GPA Grupo Pão de Açúcar - Resultados no 4º trimestre/2014
Vendas fracas na Multivarejo e Via Varejo, mas margens fortes e fluxo de caixa no GPA
Os resultados consolidados GPA 4Q14 foram positivos, puxado por um impressionante desempenho de Cnova vendas (+ 211,6% face ao período homólogo) e ganhos de margem tanto em Food and Non-Food Business.
A posição de caixa no final de 2014 atingiu R $ 11,1 bilhões, um acréscimo de R $ 2,8 bilhões em relação ao ano anterior, como resultado da melhoria ainda maior geração de caixa de capital e rendimentos de trabalho desde o Cnova IPO.
O desempenho dos segmentos Multivarejo e Via Varejo top de linha, no entanto, manteve-se fraco (+ 0,3% e + 0,9% face ao período homólogo, respectivamente), devido ao cenário macroeconômico desafiador nacional, o que reduziu o tráfego dos consumidores em supermercados, impactou as vendas de bens duráveis e resultou em um SSS decepcionante (+ 1,0% em Multivarejo e + 1,5% em Via Varejo).
De acordo com a administração da empresa, o formato de conveniência foi um bom desempenho e, a fim de melhorar hipermercados vendas do Extra, foram lançados uma série de novas medidas, tais como melhorias operacionais nas lojas, ajustes a variedade, melhor comunicação e reforço estratégia de competitividade de preços.
GPA Consolidado
Top de linha. A receita líquida consolidada cresceu 16,2% no período em relação ao 4Q14 4T13, para R $ 22,8 bilhões, cenário macroeconômico independentemente difícil. Impulsionada por Assaí bom desempenho (+ 26,6% face ao período homólogo), Food Business chegou a R $ 10,6 bilhões (+ 5,6% face ao período homólogo) e foi responsável por 46,7% das vendas líquidas totais (versus 53,6% no 4T13).
Os negócios no segmento Não Alimentar obtiveram o impressionante incremento de 39,3%, para R $ 12,2 bilhões, devido a grande performance do segmento Cnova (+ 211,6% face ao período homólogo).
As vendas consolidadas do segmento Same Store cresceram abaixo da inflação, apenas 4,3%, como resultado de uma forte base de comparação (+ 10,8% no 4T13). Durante 4Q14, a empresa abriu 117 novas lojas: 50 no segmento Alimentos (31 Minimercado Extra 11 Minuto Pão de Açúcar, 7 Pão de Açúcar, 3 Super Extra, 4 Assaí e uma droga loja) e 67 em segmento Não Alimentos (31 Casas Bahia, Ponto Frio e 19 de 10 lojas Móveis). O Total de Capex totalizou R $ 776 milhões no trimestre (+ 40,5% face ao período homólogo).
Margens operacionais.
Margem Bruta Consolidada subiu para 26,7% (+70 bps YoY), devido a melhorias nas categorias de massa e formatos na Multivarejo e Via Varejo. Gestão enfatizou que as margens brutas ganhos não veio de ajustes de preços e política da empresa permanece em competitividade de preços.
As despesas operacionais (comerciais, gerais e administrativas) cresceram 17,0% no período, para R $ 3,6 bilhões, o que representa 18,6% da Receita Líquida (20 bps YoY), devido ao aumento de salário acima da inflação, os gastos mais elevados em razão da abertura de lojas e reformas e maiores investimentos em marketing na Multivarejo. Como resultado, a margem EBITDA ajustada melhorou ligeiramente inferior a Margem Bruta, a cerca de 40 bps no período, para 9,9%.
Resultado Financeiro e Bottom line.
As despesas financeiras líquidas levantou 31,2% do 4T13 para 4Q14, alcançando R $ 430 milhões. No período, a taxa de CDI subiram 18,3% e a empresa teve um aumento de R $ 55 milhões na Atualização de outros ativos e passivos linha relacionada com a atualização monetária não recorrente do saldo de ICMS a recuperar no 4T13 - em 4Q14 retornou ao nível de períodos anteriores.
A dívida bruta ficou estável em R $ 6,8 bilhões, mas caixa e aplicações financeiras aumentaram 32,9%, para R $ 11,1 bilhões, devido à melhoria ainda maior geração de caixa de capital e rendimentos de trabalho desde o Cnova IPO. Como resultado, mesmo incluindo a dívida da Via Varejo (R $ 2,9 bilhões), a posição de caixa líquido da empresa foi positivo em R $ 1,4 bilhões.
Lucro Líquido Ajustado consolidado aumentou 21,3% em relação ao 4T13 4Q14, para R $ 919 milhões. Se considerarmos Outras Receitas e Despesas Operacionais, no entanto, o Lucro Líquido foi de R $ 673 milhões (-2,1% em termos homólogos).
Confra no anexo a íntegra do relatório sobre o desempenho do GPA Grupo Pão de Açúcar, assinado por MARIA PAULA CANTUSIO e MARIO BERNARDES JUNIOR, analistas de investimento do BB INVESTIMENTOS.