Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Economia e Finanças

Quarta-Feira, Dia 18 de Março de 2015 as 19:03:05



PONTE RIO NITEROI - ECORODOVIAS vence leilão com desagio de 36%


A empresa ECORODOVIAS Infraestrutura e Logística S.A. venceu o leilão da BR-101/RJ (Ponte Rio-Niterói), realizado pela ANTT Agência Nacional de Transportes Terrestres na manhã desta 4ª feira, 18.03, na BM&FBovespa, em São Paulo SP.
 
O lance de tarifa proposta pela empresa é de R$ 3,28442, o que representou 36,67% de deságio – diferença do valor máximo estabelecido no edital e o montante oferecido pela empresa vencedora da concessão.
 
A nova tarifa será de R$ 3,70, a atual é R$ 5,20
 
De acordo com o resultado do leilão, o preço do pedágio ficará mais barato para os motoristas. Atualmente a tarifa é de R$ 5,20. Estima-se que, com a nova proposta, o preço do pedágio deve cair para R$ 3,70 a partir de 1º de junho.  A diferença entre este valor e o resultado do leilão se deve à projeção da variação do IPCA em relação à data base do contrato, janeiro de 2014.
 
Em segundo lugar ficou Consórcio Nova Guanabara, com um lance de R$ 3,35900 e deságio de 35,23%.  E, em terceiro, TPI – Triunfo Participações e Investimentos S.A. , com lance de R$ 3,86999 e deságio de 25,38%.
 
Para o diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos, o leilão foi realizado com grande sucesso.
 
“Conseguimos ter uma redução significativa na tarifa, incluindo grandes obras de fundamental importância para o estado do Rio de Janeiro”,
 
afirmou. Segundo o diretor, as obras ajudarão a diminuir o trânsito e o fluxo da Ponte Rio-Niterói.
 
Já o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, disse que o leilão foi mais um sucesso do governo.
 
“Foi excelente. Com a ajuda da iniciativa privada, o governo federal não precisará colocar investimentos e ainda teremos uma economia de 36,67% em relação ao valor do edital”,
 
disse o ministro.
 
Para o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, “esse primeiro leilão de 2015 mostra que ainda existe apetite dos investidores para apostar nas concessões do país”.
 
O representante da empresa vencedora, Marcelino Rafart Seras informou que a empresa está muito orgulhosa com o resultado do leilão e garantiu que a Ecorodovias está preparada para assumir todos os compromissos previstos no edital:
 
“A proposta que fizemos é justa e viável. Estaremos em contato com o governo do estado do Rio de Janeiro para darmos início, o quanto antes, às obras previstas”.
 
 
Obras iniciais
 
Como principais obras obrigatórias iniciais, a concessionária deverá implantar uma alça de ligação do sistema rodoviário à Linha Vermelha com o objetivo de evitar que os usuários com destino à Baixada Fluminense e à Rodovia Presidente Dutra utilizem a Avenida Brasil.
 
Além disso, deverá ser implantada a obra da Avenida Portuária, permitindo o acesso de veículos pesados da Avenida Brasil à área do porto, evitando a passagem dos caminhões às vias de acesso e saída da Ponte e melhorando, dessa maneira, a fluidez do tráfego local.
 
Também deve ser implantada uma passagem subterrânea sob a Praça Renascença em Niterói, na direção da Avenida Feliciano Sodré, com o objetivo de proporcionar maior fluidez ao tráfego do sistema rodoviário.
 
As novidades visam reduzir os congestionamentos sobre a Ponte no sentido Niterói-Rio, beneficiando não só os usuários que se destinam a Avenida Brasil, Linha Vermelha, Linha Amarela e Baixada Fluminense, como todos os demais que se dirijam ao Centro, Zona Sul e Zona Norte, e que também ficavam retidos.
 
As obras também objetivam a redução significativa dos congestionamentos nas Avenidas Perimetral, Francisco Bicalho e Rio de Janeiro em direção à Ponte gerados na entrada da Avenida Brasil.
 
151 mil veículos/dia
 
Com fluxo médio de 151 mil veículos por dia, a melhoria da fluidez nos acessos à Ponte visa beneficiar os usuários com redução do tempo de travessia, da emissão de gases poluentes e da ociosidade laboral.
 
Usuário
 
O Programa de Exploração da Rodovia (PER), elaborado pela ANTT, estabelece a exigência de Sistemas de Atendimento ao Usuário (SAU), compreendendo, no mínimo, atendimento médico de emergência; socorro mecânico; combate a incêndios e apreensão de animais na faixa de domínio; sistema de informações aos usuários; sistema de reclamações e sugestões.
 
O SAU deve contar com equipes locadas em Bases Operacionais (BSOs), implantadas pela concessionária ao longo do trecho. As BSOs deverão dispor de instalações de atendimento aos usuários, por meio de atendentes ou totens eletrônicos, 24 horas por dia, todos os dias do ano.
 
A concessionária deverá preparar o Plano de Ação do 1º Ano de Concessão, que visará atender aos parâmetros de desempenho estabelecidos no PER, priorizando as áreas de maior risco e maior índice de acidentes.
 
Histórico
 
A ANTT, criada em 2001, regula e fiscaliza a exploração de infraestrutura e prestação de serviços de transporte terrestre, inclusive contratos já celebrados antes da sua criação, resguardando os direitos das partes e o equilíbrio econômico-financeiro dos respectivos acordos.
 
Com 13,2 quilômetros de extensão, a Ponte Rio-Niterói foi inaugurada em 4 de março de 1974. Após 21 anos de administração pública, foi concedida para iniciativa privada com o objetivo de exploração e investimento na infraestrutura, em 1º de junho de 1995, pelo período de 20 anos. A licitação foi a pioneira do programa de concessões rodoviárias.
 
O novo modelo de concessão consiste na exploração por 30 anos da infraestrutura e da prestação do serviço público de operação, manutenção, monitoração, conservação e implantação de melhorias do sistema rodoviário, no trecho de acesso à Ponte Rio-Niterói, no entroncamento com a RJ-071 (Linha Vermelha), no Estado do Rio de Janeiro.
 
A participação popular foi destaque na construção do processo licitatório. Em 2014, a ANTT ouviu os usuários para colher sugestões. Foram realizadas duas audiências públicas, uma no Rio de Janeiro/RJ e outra em Brasília/DF, e uma reunião participativa em Niterói/RJ.


Fonte: ANTT





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
BC eleva de 2,3% para 3,2% a projeção do PIB em 2024 26/09/2024
BC eleva de 2,3% para 3,2% a projeção do PIB em 2024
 
QUEROSENE DE AVIAÇÃO - Preço reduzirá 9,1% a partir de 1º de outubro 26/09/2024
QUEROSENE DE AVIAÇÃO - Preço reduzirá 9,1% a partir de 1º de outubro
 
IPEA revisa Projeção de INFLAÇÃO pelo IPCA de 4% para 4,4% em 2024 26/09/2024
IPEA revisa Projeção de INFLAÇÃO pelo IPCA de 4% para 4,4% em 2024
 
BC da CHINA injeta US$ 142 BI na economia: IBOVESPA sobe e DÓLAR cai no Brasil 25/09/2024
BC da CHINA injeta US$ 142 BI na economia: IBOVESPA sobe e DÓLAR cai no Brasil
 
IPCA-15 - Prévia da Inflação recua em setembro e na comparação anual 25/09/2024
IPCA-15 - Prévia da Inflação recua em setembro e na comparação anual
 
HORÁRIO DE VERÃO - Poderá trazer economia de R$ 400 MI em 5 meses 25/09/2024
HORÁRIO DE VERÃO - Poderá trazer economia de R$ 400 MI em 5 meses
 
RECEITA FEDERAL permite Atualização de Valor de Imóvel na Declaração do IR 25/09/2024
RECEITA FEDERAL permite Atualização de Valor de Imóvel na Declaração do IR
 
INMET divulga Alerta de Perigo para o RS: Chuvas Intensas e Ventos Fortes 24/09/2024
INMET divulga Alerta de Perigo para o RS: Chuvas Intensas e Ventos Fortes
 
ONU: LULA critica Incapacidade de Negociação entre Líderes Mundiais 24/09/2024
ONU: LULA critica Incapacidade de Negociação entre Líderes Mundiais
 
LULA E HADDAD reúnem-se com Agências de Risco nos EUA 23/09/2024
LULA E HADDAD reúnem-se com Agências de Risco nos EUA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites