Militares norte-americanos e militares chineses estariam na iminência de um confronto?
Foreign Policy, a prestigiosa revista norte-americana de geo-política e política Internacional, alertou para o fato de os EUA estarem cada vez mais perto de iniciar uma guerra em que provavelmente perderão e que poderá ser devastadora.
De acordo com a publicação, os EUA já enfrentam sérios desafios em duas das três regiões estrategicamente mais importantes do mundo.
A mídia alerta que este cenário pode levar a uma guerra mundial em três frentes, devido a possíveis conflitos com a China e a Rússia.
A revista ressalta que caso os EUA e seus aliados mobilizem-se para enfrentar os dois gigantes, certamente enfrentariam desafios significativos.
A publicação reconhece que é limitada a capacidade militar dos EUA para lidar com múltiplos adversários; e a possibilidade de um conflito global traz, ademais, riscos econômicos, incluindo o aumento da dívida e pressões inflacionárias.
Foreign Policy considera que Rússia e Irã são grandes produtores de petróleo, e um fechamento prolongado do estreito de Ormuz, em um possível conflito no Oriente Médio, poderia elevar os preços do barril de petróleo a valores astronômicos, elevando a pressão inflacionária.
A publicação reconhece, também, que a China é um dos principais detentores da dívida dos EUA, e que uma liquidação sustentada dos títulos americanos em seu poder poderia elevar a necessidade de oferecer rendimentos ainda maiores desses títulos e pressionar ainda mais a economia dos EUA, levando os americanos a enfrentar a escassez em tudo.
Ademais, as perdas humanas de um conflito mundial seriam significativas para os EUA e demais países.
CONFIRA em SPUTNIK NEWS BRASIL a íntegra da matéria original,
> Clique AQUI para acessá-la.
CONFIRA em FOREIGN POLICY a matéria original.
> Clique AQUI. para acessá-la.