A Embraer apresentou um resultado fraco no 4T17. O destaque negativo foi o resultado operacional decepcionante com margem EBIT de 3,9%; em função de impairments nos segmentos de aviação executiva e de Defesa e Segurança, e adicionalmente pelo baixo número de entregas em relação ao 4T16.
Por outro lado, a geração livre de caixa foi o destaque positivo no 4T17 com saldo positivo de BRL 1,3 bilhão, contribuindo para uma redução na dívida líquida que encerrou o ano em BRL 1 bilhão contra BRL 2,2 bilhões no 3T17.
Revisamos nosso modelo com as estimativas para o ano de 2018, rebaixamos a recomendação de Outperform para Markt Perform por considerar que as notícias da possível joint venture com a Boing capturou todo o upside para o ano de 2018; que em nossa opinião, será mais um ano desafiador para a companhia.
Ainda que a companhia tenha apresentado um fraco desempenho operacional no quarto trimestre, em 2017 houve uma melhora operacional em relação a 2016. No ano, a Embraer reportou um EBIT de BRL 1.0 bi e margem de 5,7% contra BRL 0,7 bi e margem de 3,3% em 2016.
Em que pese a melhora operacional, na comparação anual, o 4T17 foi bastante inferior em relação ao 4T16, em função de eventos não recorrentes positivos no 4T16 (BRL 175 mi) e eventos não recorrentes negativos no 4T17 (BRL 217 mi). Com efeito, o resultado operacional do 4T17 foi de BRL 217 mi com margem de 3.9% contra BRL 921 mi e margem de 13,7% no 4T16.
Foram entregues 23 aeronaves comerciais e 50 executivas (32 jatos leves e 18 jatos grandes) no 4T17, enquanto que no 4T16 foram entregues 32 aeronaves comerciais e 43 executivas (25 jatos leves e 18 jatos grandes). Em 2017 a Embraer entregou 101 aeronaves comerciais e 109 executivas, contra 108 aeronaves comerciais e 117 executivas (73 jatos leves e 44 jatos grandes) entregues em 2016. Com isso, no 4T17, a receita líquida foi de BRL 5.6 bi, 15.6% abaixo do 4T16 em função da queda do número de entregas no período.
Jato Comercial Embraer E-195
Em 2017 a receita líquida caiu 13% de BRL 21,4 bi em 2016 para BRL 18,7 bi em 2017 devido à valorização cambial e o fraco desempenho de entregas dos jatos comerciais e executivos. Em dólares a receita líquida foi de US$ 5,8 bi e ficou dentro das estimativas da companhia, que era de US$ 5,7 a US$ 6,1bi.
Guidance 2018
A Embraer reafirmou as estimativas anunciadas em outubro de 2017 com os respectivos intervalos de receita:
(i) no segmento de Aviação Executiva entre USD 1,35 bi - USD 1,50 bi;
(ii) Aviação Comercial entre USD 2,30 bi e USD 2,45 bi;
(iii) Defesa e Segurança entre USD 0,8 bi e USD 0,9 bi;
(iv) Suporte & Serviços entre USD 0,9 bi e USD 1,0 bi; com isso, a receita consolidada para o ano de 2018 deverá ficar na faixa de USD 5,4 bi - USD 5,9 bi. O resultado operacional (EBIT) e a margem EBIT entre USD 270-355 mi e 5,0-6,0%, respectivamente;
(v) o EBITDA e a margem EBITDA entre USD 540-650 mi e 10,0-11,0%, respectivamente; e os investimentos totais em 2018 próximo de USD 550 mi.
A meta de entrega de jatos executivos ficou em 70-80 jatos leves e 35-45 jatos grandes e deverão ser entregues entre 85 e 95 aeronaves no segmento de aviação comercial.
Jato Comercial Embraer Legacy-250
Perspectivas.
Atualizamos nosso modelo de avaliação da Embraer, sem alteração do preço alvo para 2018, que foi mantido em função da menor alavancagem e também pela menor taxa de desconto, com isso mantivemos o preço alvo da EMBR3 de BRL 22,5, e a ADR ERJ de USD 27,3.
Porém, reduzimos a recomendação de Outperform para Market Perform uma vez que as notícias veiculadas sobre a possível criação de uma joint venture com a Boing impulsionaram o valor da ação da companhia nos últimos meses reduzindo o potencial de upside em relação ao benchmark da bolsa brasileira, o IBOVESPA.
Por fim, ainda que a criação da JointVenture com a Boing seja confirmada, acreditamos que os atuais níveis de preço das ações da Embraer encontram-se adequados face aos próximos trimestres desafiadores para a companhia.