RAIA DROGASIL - 4º Trimestre de 2019
Positivo; investimentos valendo a pena
Os resultados da Raia Drogasil referentes ao 4T19 vieram alinhados às nossas expectativas. Se, por um lado, o crescimento da receita devido à expansão orgânica e à capacidade da companhia em aumentar as vendas nas mesmas lojas acima da inflação já era esperado, por outro lado, também esperávamos uma maior pressão nas margens.
Embora os resultados não tenham sido surpreendentes, destacamos que 2019 foi muito relevante para a companhia, pois colocou em prática sua transformação digital focada em aumentar sua base de clientes e seus gastos médios. Dado o preço atual de RADL3 e a falta de upside para o nosso preço alvo, mantemos nossa recomendação em Market Perform.
Na comparação anual, excluindo os efeitos do IFRS 16, a RD apresentou resultados positivos. A receita cresceu +19,7% a/a, alavancada por uma dinâmica de preços mais promocional, o que causou uma maior pressão na margem bruta (-0,5 p.p. a/a).
Quanto à margem EBITDA ajustada, esta também sofreu queda devido à abertura de dois novos centros de distribuição (Guarulhos e Fortaleza) e pela transferência do centro de distribuição do Rio de Janeiro para a região metropolitana do Estado, atingindo 7,3% (-0,5 pp a/a).
Considerando nossas estimativas, tanto a receita líquida (+2,0% r/e) quanto a margem bruta (+0,2 p.p.r/e) vieram neutras. A margem EBITDA ajustada, no entanto, ficou ligeiramente abaixo de nossas estimativas devido à D&A abaixo do esperado em termos de porcentual da receita líquida (-4,4% ante -6,3% esperado). No mesmo sentido, a margem líquida também nos decepcionou devido a um resultado financeiro mais negativo (-3,2% da receita líquida ante -1,5% esperado).
A RD está trilhando o caminho de sua transformação digital. Sua importância está nos benefícios relacionados à crescente fidelidade e gasto médio do consumidor. No entanto, as lojas físicas também são uma peça essencial do todo, pois permitem que a companhia esteja disponível para os consumidores em diferentes momentos e formatos (multicanal). Em 2020, a RD continuará focada em
(i) melhorar seus apps e aumentar sua utilização,
(ii) expandir sua cobertura geográfica e
(iii) reduzir os prazos de entrega a partir das lojas.
Todas essas iniciativas devem contribuir para aumentar a representatividade dos clientes multicanais, o que se traduz em maior lealdade, participação no share of wallet e gasto médio.
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise do desempenho da RAIA DROGASIL no 4º trimestre/2019, elaborado por GEORGIA JORGE, analista do BB Investimentos