No país onde a vaca é um animal sagrado, a rede americana fastfood McDonald’s abrirá seu primeiro restaurante vegetariano. Com 1,2 bilhão de habitantes, há milhões de indianos de média e alta renda que já trocaram carnes vermelhas e brancas por cenouras, rabanetes, legumes e verduras que, aliás, ficam muito bem com azeites gregos, espanhois e portugueses.
A vaca representa na Índia o princípio sagrado da maternidade. A partir do modo como distribui seu leite, tornou-se símbolo de generosidade e de caridade.
No McDonald's o precedente é a retirada de bifes de vaca dos menus de seus 271 restaurantes no país, ainda que mantidas as carnes de outros animais. Mas, o indicador interessante para a nova estratégia do McDonald's é o grande sucesso de um deles que passou a vender empadas de ervilhas, de batatas, especiarias e outros quitutes.
Diante desse forte indicativo de preferência dos consumidores indianos, esse mesmo restaurante McDonald’s será o primeiro a tornar-se inteiramente dedicado aos pratos vegetarianos.
As críticas ao padrão McDonald´s de alimentação, -- pelos elevados teores de gordura e sódio, reconhecido como responsável por ter tornado balofo o povo norteamericano -- bem como o mercado gigantesco, o grande crescimento e as promessas da economia BRIC indiana, todos esses fatores estão a revirar de cabeça para baixo a estratégia american way of life da rede McDonald’s. Mas, absolutamente, não se pode falar em crise de identidade e busca de uma nova identidade empresarial, pois os lucros vão muito bem, obrigado.
http://www.businessweek.com/news/2012-09-05/mcdonald-s-plans-first-vegetarian-outlets-in-india
http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2012/sep/06/mcdonalds-vegetarian-restaurant