GPA Resultado no 1º Trimestre de 2019
Positivo; Assaí encabeçando o resultado
Os resultados do 1T19 do GPA vieram em linha com as expectativas do mercado, mesmo considerando as expressivas melhorias apresentadas. A companhia segue com foco em oferecer uma melhor experiência de compra aos consumidores por meio da inovação tecnológica e de sua estratégia omnichannel.
Nesse sentido, o GPA manteve um forte ritmo de investimentos no trimestre (aumento de 40,2% a/a), direcionado não apenas à sua estratégia de TI, mas também à abertura de novas lojas.
Dentre os resultados já visíveis dos investimentos realizados até o momento, o GPA destacou
(i) o lançamento das operações do James Delivery em São Paulo;
(ii) a parceria com a Get Ninjas (uma plataforma para a contratação de diferentes tipos de serviços) e outras iniciativas para otimizar o tempo dos clientes na loja (pre-scanning, Shop&Go, self check-out e Scan&Go).
PCAR4 está atualmente sendo negociado a 8,2x EV/EBITDA Fwd, contra uma média histórica de 2 anos de 9,5x.
Ressaltamos que, para uma melhor comparabilidade, os números do 1T19 foram analisados ex-IFRS16.
Assaí continuou impulsionando os resultados consolidados...
A receita líquida do Assaí aumentou 25,1% a/a, devido à acelerada maturação das lojas inauguradas em 2018 e à forte expansão de SSS de 10,7%.
A margem bruta permaneceu praticamente estável em 15,3% (-0,1 p.p. a/a), enquanto que as despesas de VG& foram diluídas devido a maiores receitas e levaram a margem EBITDA ajustada e a margem líquida a aumentar em 0,3 p.p. a/a e 0,4 p.p. a/a, atingindo 5,2% e 2,6%, respectivamente.
… enquanto o Multivarejo aguarda a maturação das iniciativas para fortalecer vendas.
A receita líquida do Multivarejo apresentou leve aumento na comparação anual (+1,5% a/a) em função do calendário desfavorável causado pelo deslocamento da Páscoa para o segundo trimestre, enquanto o SSS atingiu 4,8%.
O efeito Páscoa, no entanto, teve um impacto positivo na margem bruta, que aumentou 0,3 p.p. a/a, enquanto que a margem EBITDA ajustada permaneceu estável em 5,5% e a margem líquida apresentou um leve aumento de 0,2 p.p., alcançando 0,8%.
No total, o lucro líquido das operações continuadas foi de R$ 216 milhões (divisão alimentar), 41,7% superior na comparação anual, e levou a margem líquida a atingir 1,7% (+0,4 p.p. a/a).
Além disso, uma vez que o EBITDA aumentou acima da dívida líquida na comparação trimestral (+35,3% e + 3,7%, respectivamente), a Dívida Líquida/EBITDA alcançou 1,3x e permaneceu em um patamar saudável.
Confira no anexo a íntegra do relatório sobre o desempenho do GPA Grupo Pão de Açúcar no 1º trimestre/2019, elaborado por GEORGIA JORGE, Analista Sênior do BB Investimentos