Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

17 de Agosto de 2022 as 19:08:34



A DERROTA - EUA fugiram do Afeganistão há exato 01 Ano


Avião de transporte Lockheed C-5 Galaxy, dos EUA cercado de afegãos em busca de resgate para fugir dos talibãs.
 
Um ano atrás, os EUA sofreram sua mais dramática derrota militar do século 21, até este momento; mas as consequências reais ainda estão por vir.
 
Anatoliy Brusnikin 
para a RT
 
Os americanos estavam se preparando para retirar suas tropas do Afeganistão por meses, mas a operação ainda acabou sendo um desastre. Imagens de jovens afegãos agarrados a aviões de carga Lockheed C-5 Galaxy no aeroporto de Cabul viralizaram em todo o mundo.
 
Embora pareça que essas imagens desapareceram do discurso tradicional, as consequências desses eventos ainda estão por vir. A RT perguntou a especialistas quanto a primeira e mais importante decisão de política externa do presidente Joe Biden custou à sua administração.
 
Fugindo da câmera
 
A Guerra Fria está cheia de símbolos. Uma das mais impressionantes deles é a filmagem de militares americanos empurrando helicópteros para fora do convés de pouso do destroier USS Kirk no Golfo do Mekong em 1975. Os helicópteros tinham sido operados por pilotos na missão militar dos EUA no Vietnã do Sul, que estavam removendo funcionários diplomáticos e familiares da Saigon sitiada pelos vietcongues. Eles não planejavam mais voltar para a capital em chamas, então as aeronaves caras foram afundadas no Mar do Sul da China.
 
Da mesma forma que o afundamento dos helicópteros do convés do Kirk, tornaram-se caso impressionante as imagens apresentadas em todas as redes sociais da população afegã buscando acesso aos vôos de fuga dos soldados do Talibã. que rapidamente estavam assumindo controle de Cabul. A situação foi agravada por um ataque terrorista no agora quase esquecido estilo dos aughts.
 
Em 26 de agosto, uma explosão foi ouvida em um prédio terminal do aeroporto cheio de refugiados. Aproximadamente 170 civis e 13 militares americanos foram mortos. Ao mesmo tempo, o mundo foi innundado por vídeos de grupos de homens sinistros em turbantes sentados em mesas nos escritórios do governo do palácio presidencial. Rifles de assalto Kalashnikov de todo o mundo, bem como M4s americanos e SGs suíços, também podiam ser vistos na moldura.
 
George W. Bush, que começou a Guerra do Afeganistão, prometeu acabar rapidamente com o conflito pouco compreensível lançado como resposta aos ataques terroristas de 11 de setembro. Mas isso não deu certo para ele, nem para seus sucessores Barack Obama ou Donald Trump. Ficou claro tanto para os militares quanto para os políticos que provavelmente era impossível fazê-lo sem sofrer perdas críticas.
 
Trump chegou mais perto de retirar as tropas ao concluir um acordo com o Talibã que foi criticado nos EUA, mas sua derrota na eleição presidencial o impediu de terminar o cargo. Como resultado, a responsabilidade pelo êxodo dos americanos do Afeganistão recaiu sobre Joseph Biden, que já havia estudado o problema como vice-presidente sob Obama e vinculou firmemente seu destino a esta operação durante a corrida eleitoral.
 
Referindo-se a um relatório do Instituto Watson, um artigo do Washington Post sobre a retirada das tropas observou que 71.000 civis afegãos e paquistaneses morreram na guerra ao longo de 20 anos. O ataque de drones que se seguiu ao ataque terrorista no aeroporto tirou a vida de dez civis, mas foi um dos últimos, se a recente (1 de agosto de 2022) eliminação do líder da Al-Qaeda Ayman al-Zawahiri, que foi reconhecido como terrorista, não for contado.
 
Os acordos com o Talibã e a caótica evacuação de Cabul foram os primeiros passos significativos da política externa da nova administração democrata depois que Trump deixou a Casa Branca. E, provavelmente, eles se tornaram uma bomba-relógio para as perspectivas eleitorais do atual gabinete e do primeiro escalão do Partido Democrata em geral. Pelo menos, especialistas entrevistados pela RT mantêm essa visão.
 
"Este foi um importante ponto de virada na história americana, as consequências das quais levarão várias décadas para serem vistas. Em um sentido mais estreito, a retirada das tropas do Afeganistão acabou por ser o ponto definidor de toda a política do governo Biden. Foi um momento divisor de águas",
 
disse Vladimir Vasiliev, pesquisador-chefe do Instituto de Estudos dos EUA e do Canadá da Academia Russa de Ciências em Moscou, em uma conversa com a RT.
 
"Em primeiro lugar, causou uma divisão na sociedade americana e na elite política americana. Houve polarização na avaliação desse evento por parte de ambos os partidos e seus líderes. Em palavras, e talvez em atos, os democratas apoiaram esta iniciativa. Biden assumiu total responsabilidade, acreditando que tinha acabado com esta guerra de 20 anos, que custou aos americanos um trilhão de dólares",
 
acrescentou o especialista.
 
Segundo Vasiliev, representantes do Partido Republicano ainda consideram a evacuação do Afeganistão comparável à saída do Vietnã do Sul e do Sudeste Asiático em meados dos anos 70. Em sua narrativa pré-eleitoral, isso ainda pode ser usado como justificativa para exigir a renúncia antecipada voluntária do presidente em exercício, ou mesmo seu impeachment, se uma situação política favorável se desenvolver.
 
Nado de gabinete
 
De acordo com a Reuters, o índice de aprovação atual de Biden mal chega a 40%, enquanto 55% dos americanos estão insatisfeitos com suas ações. A desastrosa retirada do Afeganistão pode ser o ponto de partida para a queda dos Democratas. A pandemia em curso, as tensões na Ásia e uma iminente recessão econômica também estão contribuindo para a queda da popularidade do presidente. A recente turnê asiática de Nancy Pelosi pode ter sido apenas uma tentativa de corrigir a situação para o partido.
 
"Antes da retirada das tropas, a maioria dos americanos apoiava Biden, talvez cegamente, talvez devido à inércia – o Afeganistão mudou tudo",
 
disse Vasiliev.
 
"Desde então, seu grau de apoio público caiu acentuadamente e agora está em um nível criticamente baixo. E hoje, podemos até dizer que essa tendência é irreversível."
 
Armas abandonados ao Talibã
 
De acordo com os dados disponíveis, incluindo uma análise feita por auditores da organização pública Open the Books, os militares dos EUA abandonaram armas para as forças talibãs em rápido avanço: cerca de 650.000 armas. Isso inclui 350.000 modernos rifles de assalto M4 e M16s obsoletos, 65.000 metralhadoras, 25.000 submetralhadoras e 2.500 lançadores de morteiros. De acordo com as estimativas da organização, os americanos deixaram até 22.000 Humvees e 110 helicópteros de combate UH-60 Black Hawk.
 
Mesmo que esses números sejam um exagero (como parece ser o caso), é lógico supor que retirar todas as tropas restantes dos EUA em apenas uma semana depois de alimentar toda a região com armas por 20 anos resultaria precisamente neste resultado.
 
O General do Exército Austin Miller, um soldado das forças especiais que estava no comando das tropas no Afeganistão, transferiu comprovadamente seu comando antes do início da retirada da tropa e agora trabalha como conselheiro em uma empresa privada.
 
"Não podemos chamar o que aconteceu de 'operação de retirada', exceto se com uma porção de sal na boca. Na verdade, foi uma fuga genuína, com aliados jogados sob o ônibus. Os afegãos que trabalhavam para os americanos, montanhas de armas no valor de bilhões de dólares, helicópteros e veículos foram todos abandonados – é difícil chamar isso de "operação de retirada",
 
disse Yuri Rogulev, diretor da Fundação para o Estudo dos EUA da Universidade estatal de Moscou.
 
"Este voo marcou um ponto de virada para o governo Biden, após o qual seu índice de aprovação despencou e nunca se recuperou. Depois disso, não importa o que a Casa Branca assumiu, acabou do mesmo jeito – em fracasso. E, nesse sentido, é um ato simbólico que estabelece todas as contradições nas relações da América com muitos países e revela sua atitude em relação aos antigos aliados."
 
Segundo Vasiliev, o fracasso no Afeganistão pôs fim às ambições políticas internas do governo. Um ano depois, o gabinete não conseguiu implementar nenhuma das principais iniciativas políticas em sua agenda doméstica. Dadas as circunstâncias, o governo Biden justificou a retirada dizendo:
 
"Estamos deixando o Afeganistão para concentrar nossas ações no combate à Rússia e à China".
 
Apesar de todo o seu "aventurismo e absurdo", essa linha começou a ser implementada e provocou o lado russo a tomar medidas contundentes.
 
"Isso mostra que os Estados Unidos podem fazer isso com qualquer um dos protegidos, aliados ou clientes que eles apoiaram",
 
disse Rogulev, apontando para uma tradição centenária da política externa dos EUA.
 
"Eles abandonaram completamente o Afeganistão. Eles não fornecem nenhum apoio financeiro ou mesmo ajuda humanitária. Este também é um exemplo para o Paquistão ter em mente."
 
Segundo Vasiliev, o aumento das tensões em torno das relações Taiwan e EUA-China são uma consequência direta da détente militar no Afeganistão.
 
Vingança republicana?
 
À luz do fim mal sucedido da guerra no Afeganistão, Vasiliev questiona as perspectivas do Partido Democrata para manter o controle em ambas as câmaras do Congresso na próxima eleição. "O mandato de 2020 foi esgotado", disse Vasiliev.
 
"Os índices de aprovação são efêmeros. Eles podem subir. Mas desde então, não vimos um aumento. Sem flutuações. Então, dizer que ninguém notou que o revés no Afeganistão seria um erro. Acho que as imagens do avião que parte e as pessoas caindo dele ainda estão gravadas na memória de todos",
 
observou Rogulev.
 
Comparando isso com o voo vietnamita de 1975, Rogulev faz uma distinção. Naquela época, as tropas americanas tinham sido verdadeiramente derrotadas. Não houve derrota aqui – o que aconteceu foi uma demonstração de falta de qualquer estratégia comum ou posição clara. O fato de as tropas terem sido retiradas não era o problema.
 
"Mas como foi realizado e as consequências que isso levou, tanto para o Afeganistão quanto para o resto do mundo – é disso que precisamos falar."
 
Rogulev acredita que a retirada das tropas enfraqueceu a posição americana no Oriente Médio.
 
"A imagem geral dos EUA como um país que pode trazer algo positivo desapareceu na região."
 
De acordo com Vasiliev, uma investigação sobre o assunto ainda está por vir, após a qual haverá uma grande agitação no Departamento de Estado dos EUA. "Este é um problema que foi meio que adiado", disse ele. "Até agora, ninguém foi responsabilizado."
 
"Os republicanos tentaram iniciar isso através do Congresso, mas apenas uma comissão bipartidária especial pode identificar os responsáveis e dar uma avaliação real. E a partir de hoje, não houve nenhum. É como o colapso da União Soviética – há o fato de que aconteceu, mas todos têm que descobrir por que por si mesmos."
 
Anatoliy Brusnikin é um experiente repórter russo
e observador com experiência significativa na política
doméstica e internacional e assuntos industriais militares.


Fonte: RT.COM por Anatoliy Brusnikin. Tradução e Copidesagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IRÃ obtém 15/04/2024
IRÃ obtém "Mapa Completo" das Capacidades de Defesa Israelenses
 
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio 14/04/2024
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio
 
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL 13/04/2024
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL
 
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil 09/04/2024
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil
 
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar 09/04/2024
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar
 
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito 07/04/2024
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito
 
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA 30/03/2024
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA
 
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites