Prossegue em nova etapa o processo paulista de eliminação de registros em livos fiscais
Neste outubro, cerca de 40 mil empresas do Estado de São Paulo passam a enviar à Secretaria Estadual da Fazenda arquivos digitais com informações sobre ICMS e IPI.
Esta é mais uma etapa do processo de digitalização iniciado com o SPEDSistema Público de Escrituração Digital, em 2005, que visa eliminar os registros em livros.
Os arquivos passarão a ser assinados e transmitidos digitalmente pela internet, como já acontece com as notas fiscais eletrônicas.
O objetivo das medidas é com o tempo eliminar os documentos não virtuais, desonerando as empresas nos gastos com impressão e encadernação.
Além disso, na escrituração digital, informações como controle detalhado do estoque e cadastro de produtos e fornecedores ficam disponíveis imediatamente ao Fisco.
Alguns cuidados devem ser tomados com os novos procedimentos. Revisar as informações antes do envio, por exemplo, pode evitar autuações. Vale lembrar que a responsabilidade pelas informações das notas fiscais deixa de ser do contador para ser do empresário.
A entrega da Escrituração Digital com atraso pode gerar multa de até R$ 5 mil por mês.
A lista das empresas obrigadas a aderir aos novos procedimentos está no endereço a seguir: