DOUTOR RESOLVE
Suporte ao franqueado se torna principal trunfo da Doutor Resolve, após nova gestão
Rede dedicou dois anos em busca de melhorias no suporte
Especialista no suporte ao franqueado orientado à resultados! Assim está sendo reconhecida a Doutor Resolve, rede de franquias especializada em serviços de construção civil.
Após a marca ser adquirida pela EFFE Franchising, seus novos diretores, Evandro Pinotti; sócio presidente da franqueadora e Gustavo Cunha; sócio diretor de novos negócios -dedicaram longos 18 meses exclusivamente ao suporte ao franqueado.
Após muito estudo, ação e resultados, a rede se tornou autoridade no assunto e tem esse, como uma das principais forças da rede.
“O plano inicial era buscar números exatos da quantidade de franquias, o desempenho delas e pontos de melhoria. Houve o desafio inicial de alinhamento com a rede, que foi superado prontamente com um planejamento até 2021 sobre as ações e posicionamento que buscamos no mercado. No aspecto relacionamento de rede, evoluímos consideravelmente”,
explica Evandro.
Aprimoramento
Para um suporte de excelência, a franqueadora investiu na aproximação com a rede para identificar suas necessidades e gargalos que impactavam na obtenção de resultados. E para isso, criaram um sistema de apoio: o PEX – Programa de Excelência, que estabelece não apenas métricas de desempenho da rede, mas que também serve de balizador da qualidade do suporte oferecido pela marca.
“A ideia foi criar um sistema de acompanhamento assertivo baseado nos resultados do franqueado. Se a unidade tem bons resultados, o mesmo acontece com a marca”,
conta o sócio presidente.
Mensalmente são realizadas análises dos números, que são acompanhados semanalmente pelo time de suporte.
“Nossa visão é sermos referência no desenvolvimento de marcas por meio de suporte qualificado e orientado a resultados, dessa forma, buscamos diariamente propor ferramentas, melhores práticas, treinamentos que sejam efetivos e assertivos e nos deixem mais próximos de cumprir esse objetivo”,
afirma.
E para compor o cenário de expertise, a Doutor Resolve investiu em profissionais de peso no mercado. A equipe altamente especializada é formada por colaboradores na área comercial – entre diretoria, superintendência, gerência e coordenação.
Foco no desenvolvimento
A Doutor Resolve desenvolveu um planejamento de suporte completo que acompanha o franqueado durante toda a atuação dele na rede. Funciona assim: o primeiro passo acontece quando o interessado investe na franquia.
De imediato ele recebeu uma consultoria com base em informações de geomarketing e histórico de unidades, em que de acordo com as informações da região dele, já é traçado um plano de ações para ser trabalhado localmente.
Depois desse processo, ele participa do TNF (Treinamento de Novos Franqueados) presencialmente durante cinco dias na sede da franqueado (São José do Rio Preto/SP). Neste momento ele recebe as orientações sobre a implantação da franquia, inauguração e assuntos que envolvem o dia a dia da operação.
Para prolongar esse enriquecimento de aprendizado, a rede tomou o cuidado em criar uma Universidade Corporativa com dois programas de alta capacitação. O “Minutos da Gestão”, em apresenta uma série de vídeos com conteúdos sobre a gestão comercial e de pessoas, atendimento, entre outros quesitos pertinentes a operação da empresa.
E o Franchisee Coach que é um programa de desenvolvimento pessoal para o franqueado, com o objetivo de aperfeiçoar o seu desenvolvimento pessoal para lidar com as pessoas e se posicionar como um gestor e líder no mercado.
“Partimos da premissa de que somente pode ser líder de pessoas aquele que antes, é líder de si”,
relata o empresário.
Conferencias em vídeos e marketings locais são grandes diferenciais. Ao que diz respeito ao primeiro, mensalmente ocorre reuniões de forma online com toda a rede para alinhar os resultados da rede e compartilhar as melhores práticas.
E quando preciso, a rede realiza até mesmo uma consultoria semanal conforme a necessidade do franqueado. Já o marketing é trabalhado de forma exclusiva na região da unidade, e não de forma nacional como geralmente ocorre no mercado.
Suporte
Mas quem tem um negócio sabe, quando menos se espera surge aquela dúvida sobre como lidar com determinada situação, se deve ou não dar andamento em uma ação, e vez ou outra é preciso buscar “novos caminhos” para dar um upgrade no negócio. Já pensando nisso, a Doutor Resolve criou Helpdesk. Nele as orientações são gerais e servem até mesmo como acompanhamento dos resultados de ações.
“Recebemos todas as solicitações pelo nosso próprio sistema e respondemos em até 48h. A ideia é proporcionar maior controle e estabelecer alto padrão de qualidade no atendimento, incluindo também assertividade nas respostas às solicitações - que vão de dúvidas do dia a dia até solicitações de alinhamento estratégicas, complementadas por consultoria”,
fala.
Um dos destaques do suporte é a consultoria especializada. A Rede possui um plano de acompanhamento das unidades, chamado RoadMap, que faz checagens de desempenho e metas operacionais em diferentes fases da empresa.
“Com esse planejamento que é alinhado ao Programa de Excelência e Plano de Negócios, o franqueado pode ser mais assertivo em suas ações, e consequentemente, obter resultados alinhados com tais planejamentos”,
explica Pinotti.
Reflexos
Tanta assistência já vem refletindo no desenvolvimento das unidades.
“Temos um ótimo resultado de satisfação das nossas operações, e, em meio ao cenário de instabilidade econômica, nossos franqueados mantiveram o crescimento em vendas”,
diz Evandro.
Evolução constante
Apesar de já ter caminhado significativamente no sentido de prestar um suporte de excelência, a marca sabe que a evolução do mercado é constante e se manter atualizada faz a diferença.
Além de aprimorar os treinamentos de gestão, que contarão com uma nova modalidade em 2018, a rede está focando em novos programas de formação gerencial e de desenvolvimento pessoal para 2019.
“Acreditamos que a empresa só se desenvolve se o empresário se desenvolver, assim, o Plano de Desenvolvimento da Franquia deve estar apoiado por um Plano de Desenvolvimento Pessoal”,
explica Pinotti, e completa dizendo que:
“Para este ano atuaremos de forma mais holística nesse sentido. Começamos com esse apoio já no TNF (Treinamento de Novos Franqueados), que continua no Franchisee Coach. E a novidade para 2019 são encontros presenciais para tratarmos melhor o tema”,
conta.
Crescimento impulsionado
Com o suporte ao franqueado a Doutor Resolve projeta um crescimento agressivo no faturamento em dois anos, a expectativa é de atinjam os R$39 milhões.
“Visualizamos que o suporte profissional e programas de desenvolvimento de rede visam a evolução constante dos resultados dos nossos franqueados e consequentemente, da marca. O crescimento e desenvolvimento deles associado aos seus resultados são a melhor forma de evidenciar as virtudes da nossa marca”,
finaliza.
Sobre a Doutor Resolve
Criada em 2010 em São José do Rio Preto (SP), a Doutor Resolve atua no mercado com serviços voltados à construção civil com foco em reparos, reformas e construção tanto para residências, quanto para grandes corporações.
Com participação no franchising, a partir de R$53 mil já é possível investir num modelo de negócio que diversifica entre Home Office e Loja Física. Atualmente a marca soma 62 unidades distribuídas por todo o Brasil, e demais países como a Colômbia, México, Panamá e Costa Rica.
Em 2016 a rede passou por uma mudança na gestão, sendo adquirida pela EFFE Franchising, e desde então está sob o comando do sócio presidente; Evandro Pinotti e o sócio diretor de novos negócios; Gustavo Cunha.
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