Em dia destes, viajando em uma capital do Nordeste, vi uma loja em um shopping center que me despertou atenção.
Era de calçados esportivos, especializada em esportes outdoor. Entrei e conversei por alguns minutos com a franqueada que lá estava. Em certo momento perguntei quantas lojas ela tinha e ela me respondeu que possuía somente aquela.
Perguntei, então, se não havia interesse da franqueadora em expandir-se no estado, uma vez que eu, mesmo desconhecendo este mercado específico, visualizava no mínimo cinco lojas daquele tipo naquela capital.
Ela me disse: “de jeito nenhum, aqui o território é meu”. Insistindo perguntei por que ela não abria outras unidades e ela finalizou dizendo que estava contente somente com uma loja.
Vejam, neste exemplo temos um franqueador com política de territorialidade reservada em uma capital estadual com 2,5 milhões de habitantes. |sso é algo reprovável, ainda que saibamos que para uma expansão adequada, outros fatores devam ser considerados.
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Temos também uma franqueada conservadora quanto à expansão e, pior, apoiada na política da própria franqueadora. Os dois lados perdem !
Assim, como recomendação, no momento em que você tiver a decidir por uma franquia, é importante que tanto você quanto o franqueador analisem os planos de expansão de ambos.
Se ficou surpreso com a possibilidade de um franqueado possuir plano de expansão, saiba que é isso mesmo! Claro que temos perfis de pessoas que quando empreendem através do sistema de franquias, tem como objetivo possuir sua única unidade e não crescer. Não há nada de errado nisso, desde que esteja “casado” com o modelo de negócios do franqueador.
Em contrapartida, há franqueados mais audazes e ambiciosos, também mais capitalizados e com forte capacidade de gestão, que possuem plano delineado, do tipo: em “x” anos, pretendo possuir “n” unidades franqueadas. Trata-se de situação planejada e acompanhada pelo franqueador.
Ainda nesta semana, conheci um franqueado com 22 unidades da mesma marca. Ele acompanha esta franqueadora há 10 anos e, entre aquisições por repasses e abertura de novas unidades, chegou a este volume de negócios.
Para que haja este encontro de interesses, é necessário que o entendimento entre franqueador e franqueado possibilite a expansão, caso você também possua interesse em crescer como franqueado.
Por outro lado, não havendo reserva de território, você terá que sentir-se confortável ou, ao menos, conseguir conviver com demais unidades da franquia em sua região, de modo a que isso não afete o desempenho de sua unidade franqueada.
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Desnecessário mencionar que julgo mais saudável a inexistência de qualquer reserva territorial para expandir os negócios da marca.
Analise, informe-se e faça bons negócios!!