 2ª feira, 11.01.2021.
 
FATO RELEVANTE
 
Em conformidade com o disposto no § 4º do artigo 157, da Lei n. º 6.404/1976, com a Instrução CVM n.º 358/2002, e em linha com os objetivos estratégicos de centralidade no cliente e incremento da eficiência operacional, o Banco do Brasil S.A. (“BB”; “Banco”) informa que foi aprovado um conjunto de medidas relacionadas à revisão e ao redimensionamento de sua estrutura organizacional. 
 
2.         A implementação plena das medidas deverá ocorrer durante o primeiro semestre de 2021 proporcionando ganhos de eficiência e otimização em 870 pontos de atendimento do país, incluindo: 
 
► Desativação de 361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 Postos de Atendimento (PA).
► Conversão de 243 agências em PA e outros 8 PA serão transformados em agências.
► Transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem a oferta de guichês de caixa, com maior vocação para assessoria e relacionamento. 
► Relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios.
► Criação de 28 unidades de negócios, sendo 14 Agências Especializadas Agro e 14 Escritórios Leve Digital (unidades especializadas no atendimento a clientes com maturidade digital), com aproveitamento de espaços existentes, não envolvendo contratação ou locação de novos imóveis.
 
3.         A reorganização da rede de atendimento objetiva a sua adequação ao novo perfil e comportamento dos clientes e compreende, além das medidas de otimização de estrutura descritas acima, outros movimentos de revisão e redimensionamento nas diretorias, áreas de apoio e rede, privilegiando a especialização do atendimento e a ampliação da oferta de soluções digitais. 
 
4.         Além disso, com as medidas, o BB expande sua capacidade de assessoramento gerenciado aos clientes, ampliando o relacionamento e os negócios e potencializando a satisfação e a fidelização.
 
5.         A economia líquida anual estimada com despesas administrativas gerada por estes movimentos é de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025.
 
6.         Foram aprovadas ainda, duas modalidades de desligamento incentivado voluntário aos funcionários: o Programa de Adequação de Quadros (PAQ), a fim de otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas Unidades do banco, e o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos. Os Programas possuem regulamentos específicos que estabelecem as regras para adesão. 
 
7.         A estimativa do BB é que cerca de 5 mil funcionários venham a aderir aos dois programas de desligamento. O número final de adesões, assim como o respectivo impacto financeiro, serão informados ao mercado após o encerramento dos períodos de adesão que ocorrerá até 5 de fevereiro.
 
8.         Fatos adicionais, julgados relevantes, serão prontamente divulgados ao mercado.
 
Brasília (DF), 11 de janeiro de 2021.
 
Carlos José da Costa André
Vice-Presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores
 
FONTE: MSN e PODER 360 e Banco do Brasil S.A.


Fonte: MSN e Poder 360. Chamada de capa e Subtítulos da Redação JF





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