Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising: Alimentação Bebidas Restaurantes Pizzarias

30 de Junho de 2013 as 01:06:42



ÁGUA DOCE SABORES DO BRASIL - Franquia recebe "Selo Destaque Sustentabilidade"


 
A Água Doce Sabores do Brasil – rede com mais de 100 restaurantes presentes em dez estados e no Distrito Federal - que recebeu o título de Franqueadora do Ano (Prêmio ABF Santander Destaque Franchising 2013), destacou-se também como uma das franqueadoras brasileiras mais preocupadas com meio ambiente e responsabilidade social.
 
Por isso, recebeu ontem, da AFRAS Associação Franquia Sustentável, o Selo Destaque Sustentabilidade.
 
O Selo Destaque Sustentabilidade é destinado às franqueadoras com as melhores práticas de responsabilidade social e sustentabilidade. E o projeto da Água Doce, iniciado em 2009, foi reconhecido por sua qualidade e resultados.
 
Na Água Doce, as ações só crescem, não apenas na franqueadora, mas com o apoio e participação das franquias. São diversas ações que visam à proteção dos recursos naturais, o apoio a comunidades locais e a conscientização dos colaboradores e clientes da rede.
 
Em 2012, a marca obteve o amadurecimento e colheu resultados desta verdadeira transformação de valores e processos, através do crescimento dos eventos solidários e da completa atenção ao tema sustentabilidade em todas as iniciativas da marca.
 
 “A Água Doce percebeu que cuidados com a sustentabilidade não inviabilizam seu modelo de negócios. Pelo contrário, promovem economia, eficiência, engajamento e aumento da lucratividade. Não nos limitamos a preparar uma ação pontual com o tema Sustentabilidade. Ao contrário, realizamos uma completa reestruturação do negócio, visão e valores. Todos os seus processos cotidianos foram revistos para haver uma redução no impacto ambiental”,
explica o franqueador Delfino Golfeto, presidente da marca.
 
Conheça as ações – As mudanças promovidas pela Água Doce desde a implantação de seu projeto de sustentabilidade e responsabilidade social foram muitas. Toda a estrutura do negócio foi impactada por uma mudança nos valores.
 
A realização de jantares beneficentes e do Doce Dia (evento beneficente anual); doações ao Teleton; renovação de móveis, louças e mudanças que geraram economia de papel, madeira e água; além da reciclagem de óleo, estão entre as alterações que se fazem sentir em toda a rede, gerando economia de recursos na operação em geral.
 
O Doce Dia é um evento anual que ocorre nas franquias de todo o Brasil e durante o qual o valor da venda do Escondidinho – um dos itens mais pedidos do cardápio da rede – é revertido ao Teleton. Em 2012, a Água Doce doou R$ 160.000,00 ao programa – maratona exibida por canais de TV com o objetivo de conscientizar a população a respeito das possibilidades de um deficiente físico, gerando grande mobilização social, e arrecadar fundos para a AACD.
 
“Todos os colaboradores participam direta ou indiretamente. E clientes das mais de 100 unidades participam consumindo o Escondidinho no Doce Dia”,
orgulha-se Golfeto.
 
Diversas franquias da rede também promovem jantares beneficentes com o objetivo de apoiar as comunidades locais, ajudando na compra de material escolar para crianças carentes, em campanhas para a conscientização da importância da doação de órgãos e outros. A franqueadora criou inclusive uma cartilha que ensina aos franqueados como realizar de maneira adequada este tipo de ação.
 
A preocupação com a sustentabilidade também é marcante. O estande da Água Doce na ABF Expo 2013 foi construído dentro de padrões sustentáveis, com materiais ecologicamente corretos e, por isso, foi premiado. Além disso, para escolher seus fornecedores homologados, a Água Doce leva em conta a preocupação dessas empresas com questões de sustentabilidade e responsabilidade social.
 
Já que, pela própria natureza do negócio, há um grande consumo de óleo de cozinha em todas as unidades da Água Doce, foi realizada uma parceria com a empresa Óleo&Óleo, que disponibilizou às unidades da rede o equipamento para retirar os óleos e gorduras usadas, de animais e vegetais. Assim, as unidades descartam seu óleo de maneira ecológica e recebem, em troca, detergentes que podem ser utilizados na limpeza.
 
Recentemente aconteceu, na Água Doce, a mudança dos móveis das unidades, para deixá-las mais bonitas e reforçar a preocupação da rede com o tema da sustentabilidade. “Isso gerou economia na manutenção e diminuiu o consumo de água na limpeza, graças à diminuição do uso das toalhas”, explica o franqueador.
 
A preocupação com a saúde e bem-estar dos clientes também é constante. Nas unidades da rede existem assentos reservados a pessoas obesas e assentos sem estofado, para serem usados por pessoas alérgicas.
 
A operação também passou por alterações, incluindo a modificação das cozinhas. Diversos pratos foram readequados e ocorreu uma reengenharia completa no pré-preparo, manipulação e porcionamento dos alimentos. As alterações resultaram em redução de custos, aumento da lucratividade das unidades e na diminuição do impacto ambiental (redução de desperdício, uso de eletricidade e água) da operação. O uso de equipamentos como torneiras com sensores também contribuiu nesse sentido.
 
Houve ainda a diminuição do uso de tábuas de madeira, já que muitos pratos do cardápio eram servidos dessa maneira. O informativo interno da rede agora é distribuído eletronicamente, evitando gasto de papel.
 
E, se a impressão de documentos for necessária, a Água Doce utiliza papel reciclado. Com isso, é possível evitar a derrubada de árvores. O estímulo ao plantio de mudas, por parte da franqueadora, também ajuda a reduzir a pegada de carbono.
 
“Graças à amplitude com que o tema sustentabilidade esteve presente em seu projeto, a unidade de Umuarama recebeu do Prêmio de Design ABF Retail Design Institute uma Menção Honrosa. Este é apenas um exemplo de como a Água Doce se esforça para ser cada vez mais uma rede sustentável e que age com responsabilidade social”,
conclui o franqueador.
 
Sobre a Água Doce
 
A rede Água Doce é composta por mais de 100 restaurantes presentes em dez estados e no Distrito Federal. Os clientes podem degustar delícias da culinária nacional, sempre servidas em fartas porções, acompanhadas pelo que há de melhor em cachaças e outras bebidas com ou sem álcool.
 
Delícias como Filés Água Doce (mignon, de frango ou de tilápia empanados, cobertos por molho de tomates e gratinados com queijo), em porção que serve até quatro apetites); Saladas Água Doce e Refrescante; Tilápia Crocante; Filé Carioca (mignon com leve molho de cachaça); Carne de Sol Caipira (com molho de requeijão); Supremo Água Doce (filé de frango à milanesa com molho branco); Costelinhas suínas (Água Doce e Mineira); Tutu à Mineira; Feijão Tropeiro e Arroz Carreteiro fazem a refeição mais do que completa.
 
A Família Escondidinho, grande sucesso da rede Água Doce, não poderia deixar de ser citada: Escondidinho (carne de sol coberta por cremoso purê de mandioca, requeijão e gratinado com mussarela), Arrumadinho (o mesmo preparo, levando o frango no lugar da carne de sol), Amontoadinho (de camarão) e Portuguesinho (de bacalhau) são pratos de sabor inigualável!
 
Quem quer beliscar conta com Bolinho de Carne de Sol, Camarão Crocante; Filé Aperitivo ou Linguiça na Chapa com Polenta; Ninho (filé de frango aperitivo com batatas fritas); Isca de Tilápia; Bolinho de Bacalhau; Casquinha de Siri; Caldos Verde, de Mandioquinha, Camarão, Palmito, Carne de Sol com Mandioca e de Feijão à Mineira; Moela à Mineira e as tradicionais polenta e batatas fritas e mandioca com bacon.
 
Em se tratando de cachaças, a Água Doce oferece especialidades de diversos locais do Brasil, dando ênfase às melhores do País. Há, ainda, mais de noventa tipos de coquetéis com ou sem álcool.


Fonte: Jornal Dia Dia





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Casa do Sorvete Jundiá é novidade na Vila Formosa 02/02/2011
Casa do Sorvete Jundiá é novidade na Vila Formosa
 
MegaMatte fatura 42% a mais em 2010 e projeta lucro maior em 2011 27/01/2011
MegaMatte fatura 42% a mais em 2010 e projeta lucro maior em 2011
 
“Combinação saborosa 11/01/2011
“Combinação saborosa", Espetinhos Mimi na Festa do Figo
 
Empada Brasil inaugura novo ponto de venda em Salvador 11/01/2011
Empada Brasil inaugura novo ponto de venda em Salvador
 
17/12/2010
Oportunidades de sucesso no Shopping das Franquias: ClickSushi, Tostare Café, MiniChefes e Camarão na Rede
 
Franquias para lucrar no verão 30/11/2010
Franquias para lucrar no verão
 
17/11/2010
SPOLETO PROMOVE CAMPEONATO INTERNACIONAL DE MALABARISMO DE MASSAS & VERNISSAGE ARTE URBANA
 
Espetinhos Mimi participa da Rio Franchising Business 2010 05/11/2010
Espetinhos Mimi participa da Rio Franchising Business 2010
 
O que o Salão do Automóvel tem haver com Espetinhos Mimi? 26/10/2010
O que o Salão do Automóvel tem haver com Espetinhos Mimi?
 
São Paulo ganha duas novas unidades do Donnas’s 22/10/2010
São Paulo ganha duas novas unidades do Donnas’s
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites