Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

 

 

Franquias: Retorno do investimento, Ilusões e Realidade

 

por Alan Roque.

 

Recentemente, em contato com pessoas que assistiam a uma apresentação sobre franquias, uma destas pessoas me perguntou se existia a possibilidade do paybackestimado não ser realizado. Naturalmente que sim eu disse a ele, que respondeu com surpresa: ora, então não é bom negócio, e, além do mais, estive em outra franqueadora que me garantiu que o investimento retorna em até em 24 meses”

.

Infelizmente esta situação não é tão rara tanto quando analisamos interessados em realizar negócios através de uma franquia, quanto com franqueadores ao apresentar suas propostas de negócio.

 

Importante entendermos alguns pontos: o payback, que é o período que o investimento realizado é pago através do lucro líquido acumulado, pode ter variação, não tenhamos dúvidas. Esta variação pode ocorrer por exemplo, em função da sazonalidade do negócio; pode ocorrer em função de características regionais de onde a unidade franqueada estiver instalada; pode ocorrer em função da maturidade do shopping center onde a unidade está instalada (em se tratando de shoppings recém inaugurados); pode ocorrer também em função da gestão do franqueado.

 

Desta forma, é relativamente preocupante o interessado em abrir um empreendimento franqueado, ter a visão que o tempo de retorno do investimento é algo que ocorre em tempo certo, sem variação.

 

Lembre-se a partir de agora você, franqueado, é empresário, sujeito as variações aqui citadas e tantas outras. O tempo em que era possível com alguma exatidão ter uma determinada quantia acumulada ocorria quando você tinha uma remuneração fixa, com data certa, ou seja, quando recebia salário e era funcionário.

.

Claro que abrir uma empresa, seja ela franqueada ou não através de um bom planejamento é possível estimar seu retorno, mas seria utópico não crer em possibilidades que este possa ocorrer em maior ou menor tempo, e, ainda, se realizada uma análise inadequada, poderá nem ocorrer.

.

Outra situação que se faz necessário alertar é em relação aos prazos que os franqueadores ofertam a seus candidatos prazos de retorno que só me recordo ter visto em aulas de economia, na faculdade. Não me refiro nem a ser prazo curto ou longo, mas quando em alguns casos ocorre a exatidão do prazo.

.

Ora, de acordo com o tipo de negócio e volume investido, certamente haverá um intervalo possível de retorno, por exemplo, em investimentos na ordem de $ 150 à 250 mil, é comum termos estimativas entre 24 e 36 meses, mas julgo impossível quando alguém lança: “seu investimento retornará em 27 meses”, qual cálculo utilizado? Que estimativa tão exata é esta?

 

Também devemos observar a amplitude do intervalo de retorno estimado, pois podemos ter situações que variam de 24 a 36 meses; de 48 a 60 meses, etc, mas se você ouvir que o retorno estimado de investimento é entre 24 e 60 meses, é esta uma amplitude muito díspar em relação a situações possíveis. Fica quase uma loteria.

.

Franqueador: necessário realizar um bom plano de negócios para apresentar a seu candidato. Importante que ele saiba que a realização deste plano dependerá mais do seu trabalho e gestão do que do próprio franqueador, claro, considerando que o franqueador cumpra seu papel adequadamente.

.

Franqueado: você não terá mais salário. Terá lucro ou prejuízo de acordo com se trabalho e gestão. Não é o franqueador que será responsável por seus resultados.

 

Analise, informe-se e faça bons negócios !!

 

Arlan Roque

 

 

0 comentários | Escrever comentário

Escolha do Editor
Curtas & Palpites
JORNAL FRANQUIA - Todos os direitos reservados 2009