Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

  

ARTIGO - Passos para o primeiro contato com o franqueador         

por Alan Roque

.Prepare-se para ser franqueado

 

Em função do trabalho que realizo, com muita freqüência tenho contato com candidatos à franquia e com franqueados.

 

É interessante este contato com candidatos a franquia, no momento em que tecnicamente são denominados prospects, ou seja, são franqueados em potencial. Há necessidade de uma primeira triagem, através de informações básicas e, posteriormente, o contato pessoal de acordo com a metodologia de trabalho de cada franqueadora.

 

Neste momento, do contato pessoal, é natural que sujam dúvidas das mais diversas, no entanto, preocupa-me, questões como por exemplo, se o franqueado tira férias e qual o período! Ou mesmo, se caso o negócio não tenha o desempenho esperado, se o franqueador mantém o faturamento da unidade franqueada!

 

Neste processo decisório, que primeiro passa pela decisão de empreender, e posteriormente pela decisão de empreender por um negócio de rede, ainda que você não tenha experiência no assunto, sugiro que antes de participar de encontros com os franqueadores que você selecionou para analisar, busque compreender sobre o negócio denominado franchising.

 

Isto poderá ser realizado de diversas formas:

 

1.     através de aquisição de guias de franquias disponíveis em livrarias,

2.     através de busca de informação no site da Associação Brasileira de Franchising (www.abf.com.br) e cursos que a ABF promove como o "Entendendo o Franchising" e claro,

3.     através do Jornal Franquia (www.jornalfranquia.com.br) e do Busca Franquia (www.buscafranquia.com.br) .

 

O Sebrae através de suas diversas unidades distribuídas pelo país, também tem apoiado em disseminar informações sobre o sistema.

 

Esta pesquisa inicial, lhe permite maior produtividade quando estiver junto ao seu potencial franqueador e no mínimo, lhe permite minimizar chances de assinar com empresas que não estejam atuando de forma séria em um sistema sério e produtivo para o empreendedorismo e cadeia produtiva do país.

 

Analise, informe-se e faça bons negócios !

 

Arlan Roque

 

 

  

 

0 comentários | Escrever comentário

Escolha do Editor
Curtas & Palpites
JORNAL FRANQUIA - Todos os direitos reservados 2009