B2W DIGITAL - Resultados no 3º trimestre/2017
Primeira linha desapontou, mas as margens são surpreendidas; atualizando nossas estimativas
Os números do 3T17 da B2W vieram em mesclado, com linha superior bem abaixo de nossa expectativa, mas uma melhor tendência nas margens operacionais.
O fluxo de caixa operacional foi uma boa surpresa, melhorando 47,3% aa, enquanto a Dívida Bruta continuou aumentando (+ 44,9% aa), levando a despesas financeiras acima de nossas estimativas.
Na verdade, considerando que 2017 está sendo um ano de mudanças estruturais importantes dentro da empresa, já esperávamos algum desafio na previsão de resultados trimestrais.
Ainda assim, acreditamos que a empresa está no caminho certo, migrando muitas categorias para o 3P (marketplace) e focando apenas em categorias mais lucrativas no 1P (vendas diretas).
Após mais de 5 anos de investimentos robustos, a B2W é capaz de oferecer uma plataforma de tecnologia superior para vendedores de mercado, que é uma das vantagens competitivas mais evidentes da empresa, em nossa visão. Além disso, uma melhor tendência nas margens bruta e EBITDA da empresa, juntamente com uma dinâmica de fluxo de caixa mais saudável, já pode ser observada nos números. É verdade que a alta dívida continua a ser uma preocupação, mas uma melhor geração de fluxo de caixa deverá compensar essa pressão no meio do prazo.
Assim, incorporamos os resultados do 3T17 em nossas previsões e transportamos nosso modelo até 2018. Acreditamos que, nos próximos trimestres, a B2W deverá apresentar novas melhorias nas margens operacionais, geração de fluxo de caixa e nível de endividamento.
Marketing Perform. Ainda assim, estimamos uma geração positiva de fluxo de caixa, bem como uma linha de resultados positiva, apenas para 2019. Tudo em nosso novo preço-alvo YE18 aumentou para R$ 24,40 (do anterior R$ 17,50), enquanto nossa recomendação foi rebaixada para o Market Perform, considerando a recente apreciação na cotação das ações da empresa. O BTOW3 está sendo negociado em 14,2x EV / EBITDA, de acordo com nossas estimativas, contra uma média histórica (últimos 5 anos) de 12,4x
Linha superior pressionada pela redução no sortimento da operação 1P. A GMV aumentou 5,1% aa no trimestre (-8,9% A / E), impulsionada pela plataforma do mercado, enquanto a operação 1P diminuiu 14,4% aa no período (-13,3% A / E).
As vendas diretas foram bem acima de nossas expectativas, já que anteriormente acreditávamos que o impacto mais forte seria concentrado no 1S17. Ainda assim, a Margem Bruta Ajustada mostrou que a estratégia para migrar categorias da 1P para a operação 3P começou a funcionar, expandindo 30 bps ano/ano, para 24,3%, contra uma queda de 130 bps y / a durante o 1S17.
A margem EBITDA ajustada aumentou ainda mais, cerca de 220 bps por ano no trimestre, para 9,0% (+100 pb de A / E), refletindo uma queda de 12,2% aa nas despesas com VAGs. Durante o 9M17, as despesas operacionais apresentaram queda robusta de aproximadamente R $ 150 milhões.
O nível de endividamento continua alto, apesar do aumento de capital. A dívida bruta aumentou 44,9% aa no trimestre, para R$ 6,1 bilhões. Mesmo assim, o nível de endividamento diminuiu de 3,2xDívida Líquida/EBITDA para 3,0x, principalmente devido a uma maior posição de caixa (+ 156,5% aa). Apesar da maior dívida bruta, as despesas financeiras líquidas diminuíram 28,3% aa no período, devido a uma menor taxa Selic. Como resultado, a margem líquida melhorou 200 bps ano/ano, para -5,0% (-150 pb de A / E).
Cash Flow foi uma boa surpresa. O dinheiro queimado nas atividades operacionais totalizou R $ 734 milhões, uma melhoria de 47,3% aa, beneficiado por melhores resultados operacionais e um menor capital de giro, principalmente devido a melhorias em recebíveis e estoque. Na verdade, no final do 2T17 e no início do 3T17, o LAME teve problemas de estoque, o que acreditamos ter um efeito positivo temporário no capital de giro. No 4T17, no entanto, esperamos um maior nível de estoque, na parte de trás do ritmo acelerado de abertura de lojas e eventos importantes, como Black Friday e Christmas.
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise do desempenho da B2W DIGITAL no 3º trimestr/2017, elaborado por MARIA PAULA CANTUSIO, CNPI, analista senior do BB Investimentos