Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Investimentos

10 de Novembro de 2020 as 08:45:39



MERCADOS - Abertura em 10.11.2020: Queda do Ibovespa e Alta de Juros e do Dólar


CONEXÃO MERCADO – ABERTURA em 10.11.2020
Roger Marçal – Gerente
Eduardo Toneto do Livramento
Elifrancis Braga Almeida
do BB DIMEF Cenários Financeiros
MERCADO EXTERNO
 
Mercados divididos entre esperança com tratamentos/vacinas contra o covid-19 e estresse político americano
 
► No exterior, mercados seguem divididos após rally da véspera impulsionado pela
notícia de eficácia de 90% da vacina produzida pela Pfizer e vitória de Joe Biden. Hoje, o movimento parece ter perdido forças, apesar da informação de que o tratamento de anticorpos da Eli Lily recebeu autorização da FDA (equivalente à Anvisa no Brasil) para uso emergencial, prometendo redução do risco de hospitalizações pelo covid-19.
 
► Quanto às eleições, a equipe de campanha de Trump continua tentandobloquear o resultado na Pensilvânia, sem apresentar justificativas contundentes de fraude sistemática, enquanto o presidente tenta dificultar uma transição pacifica de poder. Neste interim, o procurador geral dos EUA, William Barr, autorizou os promotores federais a buscarem “alegações substanciais” de irregularidades nas eleições.
 
► Em relação aos indicadores, na China, o índice de inflação ao consumidor (CPI)
avançou 0,5% na comparação anual de outubro, pouco abaixo da previsão de +0,8%. Na Alemanha, o índice Zew de condições atuais da economia recuou de -59,5pts em outubro para -64,3 pts em novembro (esp. -65,0), enquanto o índice de expectativas cedeu de 56,1 pts para 39,0 pts no mesmo período, menor que os 41,7 pts previstos.
 
► Futuros do Nasdaq e Dow Jones recuam, com a migração dos investidores das
gigantes de tecnologia (stay at home) para setores mais afetados pela pandemia,
favorecendo o Dow Jones.
 
    O dólar avança contra seus pares principais e emergentes. Além da decepção com o CPI chinês, a expectativa de retorno nas atividades, devido à possível administração de vacinas no curto prazo, reforça a ideia de retorno da inflação, o que implicaria em uma maior pressão para elevação de juros pelo Fed mais cedo do que se previa.
 
     A exceção fica para a libra esterlina, que segue fortalecida especialmente após o governo do Reino Unido anunciar a distribuição de uma vacina contra o covid-19 no início de dezembro, além da rejeição pela Câmara dos Lordes de uma clausula de um projeto de lei que permitiria o governo violar os termos do tratado de retirada da UE.
 
► Na agenda do dia, destaque apenas para a bateria de discursos dos dirigentes do Fed (Kaplan, Rosengren, Brainard e Quarles). Neste sentido, acreditamos em um dia de realizações, com investidores contrabalançando notícias sobre vacinas e tratamentos contra o covid-19 e a constante piora da pandemia nos EUA e Europa e imbróglios políticos americanos.
 
Expectativas para o dia
 
► Dólar contra: Principais: Alta (vacinas + expectativas de pressões inflacionárias > elevação de juros pelo Fed) Emergentes: Alta (vacinas + expectativas de pressões inflacionárias > elevação de juros pelo Fed)
 
► Taxas dos Treasuries: Queda
 
► Commodities: Queda
 
► Bolsas: Queda
 
MERCADO INTERNO
 
Mercados domésticos devem seguir direcionados pelo ambiente global, sem perder de vista as questões fiscais em aberto
 
► No Brasil, após o rali recente, os mercados devem embolsar parte dos ganhos, embora voláteis, monitorando o ambiente global, enquanto aguardam novos avanços na agenda econômica que só devem ocorrer após as eleições municipais.
 
► Em entrevista à CNN, ontem à noite, Maia afirmou que o Brasil irá explodir no próximo ano caso não haja articulação para a votação de propostas no Legislativo, em mais uma cobrança para que o governo mobilize sua base e garanta a aprovação de matérias prioritárias para recuperação econômica.
 
► Maia quer suspender o recesso parlamentar para votar o Orçamento de 2021 e a PEC Emergencial, que regulamentará os gatilhos previstos no teto de gastos, para que os cortes de despesas com funcionalismo possam ser antecipados.
 
► A equipe econômica trabalha em alternativas para manter os programas de crédito bem sucedidos em 2021, com o objetivo de dar tração à recuperação da atividade econômica, e criar também um programa de microcrédito para permitir que beneficiários do programa Bolsa Família e os informais possam ganhar autonomia como Microempreendedores Individuais.
 
► A Anvisa suspendeu os estudos clínicos da vacina CoronaVac, após a ocorrência de um evento grave. O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou à TV Cultura que o caso nada tinha a ver com a Coronavac e que, por isso, se surpreendeu com a decisão da agência.
 
► Por fim, o debate sobre a possibilidade de intervenções do BC no câmbio até o fim de ano para suavizar o potencial efeito dos ajustes relacionados ao “overhedge” dos bancos segue no radar dos investidores. A maioria dos analistas acredita que a autoridade monetária pode dar algum suporte apenas pontual aos mercados.
 
Expectativas para o dia
 
► Dólar: Alta (em linha com o movimento das demais moedas emergentes + desconforto fiscal + ruídos locais) -> Contraponto: ajuste técnico.
 
► Juros: Alta (preocupações fiscais + alta do dólar + expectativa pelo leilão do Tesouro)  -> Contraponto: sinalização de juros baixos.
 
• Ibovespa: Queda (seguindo os pares globais + incertezas locais + ajuste técnico) -> Contraponto: ampla liquidez global + cenário de juros baixos
 
Confira no anexo a íntegra do relatório a respeito, elaborado por Roger Marçal – Gerente, Eduardo Toneto do Livramento e Elifrancis Braga Almeida, do BB DIMEF Cenários Financeiros
 

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: Roger Marçal – Gerente, Eduardo Toneto do Livramento e Elifrancis Braga Almeida, do BB DIMEF Cenários Financeiros





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
PETROBRAS: Resultado no 4º Trimestre/2023: Empresa Robusta 21/03/2024
PETROBRAS: Resultado no 4º Trimestre/2023: Empresa Robusta
 
NETANYAHU nega possibilidade de interrupção de bombardeios em Gaza 30/10/2023
NETANYAHU nega possibilidade de interrupção de bombardeios em Gaza
 
BRASKEM - Produção e Vendas no 3º Trimestre/2023: Trimestre Negativo 30/10/2023
BRASKEM - Produção e Vendas no 3º Trimestre/2023: Trimestre Negativo
 
BMG - Resultado no 2o. Trimestre/2023: Ápice da Pressão de Custos 09/10/2023
BMG - Resultado no 2o. Trimestre/2023: Ápice da Pressão de Custos
 
SABESP - Resultado no 2o. Trimestre/2023: POSITIVO 09/10/2023
SABESP - Resultado no 2o. Trimestre/2023: POSITIVO
 
LOCALIZA - Resultado no 2o. Trimestre/2023 : NEUTRO 09/10/2023
LOCALIZA - Resultado no 2o. Trimestre/2023 : NEUTRO
 
GUIA TÉCNICO DE AÇÕES, 15.09.2023. NOVO RELATÓRIO - Avalie se convém investir 18/09/2023
GUIA TÉCNICO DE AÇÕES, 15.09.2023. NOVO RELATÓRIO - Avalie se convém investir
 
AMBEV - Resultado 2º Trimestre/2023: Desempenho Consistente. 04/09/2023
AMBEV - Resultado 2º Trimestre/2023: Desempenho Consistente.
 
BRADESCO - Resultado no 2º Trimestre/2023: Momento Desafiador 04/09/2023
BRADESCO - Resultado no 2º Trimestre/2023: Momento Desafiador
 
VIA - Resultado no 2º Trimestre/2023: NEGATIVO 03/09/2023
VIA - Resultado no 2º Trimestre/2023: NEGATIVO
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites