GPA - Resultado no 4º trimestre/2019
Alinhado com as expectativas; Multivarejo ainda prejudicando o todo
Os resultados do GPA no 4T19 (divisão alimentar Brasil) vieram em linha com nossas estimativas. Apesar de os resultados terem sido fracos na comparação anual, com margens consolidadas em queda, isso já era esperado diante das dificuldades que a divisão Multivarejo vem enfrentando, além do impacto negativo resultante da reforma de cerca de 50 lojas no último trimestre do ano.
Ao longo de 2020, o GPA terá que abordar uma série de questões na divisão Multivarejo, o que pode ser um grande desafio. No momento, mantemos a recomendação Outperfom e nosso preço-alvo 20E em R$ 127,00, até termos maior visibilidade em relação ao amadurecimento das iniciativas propostas.
Divisão Assaí.
O Assaí apresentou fortes resultados no 4T19, apoiados no amadurecimento de lojas abertas nos anos anteriores, bem como na abertura de novas lojas em locais acertados. Na comparação anual, a receita líquida do Assaí cresceu 19,3% a/a acompanhada de ganhos na margem bruta e na margem EBITDA ajustada (+1 p.p. a/a e +1,1 p.p. a/a, respectivamente).
Quanto às nossas estimativas, destacamos que a margem bruta e a margem EBITDA ficaram um pouco abaixo das expectativas (-0,9 p.p. r/e e -1,3 p.p. r/e, respectivamente), sendo a última em decorrência da maior representatividade do SG&A como percentual da receita.
Divisão Multivarejo.
Os resultados do Multivarejo no 4T19 foram fracos, em decorrência resultado
(i) da aceleração do processo de reforma e remodelação de 51 lojas no trimestre,
(ii) da quebra de estoque e
(iii) da necessidade de maiores promoções em todos os formatos, especialmente na bandeira Extra.
Em suma, a receita líquida caiu 2,3% a/a, enquanto a margem bruta e a margem EBITDA ajustada caíram 3,3 p.p. a/a e 2,4 p.p. a/a, respectivamente. Quanto às nossas estimativas, apesar da receita decepcionante (-3,9% r/e), esperávamos que as margens fossem mais pressionadas do que as observadas, razão pela qual nos surpreendemos positivamente: a margem bruta veio +0,5 p.p. r/e mais alta e a margem EBITDA ajustada +0,7 p.p. r/e.
O que há pela frente? A companhia segue focada em aproveitar ao máximo a divisão Assaí, com uma contínua expansão das lojas e uma maior penetração de produtos e serviços financeiros. No entanto, o grande desafio do ano está na divisão Multivarejo.
Além das iniciativas já em andamento, como
(i) a reforma de lojas Extra para o formato Compre Bem,
(ii) a renovação de lojas do PA e
(iii) a expansão do formato de proximidade,
a companhia terá que se concentrar em melhorar as operações nãoalimentares e , principalmente, na redução de rupturas em gôndolas, melhorando os sistemas de suporte logístico, os parâmetros de exposição e ajustes de demanda.
Acreditamos que os esforços do GPA em 2020 não serão leves, mas esperamos observar melhorias graduais já no 1T20.
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise do desempenho do GPA no 4º trimestre/2019, elaborado por GEORGIA JORGE, Analista, do BB Investimentos
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise do desempenho do GPA no 4º trimestre/2019, elaborado por GEORGIA JORGE, analista do BB Investimentos