A rede O Boticário atua no segmento de perfumaria e cosméticos. Possui 3.550 pontos de venda dos quais 135 são de propriedade da Empresa. Os demais integram sua rede de franquias, pertencendo a cerca de 900 franqueados.
A Rede conta com 75 lojas no exterior: EUA, Japão, Portugal, Arábia Saudita, Paraguai, Venezuela, Angola e Moçambique. Cerca de 100 outros pontos não exclusivos de venda integram sua rede no exterior.
Além da marca Boticário, a Empresa opera também com as marcas "Eudora", "Skingen Inteligência Genética", "Quem disse, Berenice?" e "The Beauty Box".
Seu market share de 8,2% a posiciona em 5º lugar em um mercado ocupado pela Natura em 14,5%, pela Unilever em 10,7%, pela Avon em 8,8% e pela Procter & Gamble em 8,3%.
Em um cenário de concorrência originalmente acirrada, tornada ainda mais intensa pela entrada de concorrentes internacionais, a rede O Boticário deflagrou recentemente processo de reformulação das 3.550 lojas, com orçamento quadrianual de R$1 bilhão.
A Empresa possui uma fábrica no Paraná, no município de São José dos Pinhais e seu projeto de investimento inclui a construção de uma segunda em Camaçari, na Bahia.
Seus franqueados serão responsáveis por parcela importante do investimento e aqueles que se dispuserem a aplicar em novas unidades poderão contar com o financiamento bancário que apoiará todo esse processo de modernização. O crédito alcança R$562 milhões e foi aprovado recentemente pelo BNDES, conforme noticiado pelo JORNAL FRANQUIA, em 12.04.2013. Confira no endereço a seguir:
http://www.jornalfranquia.com.br/?pg=desc-noticias&id=2714&nome=O%20BOTIC%C1RIO%20-%20Empr%E9stimo%20do%20BNDES%20viabilizar%E1%20nova%20f%E1brica%20e%20148%20novas%20franquias
A Empresa faturou R$6,9 bilhões em 2012, revelando crescimento de 25,0% em comparação com o ano anterior. Para 2013, são metas expandir receitas em 20% e em 163 o número de unidades franqueadas no País.