MAGAZINE LUIZA - Resultado no 4º trimestre de 2019
Positivo; alinhado às expectativas
Os resultados do Magazine Luiza no 4T19 foram alinhados com o BB-BIe. Tanto a GMV quanto a receita líquida atingiram as expectativas (+ 3,4% a/e + 2,5% a/e, respectivamente), impulsionadas por uma surpresa bem-vinda do mercado GMV, que ficou 9,2% acima de nossas projeções.
A margem bruta (-0,3 pp a/e), a margem EBITDA ajustada (+0,6 pp a/e) e a margem líquida (-0,1 pp a/e) não surpreenderam, pois já estávamos esperando
(i) um impacto positivo no lucro bruto margem devido ao aumento da receita do mercado e à venda de novos produtos com margens mais altas; e
(ii) pressão na margem EBITDA ajustada e na margem líquida decorrente dos resultados da Netshoes e aumento de investimentos em serviços e novos clientes.
Quanto à comparação anual, consideramos que o Magazine Luiza apresentou fortes resultados no 4T19 e 2019 como um todo. Em relação ao 4T19, destacamos o crescimento de GMV de 51,3% a/a, fortemente impulsionado pelas vendas no mercado, sem deixar de lado as vendas de 1P e lojas físicas que também apresentaram bons resultados.
O crescimento da GMV observado em 2019 (+38,7% a/a) foi uma das maiores preocupações da empresa durante o ano, uma vez que buscava expandir para aproveitar o efeito da rede. Nesse sentido, a empresa focou em aumentar
(i) o número de vendedores,
(ii) o sortimento de produtos e
(iii) a base de clientes ativos.
O Magazine Luiza também se concentrou em melhorar sua logística e serviços, a fim de reduzir o tempo de entrega.
Todas as medidas descritas acima impactaram as margens durante o ano de diferentes maneiras. A margem bruta aumentou 0,5 p.p. devido à expansão da participação do mercado na receita da empresa e à entrada em novas categorias. Por outro lado, a margem EBITDA ajustada diminuiu 1,4 p.p. a/a como resultado de maiores investimentos em nível de serviço e aquisição de novos clientes, além da consolidação dos resultados da Netshoes.
O consistente caso de investimento do Magazine Luiza apresenta resultados extraordinários trimestre após trimestre. Nossa perspectiva para a empresa continua muito positiva. Após incorporar os resultados do 4T19 em nosso modelo, nosso novo YE20 TP para MGLU3 é de R$ 69,50, e estamos alterando nosso rating para Outperform.
Enquanto continua investindo no ecossistema criado nos últimos anos, especialmente em 2019 com o ganho de escala observado, 2020 será o ano em que a empresa se concentrará em
(i) comunicar a seus clientes a existência desse ecossistema em que eles podem encontrar tudo o necessário,
(ii) fornecendo serviços de integração e gerenciamento aos vendedores atuais e futuros do mercado, por meio do MaaS, incluindo soluções financeiras e
(iii) integrando os negócios adquiridos (Netshoes, Época Cosméticos e Estante Virtual) para capturar todos os eficiência operacional gerada pela cadeia logística do Magazine Luiza.
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise do desempenho da MAGAZINE LUIZA no 4º trimestre/2019, elaborado por GEORGIA JORGE, analista, integrante do BB Investimentos