ELEIÇÕES NA BOLÍVIA Evo Morales próximo da 4ª vitória. OEA estrila
Com 95,25% dos votos apurados, Evo Moreales aparece com 46,86% contra os 36,73% do candidato Carlos Mesa. Morales apresenta vantagem de 10,13%, correspondente a 700 mil votos, que, se for mantida, Morales será o vencedor das eleições presidênciais bolivianas neste 2019.
Caso não se mantenha a margem de 10% de vantagem, acontecerá o segundo turno eleitoral.
Segundo informa a Reuters, o conselho eleitoral da Bolívia atualizou sua contagem preliminar de votos das eleições presidenciais na noite desta 2ª feira, após interrupção por cerca de 24 horas na divulgação dos números da contagem dos votos. A retomada da divulgação aconteceu em meio a inúmeros protestos e pedidos de observadores internacionais e de governos estrangeiros para garantir-se a transparência do processo eleitoral.
A Constituição boliviana define que, para vencer no primeiro turno o candidato deve obter mais de 50% dos votos votos válidos ou aos menos 40% com uma vantagem de 10 pontos sobre o segundo colocado.
A missão de observadores da OEA na Bolívia manifestou nesta 2ª feira sua
"profunda preocupação e surpresa pela mudança drástica e difícil de justificar na tendência dos resultados preliminares conhecidos após o fechamento das urnas" no domingo.
Fonte: da Redação JF, com informações do Jornal Brasil 247, Reuters e GauchaRZ