Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

 

 

 

 

Investimento em Franquia, Recomendações sobre o Capital

 .  por Alan Roque.

.

Seu capital é suficiente para abrir uma franquia?

 

É muito comum, na divulgação de seu plano de negócios, as franqueadoras, informarem o capital necessário para que se instale uma franquia de sua marca.

 

Normalmente, esta composição de valores é formada por itens, como:

 

a) taxa de adesão ou taxa de franquia;

b) instalações;

c) estoque inicial;

d) capital de giro.

 

É importante observar que caso o capital que você tenha disponibilizado para seu empreendimento franqueado seja exatamente a soma da composição acima, alguns cuidados dever ser tomados, afinal, o objetivo é a perpetuidade do negócio e não a abertura para curto espaço de tempo.

 

Algumas perguntas que devem ser feitas:

 

a) qual a expectativa de retorno do negócio?

b) dentro deste período, tenho possibilidades de não realizar retiradas e           somente fazer o reinvestimento no negócio?

c) qual o grau de sazonalidade do negócio?

d) esta sazonalidade é acentuada?

e) consigo manter o negócio com o grau de sazonalidade apresentado?

f) em quanto tempo o negócio alcança o ponto de equilíbrio, ou seja, em quanto tempo a própria receita gerada pelo negócio permitirá que as despesas sejam pagas?

 

Desta forma, recomendo que ao analisar a abertura de seu negócio, o realize com o capital necessário para início das operações e o “fôlego” para um primeiro período, que poderá ser de 18 à 36 meses, dependendo da operação escolhida.

 

Algumas redes franqueadoras permitem que parte dos recursos empregados na abertura da franquia, sejam oriundos de financiamento.

 

Neste caso, a cautela necessária é maior ainda, pois além de prever o retorno do investimento no negócio, é necessário prever a restituição deste capital emprestado.

 

Não é saudável, que o capital financiado, seja maior que 30% do total investido. Cuidado para que não precise “vender o almoço para comprar o jantar” e faça bons negócios!

 

Arlan Roque

.

 

0 comentários | Escrever comentário

Escolha do Editor
Curtas & Palpites
JORNAL FRANQUIA - Todos os direitos reservados 2009