Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

19 de Dezembro de 2021 as 20:12:05



CHILE - Esquerda derrotou a Extrema Direita nas Eleições Presidenciais neste domingo


Gabriel BORIC, o candidato vencedor
Gabriel Boric venceu José Antonio Kast, de extrema-direita
 
Com 98% dos votos contados, o líder de esquerda teve 55,85% dos votos, contra 44,15% do rival de direita. Kast reconheceu a derrota.
 
O escrutínio progrediu rapidamente e a diferença foi, em última análise, maior do que o previsto. Minutos depois das 19h, quando a contagem avançava com 68% dos votos, uma diferença de 10 pontos percentuais a favor de Gabriel Boric não deixou dúvidas: o jovem líder esquerdista será o próximo presidente do Chile.
 
Seu rival de direita, José Antonio Kast, imediatamente saiu para reconhecê-lo.
 
Após um dia crucial de eleição, no qual era esperado uma contagem de votos por voto, os dois candidatos para este segundo turno estavam esperando de Santiago pelos resultados, Boric em um hotel no centro da capital e Kast em seu comando da área de Las Condes, cada um com sua equipe e com grandes expectativas.
 
Às 20h, duas horas após o fechamento das urnas, com 98% dos votos contados, Boric obteve 55,85% dos votos, contra 44,15% de Kast.
 
Pouco antes, quando o sol ainda iluminando Santiago do Chile, os seguidores de Boric, líder da aliança Apruebo Dignidad -- que une sua Frente Amplio e o Partido Comunista --, saíram às ruas para comemorar.
 
Buzinas ecoavam e manifestantes com suas bandeiras chegavam ao centro da cidade, especialmente na Plaza Italia, onde, em 2019 fora o epicentro da revolta social na demanda por melhorias sociais e o fim das desigualdades.
 
Prestes a completar 36 anos, Gabriel Boric será o presidente mais jovem da história do Chile ao assumir o cargo em 11.03.2022, substituindo Sebastián Piñera, que terminará seu mandato de quatro anos.
 
Sebastián Piñera
 
Antes das 20h.m., o presidente Piñera entrou em contato com Boric via Zoom, em uma conversa que foi ao ar ao vivo na TV. Uma tradição no Chile que costumava ser feita antes por telefone fixo, mas que em sua essência não mudou: o presidente em saída cumprimenta seu sucessor, seja ou não do mesmo sinal político.
 
Com cordialidade, o atual presidente de centro-direita parabenizou seu sucessor e o convidou para uma reunião de trabalho na 2ª feira. O presidente eleito disse:
 
"Serei o presidente do Chile de todos os chilenos, não governarei sozinho entre quatro muros".
 
Foi um apelo implícito ao diálogo para todos os setores políticos, após uma campanha agressiva que mostrou uma profunda divisão na sociedade chilena.
 
Kast admitiu derrota
 
Logo depois, Kast saiu para falar na frente de seus seguidores. Ele admitiu publicamente sua derrota, agradeceu a todos os seus colaboradores e afirmou que seu espaço político continuará a fazer "uma grande contribuição" do Legislativo.
 
É que em março ele também assumirá o novo Parlamento, que foi formado no primeiro turno eleitoral, em 21 de novembro.
 
O futuro presidente não terá maioria própria em nenhuma das câmaras do Congresso. Esta é a primeira vez em 30 anos de democracia que nenhuma das duas alianças, uma de centro-direita e uma de centro-esquerda, que se alternaram no poder após a queda do regime de Augusto Pinochet,  governará.
 
O Senado de 50 assentos foi dividido entre as tradicionais forças de centro-esquerda e centro-direita em praticamente iguais.
 
A Câmara dos Deputados também será dividida quase igualmente entre a centro-direita e a social-democracia, além de alguns blocos minoritários à direita, esquerda ou independente.
 
Assim, o futuro presidente terá que negociar com outras forças políticas para poder realizar grandes reformas que precisam do aval do Congresso.
 
Final para um duelo cara a cara
 
Os dois candidatos votaram exatamente ao mesmo tempo, minutos depois das 9h30.m. Kast, em uma escola na cidade rural de Paine, onde ele mora, nos arredores de Santiago. Boric em sua cidade natal, Punta Arenas, no extremo sul do país. Ele estava programado para voar para a capital à tarde para aguardar os resultados.
 
"Esta será uma eleição apertada e o que propusemos é que, diante de uma eleição apertada, temos que esperar pelos resultados",
 
disse Kast após deixar sua cédula nas urnas.
 
Frente Ampla
 
Do sul, Boric, um líder estudantil que agora lidera uma aliança que inclui a Frente Ampla e o Partido Comunista, e que no primeiro turno estava apenas alguns passos atrás de Kast,com 25,8% dos votos, disse por sua vez que reconhecerá o resultado seja lá o que for.
 
Após ter votado, em diálogo com a mídia local, o deputado que irá se tornar o presidente mais jovem da história do país, insistiu em seu apelo ao voto – "neste país não é obrigatório, e no primeiro turno votaram apenas 47% dos eleitores" – e reiterou seu slogan de campanha,"pode esperar vencer o medo".
 
CONFIRA em El Clarin a íntegra da matéria, em espanhol. CLIQUE AQUI.


Fonte: EL CLARIN..Carolina Brunstein. Tradução, copidescagem e chamada de capa da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
MAGAWA - Morreu no Camboja rata campeã na detecção de minas e explosivos em solo de guerra 12/01/2022
MAGAWA - Morreu no Camboja rata campeã na detecção de minas e explosivos em solo de guerra
 
PARLAMENTO EUROPEU - Roberta Metsola é eleita presidente 18/01/2022
PARLAMENTO EUROPEU - Roberta Metsola é eleita presidente
 
RÚSSIA transfere tropas para a Bielorrússia para exercícios conjuntos 17/01/2022
RÚSSIA transfere tropas para a Bielorrússia para exercícios conjuntos
 
ISRAEL - BIBI poderá fechar Acordo Judicial que encerraria sua Carreira Política 17/01/2022
ISRAEL - BIBI poderá fechar Acordo Judicial que encerraria sua Carreira Política
 
CASO DJOKOVIC - Tribunal indefere recurso e tenista será deportado 16/01/2022
CASO DJOKOVIC - Tribunal indefere recurso e tenista será deportado
 
CONGRESSO dos EUA prepara Severas Sanções contra a RÚSSIA 16/01/2022
CONGRESSO dos EUA prepara Severas Sanções contra a RÚSSIA
 
RÚSSIA não descarta presença militar na Venezuela e Cuba 14/01/2022
RÚSSIA não descarta presença militar na Venezuela e Cuba
 
COREIA DO NORTE lança Novo Míssil Balístico 12/01/2022
COREIA DO NORTE lança Novo Míssil Balístico
 
CRISE CAZAQUE também pode ocorrer no UZBEQUISTÃO 11/01/2022
CRISE CAZAQUE também pode ocorrer no UZBEQUISTÃO
 
TONY BLINKEN: 10/01/2022
TONY BLINKEN: "A Rússia quer restaurar a União Soviética"
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites