MULTIPLAN
25 de fevereiro de 2015
Resultado 4T15: números fortes marcados pela redução no custo de ocupação e melhoria na margem EBIDTA
A Multiplan apresentou um forte resultado no 4T15, marcado pela recuperação no SSS (2,1%, +150 bps no trimestre) e a taxa de ocupação mantida na faixa de 98% (-10 bps no trimestre).
Ao longo de 2015, a empresa melhorou seu controle de despesas e conseguiu implementar mudanças bem sucedidas no mix de lojas. Como resultado, o SAS foi maior do que o SSS, com um menor custo de ocupação e aumento das receitas de estacionamento. A alavancagem permaneceu estável em 2,3x de dívida líquida / EBITDA, e o alongamento parcial da dívida de curto prazo trouxe maior alívio para o cronograma de amortização.
Destaques operacionais. Em 2015, destacamos:
i) o crescimento de 3,3% no SAS, 150 bps superior ao SSS, o que indica que as mudanças no mix de lojistas produziram crescimento em vendas;
ii) custo de ocupação de 12,6%, -10 bps A/A, devido à redução dos custos de condomínio;
iii) aumento nas vendas dos lojistas de 4,5%, um valor modesto se comparado ao forte CAGR de 15,6% observada nos últimos dez anos, mas positiva considerando o ambiente macroeconômico atual.
Entre os segmentos das lojas, "Artigos para casa" teve o pior desempenho em SSS, com redução de de 7,1%, enquanto "Serviços" teve o melhor desempenho, com alta de 8,6% na comparação anual.
P&L. A receita líquida ficou em R$ 1.085 milhões, -4,0% A/A, impactada pela menor receita de vendas de imóveis (-84% A/A, devido ao enfraquecimento desse mercado). Por outro lado, o crescimento das receitas de locação e estacionamento, respectivamente em 7,5% A/A e 12,2% A/A no período, contribuíram positivamente. O crescimento da receita de locação foi impulsionado pelo MorumbiShopping, DiamondMall, ParkShoppingBarigüi, Pátio Savassi e Parque Shopping Maceió, que, juntos, cresceram 9,5% em termos homólogos.
A maior queda na receita ocorreu em SantaÚrsula, BarraShoppingSul e BarraShopping, embora a base de comparação seja mais forte devido a uma receita não recorrente no 4Q14.
As receitas de estacionamento aumentaram 12,2% A/A em 2015, com impacto positivo pelo aumento do tempo de permanência dos clientes e o incremento de tarifas em alguns shoppings. As despesas de shopping centers tiveram uma muito bem-vinda diminuição de 1,3% em relação ao trimestre anterior, atingindo 9,2% da receita líquida, enquanto as despesas administrativas caíram para 11,2%, ante 12,4% no 3Q15.
Conclusões.
O desempenho resiliente apresentado pela Multiplan em 2015, especialmente considerando os destaques operacionais mencionados e o modesto aumento tanto nas margens EBITDA quanto líquida mostrou, mais uma vez, que uma carteira premium e uma gestão ativa focada na melhoria ativos associada a um rígido controle de custos pode ser uma estratégia adequada para lidar com um cenário de baixa.
Nós acreditamos na tese de investimento da Multiplan para o longo prazo. No entanto, dado que um eventual aprofundamento na deterioração do ambiente macro pode vir a afetar sua capacidade de prosseguir com a expansão de ABL no longo prazo (e, portanto, afetar sua rentabilidade), escolhemos uma abordagem conservadora, mantendo a nossa recomendação Market Perform e o preço-alvo de R$ 46,40 por ação. Para os próximos trimestres, devemos observar:
i) a inadimplência da empresa, até agora estável, em 1,9%; e
ii) as receitas em shoppings específicos que têm apresentado problemas de taxas de ocupação (considerando que o primeiro trimestre geralmente apresenta alguma diminuição na taxa de ocupação, e o cenário atual pode impulsionar essa tendência).
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise dos resultados apresentados pela MULTIPLAN, no 4º trimestre/2015, elaborado por Daniel Cobucci, CNPI Senior-Analyst, analista de investimentos do BB INVESTIMENTOS