Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

21 de Junho de 2022 as 20:06:38



FÓRUM ECONÔMICO DE SÃO PETERSBURGO - Cenário para Guerra dos Corredores Econômicos - Por Pepe Escobar


Xi Jinping e Vladimir Putin
 
São Petersburgo prepara o cenário para a Guerra dos Corredores Econômicos
 
Em São Petersburgo, as novas potências do mundo se reúnem para derrubar a “ordem baseada em regras” inventada pelos EUA e reconectar o mundo à sua maneira
 
Por Pepe Escobar
18.06.2022
 
O Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo  foi configurado há anos como absolutamente essencial para entender a dinâmica em evolução e as provações e tribulações da integração da Eurásia.
 
São Petersburgo em 2022 é ainda mais crucial, pois se conecta diretamente a três desenvolvimentos simultâneos que eu havia descrito anteriormente , em nenhuma ordem específica:
 
Primeiro, a chegada do “Novo G8” – quatro países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China), mais Irã, Indonésia, Turquia e México, cujo PIB por paridade de poder de compra (PPC) já supera o antigo, dominado pelo Ocidente. G8.
 
Em segundo lugar, a estratégia chinesa dos “Três Anéis” de desenvolver relações geoeconômicas com seus vizinhos e parceiros.
 
Terceiro, o desenvolvimento do BRICS+, ou BRICS estendido, incluindo alguns membros do “novo G8”, a ser discutido na próxima cúpula na China.
 
Discurso de Putin
 
Dificilmente houve dúvidas de que o presidente Putin seria a estrela de São Petersburgo 2022, fazendo um discurso afiado e detalhado na sessão plenária.
 
Entre os destaques, Putin esmagou as ilusões dos chamados 'bilhão de ouro' que vivem no oeste industrializado (apenas 12% da população global) e as “políticas macroeconômicas irresponsáveis dos países do G7”.
 
O presidente russo observou como “as perdas da UE devido a sanções contra a Rússia” podem ultrapassar US$ 400 bilhões por ano, e que os altos preços da energia na Europa – algo que realmente começou “no terceiro trimestre do ano passado” – são devidos a “acreditar cegamente em fontes de energia renovável”.
 
Ele também rejeitou devidamente a propaganda ocidental de 'aumento de preço de Putin', afirmando que a crise alimentar e energética está ligada a políticas econômicas ocidentais equivocadas, ou seja, “grãos e fertilizantes russos estão sendo sancionados” em detrimento do Ocidente.
 
Em poucas palavras: o Ocidente julgou mal a soberania da Rússia ao sancioná-la e agora está pagando um preço muito alto.
 
Discurso de Xi Jinping
 
O presidente chinês Xi Jinping, dirigindo-se ao fórum por vídeo, enviou uma mensagem a todo o Sul Global. Ele evocou o “verdadeiro multilateralismo”, insistindo que os mercados emergentes devem ter “uma palavra a dizer na gestão econômica global” e pediu “melhor diálogo Norte-Sul e Sul-Sul”.
 
Discurso do presidente do Cazaquistão
 
Coube ao presidente cazaque Tokayev, o governante de um país profundamente parceiro estratégico da Rússia e da China, entregar a piada pessoalmente: a integração da Eurásia deve progredir de mãos dadas com a Iniciativa do Cinturão e Rota da China (BRI). Aqui está, círculo completo.
 
Construindo uma estratégia de longo prazo “em semanas”
 
São Petersburgo ofereceu várias discussões interessantes sobre temas-chave e subtemas da integração da Eurásia, como negócios no âmbito da Organização de Cooperação de Xangai (SCO); aspectos da parceria estratégica Rússia-China; o que está por vir para os BRICS; e perspectivas para o setor financeiro russo.
 
Uma das discussões mais importantes concentrou-se na crescente interação entre a União Econômica da Eurásia (EAEU) e a ASEAN, um exemplo chave do que os chineses definiriam como 'cooperação Sul-Sul'.
 
E isso conectado ao caminho ainda longo e sinuoso que leva a uma integração mais profunda da própria EAEU.
 
Isso implica passos para um desenvolvimento econômico mais autossuficiente para os membros; estabelecer as prioridades para substituição de importações; aproveitamento de todo o potencial de transporte e logística; desenvolvimento de corporações trans-eurasianas; e imprimindo a 'marca' da EAEU em um novo sistema de relações econômicas globais.
 
O vice-primeiro-ministro russo Alexey Overchuk foi particularmente perspicaz nos assuntos urgentes em questão: implementação de uma união econômica e alfandegária de livre comércio – além de um sistema de pagamento unificado – com pagamentos diretos simplificados usando o cartão de pagamento Mir para alcançar novos mercados no Sudeste Asiático, África e o Golfo Pérsico.
 
Em uma nova era definida pelos círculos empresariais russos como “o jogo sem regras” – desmascarando a “ordem internacional baseada em regras” cunhada pelos EUA – outra discussão relevante, com o principal conselheiro de Putin, Maxim Oreshkin, focada em quais deveriam ser as prioridades para grandes empresas e o setor financeiro em relação à política econômica e externa do estado.
 
O consenso é que as 'regras' atuais foram escritas pelo ocidente. A Rússia só poderia se conectar a mecanismos existentes, sustentados por leis e instituições internacionais. Mas, então, o Ocidente tentou “nos espremer” e até “cancelar a Rússia”. Então é hora de “implantar um sistema de regras sem regras”. Esse é um tema-chave subjacente ao conceito de 'soberania' desenvolvido por Putin em seu discurso em plenário.
 
Em outra importante discussão presidida pelo CEO do Sberbank Herman Gref, sancionado pelo ocidente, houve muita preocupação sobre o fato de que o “salto evolutivo russo em direção a 2030” deveria ter acontecido mais cedo. Agora, uma “estratégia de longo prazo deve ser construída em semanas”, com as cadeias de suprimentos quebrando em todo o espectro.
 
Uma pergunta foi feita ao público – o crème de la crème da comunidade empresarial russa: o que você recomendaria, aumentar o comércio com o leste ou redirecionar a estrutura da economia russa? Um gritante 72% votou em favor do último.
 
Então, agora chegamos ao ponto crucial, pois todos esses temas interagem quando analisamos o que aconteceu apenas alguns dias antes de São Petersburgo.
 
O corredor Rússia-Irã-Índia
 
Um nó-chave do Corredor Internacional de Transporte Norte-Sul (INTSC) está agora em jogo, ligando o noroeste da Rússia ao Golfo Pérsico através do Mar Cáspio e do Irã. O tempo de transporte entre São Petersburgo e os portos indianos é de 25 dias.
 
Este corredor logístico com transporte multimodal tem um enorme significado geopolítico para dois membros do BRICs e um potencial membro do “novo G8” porque abre uma rota alternativa fundamental para a rota de carga usual da Ásia para a Europa através do canal de Suez.
 
Corredor Internacional de Transporte Norte Sul (INSTC)
 
O corredor INSTC é um projeto clássico de integração Sul-Sul: uma rede multimodal de 7.200 km de rotas marítimas, ferroviárias e rodoviárias interligando Índia, Afeganistão, Ásia Central, Irã, Azerbaijão e Rússia até a Finlândia no Mar Báltico.
 
Tecnicamente, imagine um conjunto de contêineres indo por terra de São Petersburgo a Astrakhan. Em seguida, a carga navega pelo Cáspio até o porto iraniano de Bandar Anzeli. Em seguida, é transportado por via terrestre para o porto de Bandar Abbas. E depois no exterior para Nava Sheva, o maior porto marítimo da Índia. O principal operador é a Islamic Republic of Iran Shipping Lines (o grupo IRISL), que tem filiais na Rússia e na Índia.
 
E isso nos leva ao que as guerras a partir de agora serão travadas: corredores de transporte – e não conquista territorial.
 
O BRI acelerado de Pequim é visto como uma ameaça existencial à 'ordem internacional baseada em regras'. Desenvolve-se ao longo de seis corredores terrestres na Eurásia, além da Rota da Seda Marítima do Mar da China Meridional e do Oceano Índico, até a Europa.
 
Um dos principais alvos da guerra por procuração da OTAN na Ucrânia é interromper os corredores da BRI em toda a Rússia. O Império fará de tudo para interromper não apenas os nós do BRI, mas também do INSTC. O Afeganistão sob ocupação dos EUA foi impedido de se tornar um nó para o BRI ou INSTC.
 
Com acesso total ao Mar de Azov – agora um “lago russo” – e sem dúvida toda a costa do Mar Negro mais adiante, Moscou aumentará enormemente suas perspectivas de comércio marítimo (Putin: “O Mar Negro era historicamente território russo”) .
 
Nas últimas duas décadas, os corredores de energia foram fortemente politizados e estão no centro de implacáveis  competições globais de gasodutos – de BTC e South Stream a Nord Stream 1 e 2, e as intermináveis novelas dos gasodutos Turcomenistão-Afeganistão-Paquistão e os gasodutos da Índia (TAPI) e Irã-Paquistão-Índia (IPI).
 
Depois, há a Rota do Mar do Norte ao longo da costa russa até o Mar de Barents. China e Índia estão muito focadas na Rota do Mar do Norte, não por acaso também discutida em detalhes em São Petersburgo.
 
Não poderia ser mais discrepante o contraste entre os debates de São Petersburgo, sobre uma possível religação do nosso mundo, e os Três Patetas tomando um trem para lugar nenhum para dizer a um comediante ucraniano medíocre para se acalmar e negociar sua rendição (conforme confirmado pela inteligência alemã).
 
Quase imperceptivelmente – assim como reincorporou a Crimeia e entrou no teatro sírio – a Rússia como uma superpotência militar-energética agora mostra que é potencialmente capaz de conduzir de volta à Idade da Pedra grande parte do Ocidente industrializado. As elites ocidentais são simplesmente impotentes. Se ao menos pudessem percorrer o corredor no trem de alta velocidade eurasiano, poderiam aprender alguma coisa.
 
Sugerimos aos leitores do JF, com ênfase, CONFERIREM em THECRADLE.COM a íntegra dessa fantástica matéria de PEPE ESCOBAR. Clique AQUI.


Fonte: Pepe Escobar, em THECRADLE.COM Imagem de Arquivo





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IRÃ obtém 15/04/2024
IRÃ obtém "Mapa Completo" das Capacidades de Defesa Israelenses
 
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio 14/04/2024
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio
 
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL 13/04/2024
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL
 
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil 09/04/2024
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil
 
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar 09/04/2024
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar
 
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito 07/04/2024
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito
 
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA 30/03/2024
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA
 
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites