Flash de Mercado
VIA VAREJO - Aquisição da ASAPLog
Hoje, 27.04, a Via Varejo comunicou ao mercado a aquisição da ASAPLog Ltda.
“ASAPLog”, empresa de tecnologia que atua no setor de logística. Trata-se de uma companhia sediado em Curitiba e que, atualmente, fornece o serviço de logística não apenas de longa distância (através de parcerias), mas também de última milha através da solução de crowdshipping (sistema de entrega de produtos por pessoas que se utilizam do seu próprio meio de transporte e recebem roteiros de entregas após se cadastrarem em determinado aplicativo).
Por meio dessa aquisição, a Via Varejo ataca um dos principais pilares de uma empresa com a pretensão de ser forte no e-commerce: sua capacidade logística para entrega de produtos adquiridos pelos consumidores tanto no 1P, quanto em sua plataforma de marketplace (3P).
Hoje, a capacidade de uma companhia entregar produtos em um prazo reduzido aliado a um custo baixo de frete, pode ser considerada uma grande vantagem competitiva frente aos seus pares, na medida em que esses dois fatores são relevantes no momento de tomada de decisão do cliente.
Em períodos recentes, pares da Via Varejo realizaram movimentos semelhantes ao ora Observado. Em 2018, a Magazine Luiza adquiriu a LogBee com vistas a aprimorar a entrega de última milha e reduzir os prazos de entrega, originalmente para o 1P apenas.
Da mesma forma, a B2W Digital lançou, em agosto do ano passado, um aplicativo (“Voe!”) que conecta entregadores independentes na sua plataforma logística e que se utiliza das mais de 1.500 lojas físicas da Lojas Americanas e dos pontos de vendas físicos de vendedores do marketplace para a entrega de produtos.
Ao nosso ver, apesar do movimento da Via Varejo estar atrasado frente aos seus pares, vemos como positivo o fato de que a ASAPLog já começar provendo seus serviços tanto para o 1P, quanto para o marketplace (3P), de forma a permitir que a companhia ataque simultaneamente os prazos e custos de entrega em ambas as plataformas e, com isso, reduzir o gap existente entre a sua logística e de seus pares.
Observamos, outrossim, que a companhia tem como um de seus objetivos este ano duplicar o número de minihubs (lojas físicas que também recebem produtos adquiridos via e-commerce) de 60 para 120 no total, os quais, aliado à aquisição ora analisada, devem reduzir os prazos de entrega em até 50%.
Dessa forma, apesar da Via Varejo não ter divulgado o valor da aquisição, vemos este movimento como de fundamental importância para que a companhia siga perseguindo uma posição de relevância entre as companhias fortes no e-commerce.
Como mencionado anteriormente, a sua capacidade logística é um pilar importante para aumentar sua presença no e-commerce, mas não é o único. A Via Varejo deve ainda nos mostrar sua capacidade em aumentar o número de categorias de produtos e de vendedores (sellers) no seu marketplace.