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Internacional

11 de Outubro de 2021 as 02:10:11



EUA - Lei Fiscal de 2017 criou 8.764 PARAISOS FISCAIS dentro dos EUA



Os ricos encontraram outra maneira de pagar menos impostos nos EUA
Por David Wessel
NYTimes, 10.10.2021
 
O Congresso americano votou disposição no projeto de lei fiscal de 2017 que levou à criação de 8.764 paraísos fiscais nos EUA chamados de "Zonas de Oportunidade".
 
Uma renúncia fiscal de ganhos de capital apresentada como uma forma de induzir os ricos a investir em bairros pobres, as "zonas de oportunidade" parecem estar proporcionando mais oportunidade aos ricos reduzirem impostos a pagar do que às pessoas que vivem nas regiões designadas como "zonas de oportunidade".
 
É um estudo de caso sobre como é muito difícil ajustar o código tributário para direcionar recursos aos lugares e às atividades que o Congresso busca favorecer sem criar ventos favoráveis aos mas ricos.
 
As Zonas de Oportunidade foram parcialmente concebidas pelo empresário e filantropo Sean Parker, famoso por seu papel na ascensão do Napster e da fama do Facebook. Ele tinha certeza de que tinha uma maneira de reduzir a pobreza melhor do que os políticos ou burocratas. Então ele financiou um think tank de start-up e contratou um par de insiders afiados de Washington que manobraram habilmente "zonas de oportunidade" para a Lei de Cortes de Impostos e Empregos, para o que contou com grande ajuda do senador Tim Scott, republicano da Carolina do Sul. Tudo isso com pouco conhecimento público de detalhes.
 
E aí está o problema. Arquitetos de zonas de oportunidade acreditavam que as tentativas anteriores de usar o código tributário para empurrar dinheiro para bairros famintos por capital fracassaram porque tinham regras demais e exigiam que os investidores navegassem por labirintos burocráticos extremamente complexos.
 
Assim, sua versão disruptiva da política baseada em lugares tinha poucas regras e pouca supervisão do governo. Uma vez que os governadores designaram zonas de oportunidade a partir de uma lista de setores censitários que a lei tornou elegível, quase qualquer investimento em um imóvel ou negócio em uma zona qualificada. Não é preciso nem afirmar que um investimento ajudará as pessoas que vivem na zona.
 
Parece bom. Muitos ricos avessos a impostos têm dinheiro para investir. Dezenas de comunidades deixadas para trás estão famintas pelo capital. Políticas públicas podem e devem intervir. Mas o Sr. Parker e aliados aparentemente não apreciaram a esperteza e a agressividade de advogados, contadores e gerentes de dinheiro empregados pelos ricos. Eles encontraram inúmeras maneiras de explorar zonas de oportunidade para reduzir as contas fiscais dos clientes sem muita atenção àqueles que realmente vivem nas zonas.
 
Folhetos e sites de empresas contábeis são recheados com manchetes como "Usando o investimento da zona de oportunidade para super cobrar planejamento patrimonial" e "Investindo em Zonas de Oportunidade Qualificada com A Concessão Irrevogável Trusts". Na imprensa comercial, um advogado tributar explica como combinar a isenção fiscal das zonas de oportunidade com uma renúncia fiscal pré-existente para a venda de ações em pequenas empresas. Em um site de zonas de oportunidade populares alguém pergunta:"Como posso combinar a mineração de criptomoedas enquanto aproveito o incentivo fiscal das zonas de oportunidade?" Outro site aconselha a melhor forma de combinar os benefícios das zonas de oportunidade com os Créditos Fiscais Históricos.
 
Em uma conferência de zonas de oportunidade, e houve dezenas, ouvi um desenvolvedor descrever como ele combinou vários outros incentivos fiscais com zonas de oportunidade para financiar um hotel. "Não houve muitos programas fiscais em que você pode colocar todas essas coisas como podemos com isso, então tem sido uma grande coisa para nós", disse ele.
 
Não culpe os jogadores, culpe o jogo.
 
Dados rígidos sobre zonas de oportunidade são limitados — um requisito de relatório foi retirado do projeto por causa das regras obscuras do Senado. Mas um economista da Comissão Mista de Impostos teve acesso às declarações fiscais de 2019. Renda média dos investidores das zonas de oportunidade: US$ 1,1 milhão. Afinal, apenas pessoas semaloudidas e, portanto, não tributadas, podem investir em zonas de oportunidade. Em outras palavras, só os ricos podem jogar.
 
Essas declarações de imposto mostraram que 84% das zonas não têm dinheiro para zonas de oportunidade. Metade do dinheiro foi para o melhor 1% das zonas. Isso não é surpreendente. Com tantas zonas para escolher, grande parte do dinheiro fluiu para aqueles que já estavam subindo ou aqueles que os governadores escolheram tolamente. Cerca de 25% das zonas de oportunidade do estado de Nova York estão em expansão no Brooklyn. O governo da cidade de Austin, Texas, uma das áreas metropolitanas que mais crescem no país, pediu quatro zonas de oportunidade. O governador alocou-o 21.
 
O dinheiro da zona de oportunidade está financiando o renascimento do centro de Erie, Pa., e habitação acessível no sul de Los Angeles, mas muito mais dele vai para projetos como um hotel e condomínio Ritz-Carlton no centro de Portland, Ore., e um Hotel Virgin em Nova Orleans.
 
Instalações de auto-armazenamento, que criam quase nenhum emprego, estão brotando com dinheiro de zonas de oportunidade. Assim como moradias de luxo para estudantes em cidades universitárias, que são elegíveis apenas porque os universitários aparecem como pobres em censos.
 
Então, o que aprendemos com tudo isso? Se vamos usar o código tributário para estimular os ricos a investir em bairros pobres, precisamos de guardrails mais fortes para direcionar dinheiro para destinos pretendidos e supervisão mais agressiva — sim, do Departamento do Tesouro e da Receita Federal — para combater as legiões de localizadores de brechas bem pagos.
 
Grandes correções exigem que o Congresso retire a designação de zonas de oportunidade dos setores que não são realmente de baixa renda, restringindo os investimentos elegíveis para a renúncia fiscal, impondo a exigência de relatórios de resultados sobre fundos de "zonas de oportunidade".
 
Mas o Tesouro também poderia exigir e publicar mais dados sobre para onde o dinheiro das zonas de oportunidade está indo e reescrever as regras da era Trump para que mais desse dinheiro seja usado para seu verdadeiro propósito.
 
Durante sua campanha, o presidente Biden prometeu "reformar zonas de oportunidade para cumprir sua promessa", mas até agora o governo não propôs nada ou usou seu poder regulatório. E seu aumento de impostos proposto sobre ganhos de capital e outros aumentos de impostos só tornariam as zonas de oportunidade ainda mais atraentes para os ricos avessos a impostos.
 
Wessel é diretor do Hutchins Center on Fiscal and Monetary Policy e membro sênior em estudos econômicos na Brookings Institution.
 
Confira no NYT a íntegra do artigo em inglês


Fonte: NYTimes. Tradução e copidescagem da Redação JF





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