O consumo de produtos de beleza deverá alcançar R$36,2 bilhões, em 2012, apontando um crescimento de 15% relativamente a 2011, segundo o IBOPE Inteligência, ferramenta de dimensionamento do mercado. Em 2011 os gastos com esses produtos atingiram R$31,4 bilhões.
A região Sudeste é responsável por metade desse consumo, cerca de R$18 bilhões, seguida da região Nordeste, com R$6,5 bilhões (18% do total) e pela região Sul, com R$5,8 bilhões (16%).
Consumo per capita
Terceira colocada no consumo total, a região Sul situa-se em primeiro lugar quanto ao consumo per capita, com R$252,83. Em segundo lugar está a rregião Centro Oeste, com R$245,86, e a Sudeste, com R$239,45.
Classes Sociais no consumo de produtos de beleza
A classe C detem o maior potencial de consumo, com 52,4% dos domicílios brasileiros e 42,6% do consumo nacional em produtos de beleza, equivalentes a R$15,4 bilhões nesses produtos.
Em seguida, a classe B, com 24,5% dos domicílios e 41,5% do consumo em produtos de beleza, perfazendo R$15,1 bilhões nesses produtos.