Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

15 de Janeiro de 2022 as 00:05:29



BIPIN RAWAT - Inquérito Judicial investiga Morte Suspeita do Comandante das Forças Armadas da Índia


Bipin Rawat, chefe do estado maior da Índia, possivelmente assassinado
 
Inquérito judicial descarta sabotagem, falha mecânica e negligência e cita 'desorientação espacial do piloto', como causa da queda do helicóptero que matou o principal comandante militar e Chefe do Estado Maior de Defesa da ìndia.
 
em 15.01.2022
 
Um mês após a queda de um helicóptero  ter levado à morte do chefe do Estado-Maior de Defesa da Índia, general Bipin Rawat, sua esposa e outros 12 militares em Tamil Nadu, um estado no sul da Índia, em 08.12.2021, o tribunal de inquérito responsável pela análise do acidente mencionou “desorientação espacial do piloto” como causa do acidente.
 
O Tribunal de Inquérito descartou falha mecânica, sabotagem ou negligência como causa do acidente do helicóptero. Força Aérea Indiana declarou, por meio de nota, que o acidente resultou da "entrada de nuvens devida a mudança inesperada nas condições climáticas" do local da queda.
 
Rawat, junto com sua esposa Madhulika e 12 outros oficiais de defesa estavam a caminho do Defense Services Staff College em Wellington em 08.12.2021, quando o helicóptero Mi-17V5 das Forças Armadas da Índia caiu em Coonoor, nas colinas de Nilgiris, apenas 7 minutos antes de pousar em seu destino em Tamil Nadu.
 
Indícios de Atentado
 
A morte de Bipin Rawat aconteceu no contexto de fortes ameaças de retaliação dos EUA contra a Índia. Rawat, chefe do Estado Maior de Defesa indiano estava sendo o grande responsável pela modernização das forças armadas de seu país.
 
Sua morte ocorreu no dia seguinte à visita de Putin a Índia e do anúncio de um acordo indu-russo, para compra:
 
(a) de 5 unidades do sistema S-400 russo de defesa aérea,  
(b) de 670 mil fuzis AK-203 e  
(c) de 2 milhões de toneladas de petróleo russo, ainda em 2022, além
(d) do licenciamento para produção, na Índia, do caça russo de 5ª geração, SU-57.
 
O acordo militar Índia-Rússia estabelece que o pagamento de tudo isso deverá ser realizado com moeda da Índia, o Hindi, e não em dólar americano.
 
Os interesses norte-americanos foram intensamente contrariados por esse acordo Rússia-Índia. O governo dos EUA tem se antagonizado à compra dos sistemas  de defesa russos S-300, S-400 e S-500, além de outros equipamentos militares, por países parceiros dos EUA e pelos paises ocidentais.
 
Recentemente os EUA debateram-se contra a compra desses sistemas pela Turquia, ao ponto de cancelar a venda de seus caças F-35 a esse país, mesmo tendo o governo turco participado contratualmente no projeto do caça americano.
 
Contudo, o que nesse contrato particularmente compromete os EUA é a utilização de moedas nacional hindu para o pagamento da compra pela Índia.
 
É conhecida a posição norte-americana de defesa e de garantia da hegemonia do dólar nas trocas internacionais. A busca de netralização e até destruição dos BRICS já é uma realidade e, possivelmente, um dos motivos da perseguição do governo norte-americano contra o presidente Lula, o autor da idéia de que os países do BRICS deveriam operar negocios entre si com suas moedas nacionais. 
 
Mas, no passado já se pôde ser observada intensa movimentação dos EUA na proteção do dólar como moeda conversível internacional. É celebre o caso do Iraque. Uma das causas da invasão norte-americana do Iraque, em 20.03.2003, foi a regra estabelecida poe Sadam Hussen, poucos meses antes, de que não mais seriam aceitos dólares para o pagamento pelas vendas do petróleo iraqueano aos países da Europa e dos demais clientes. O exemplo não poderia ser seguido pelos demais países do Oriente Médio; e o Iraque foi destruído e Sadam Hussem foi deposto e morto.
 
A despeito da discreção com que as autoridades da Índia têm tratado o tema, acidentes dessa natureza e com essa configuração já foram reconhecidos no passado como de padrão operacional dos serviços de inteligência norte-americanos, notadamente da CIA Central de Inteligência Americana, para o abate de autoridades pouco favoráveis às políticas de dominação de Washington.
 
Mas, ainda que sejam fortes os indícios de autoria norte-americana, hostilidades e  até uma declaração de guerra pela Índia contra os EUA, duas potências nucleares, seria decorrência tradicional, caso as autoridades hindus adotassem postura acusatória.
 
Contudo, isso não aconteceu -- as autoridades da índia foram extremamente discretas --, mesmo porque, primeiro, a obtenção de provas seria muito difícil; e, segundo, seria humilhante para o governo da Índia, frente ao seu público interno, o reconhecimento de que uma autoridade militar importante teria sido assassinada por incapacidade governamental de proteger suas autoridades.
 
Assim, o mais simples poderia ser, para a Índia, uma ação retaliatória, também camuflada, dos serviços de inteligência indú contra os EUA, caso a responsabilidade norte-americana pelo acidente seja minimamebte comprovada.
 
Confira, a seguir, a íntegra da nota divulgada pela Força Aérea a respeito da queda do helicóptero e da morte do Chefe do Estado Maior da Defesa da Índia, de sua esposa, e de outros militares indús.
 
A íntegra da declaração da Força Aérea Indiana
 
"O Tribunal de Inquérito sobre o acidente do Mi-17 V5,  em 08.12.2021, apresentou suas conclusões preliminares. A equipe de investigação analisou o gravador de dados do vôo e o gravador de voz da cabine do piloto, além de interrogar todas as testemunhas disponíveis para determinar a causa mais provável do acidente.
 
"O Tribunal de Inquérito descartou falha mecânica, sabotagem ou negligência como causa do acidente.
 
"O acidente teria sido resultado da entrada em nuvens devida à mudança inesperada das condições climáticas no Vale. Isso levou à desorientação espacial do piloto."
 
 
CONFIRA, também, a matéria a seguir:
 
> ÍNDIA - Principal Comandante Militar morre em Acidente Suspeito.
   Clique AQUI


Fonte: da Redação JF com algumas informações das agencias de notícias





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - 24/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - "Isso não é ISIS. São ucranianos", afirmou Segodnia
 
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos 23/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos
 
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul 19/03/2024
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul
 
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030 17/03/2024
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030
 
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos 11/03/2024
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos
 
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15 10/03/2024
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15
 
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje 10/03/2024
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje
 
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol 07/03/2024
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites