Vendas no comércio fecham junho com quinta taxa negativa consecutiva
As vendas do comércio varejista fecharam o mês de junho com queda de 0,4%, na comparação com maio, o quinto resultado negativo consecutivo, na série livre de influências sazonais. Já a receita nominal do setor cresceu 0,8%, entre um mês e outro, mantendo-se favorável em todas as bases de comparações.
Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) foram divulgados nesta 4ª feira, 12.08, pelo IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e indicam que o volume de vendas caiu 2,7% na comparação com o mesmo período do ano passado, 2,2% no acumulado do ano e 0,8% na taxa acumulada nos últimos 12 meses.
Quanto à receita nominal, os números mantiveram-se positivos em todas as bases de comparações: 4,6% em relação a junho do ano passado, 4,2% no acumulado do ano e 5,5% no acumulado dos últimos 12 meses.
Varejo ampliado
No que diz respeito ao comércio varejista ampliado – que inclui o varejo e as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção – houve retração pelo sétimo mês consecutivo, tanto para o volume de vendas, entre maio e junho (-0,8%); quanto para a receita nominal (-0,2%).
Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a queda foi 3,5% para o volume de vendas, inferior às taxas registradas em maio (-10,4%) e em abril (-8,3%). As taxas acumuladas do comércio varejista ampliado indicam recuo de 6,4% no semestre e 4,8% nos últimos 12 meses.
Já a receita nominal de vendas do varejo ampliado mantém-se positiva em relação a junho de 2014 (3,1%), mas recuou 0,4% no acumulado do ano. No indicador acumulado nos últimos 12 meses, a taxa variou 1%.
Os números da pesquisa indicam que o recuo de 0,4% de maio para junho na série dessazonalizada reflete retração em sete das dez atividades pesquisadas, o mesmo ocorrendo em relação ao recuo de 0,8% nas vendas do comércio varejista ampliado.
Segundo o IBGE, o segmento de maior importância no comércio varejista, hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo permaneceu estável.
Material de Construção, em crescimento
Os setores que avançaram em junho na comparação com maio são artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,3%) e material de construção (5,5%). Esse último segmento interrompeu uma sequência de cinco meses em queda, período em que acumulou perda de 9,4% no volume de vendas.
Em 22 Estados, Queda no Comércio
Do ponto de vista regional, o resultado do varejo foi negativo em 22 das 27 unidades da Federação na comparação com junho de 2014. Foi registrada queda no volume de vendas no Amapá (-10,2%), na Paraíba (-9,0%), em Alagoas (-8,0%), em Goiás (-7,7%) e no Amazonas (-7,6%). Quanto à participação na composição da taxa do comércio varejista, destacaram-se, pela ordem, São Paulo (-2,8%) e Rio de Janeiro (-3,6%).
Em relação ao comércio varejista ampliado, 21 das 27 unidades da Federação apresentaram taxas de desempenho negativas. As maiores quedas no volume de vendas ocorreram na Paraíba (-13,3%), Amapá (-11,1%), Rondônia (-9,8%), Alagoas (-9,4%) e Tocantins (-9,2%). Em termos de impacto no resultado, os destaques foram Minas Gerais (-8,6%); São Paulo (-1,5%); Rio Grande do Sul (-6,10%) e Rio de Janeiro (-2,9%).
TABELA 1
BRASIL - INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO
SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: PMC - Junho 2015
ATIVIDADES |
MÊS/MÊS ANTERIOR (1) |
MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR |
ACUMULADO |
Taxa de Variação |
Taxa de Variação |
Taxa de Variação |
ABR
|
MAI
|
JUN
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
NO ANO
|
12 MESES
|
COMÉRCIO VAREJISTA (2) |
-0,6
|
-0,8
|
-0,4
|
-3,3
|
-4,5
|
-2,7
|
-2,2
|
-0,8
|
1 - Combustíveis e lubrificantes |
-0,1
|
-0,3
|
-0,6
|
-2,1
|
-4,2
|
-1,0
|
-3,3
|
-1,0
|
2 - Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo |
1,8
|
-1,0
|
0,0
|
-2,0
|
-2,1
|
-2,7
|
-1,8
|
-1,2
|
2.1 - Super e hipermercados |
1,5
|
-0,9
|
0,0
|
-2,0
|
-2,1
|
-2,6
|
-1,7
|
-1,2
|
3 - Tecidos, vest. e calçados |
-3,5
|
2,1
|
-0,8
|
-7,5
|
-7,7
|
-4,6
|
-5,0
|
-2,9
|
4 - Móveis e eletrodomésticos |
-2,9
|
-2,0
|
-1,2
|
-15,3
|
-18,5
|
-13,6
|
-11,3
|
-7,1
|
4.1 - Móveis |
-
|
-
|
-
|
-16,2
|
-20,0
|
-10,2
|
-13,0
|
-8,8
|
4.2 - Eletrodomésticos |
-
|
-
|
-
|
-15,0
|
-17,9
|
-15,1
|
-10,5
|
-6,3
|
5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria |
-0,2
|
-0,4
|
0,3
|
6,2
|
1,8
|
6,2
|
5,2
|
6,6
|
6 - Equip. e mat. para escritório informatica e comunicação |
-11,1
|
3,8
|
-1,5
|
2,5
|
0,3
|
7,9
|
10,2
|
4,4
|
7 - Livros, jornais, rev. e papelaria |
-0,3
|
-2,2
|
-0,3
|
-9,1
|
-11,8
|
-5,9
|
-8,3
|
-9,1
|
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico |
-4,2
|
1,1
|
-0,2
|
-0,7
|
0,2
|
1,6
|
3,9
|
5,3
|
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) |
-0,4
|
-1,8
|
-0,8
|
-8,3
|
-10,4
|
-3,5
|
-6,4
|
-4,8
|
9 - Veículos e motos, partes e peças |
3,5
|
-4,7
|
-2,8
|
-19,3
|
-22,2
|
-6,4
|
-15,6
|
-13,0
|
10- Material de Construção |
-1,2
|
-5,8
|
5,5
|
-4,1
|
-11,3
|
1,1
|
-4,7
|
-3,2
|
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.
(1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8.
(3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10
Fonte: Agência Brasil
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