Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

07 de Agosto de 2018 as 02:08:15



STRAVA SCANDAL Aplicativo de Fitness exibe Bases Militares Secretas dos EUA. Pentágono proibe geolocalizadores


Strava havia sugerido que usuários militares "excluissem" o mapa de calor à medida que a linha se aprofunda
 
 
O Departamento de Defesa dos EUA proibiu nesta 2ª feira, 06.08.2018, o uso de dispositivos eletrônicos com geolocalização nas instalações militares consideradas "operacionais"
 
A norma não apontou os locais mencionados, mas o portavoz do Pentágono Robert Manning esclareceu que a diretriz afetará militares americanos lotados no exterior.
 
Empresa de rastreamento de condicionamento físico havia antes sugerido que locais secretos de base do exército foram tornados públicos pelos usuários, enquanto o pessoal civil e militar das bases movimentavam em seu interior e nas áreas externas, nas atividades rotineiras e ao praticar exercícios..
 
 
Um mapa de calor Strava exibindo o centro de Pyongyang, Coréia do Norte. Foto: Mapa de calor Strava
 
 
A Strava, empresa de acompanhamento de condicionamento físico, defendeu a publicação de heatmaps que revelam acidentalmente posições militares sensíveis, argumentando que a informação já foi divulgada pelos usuários que a carregaram.
 
Após as revelações, os militares em todo o mundo estão contemplando a proibição de rastreadores de fitness para evitar futuras violações. Além da localização das bases militares, as identidades dos membros individuais do serviço também podem ser descobertas, se estiverem usando o serviço com as configurações de privacidade padrão.
 
O "mapa de calor global" mostra, de forma agregada, todas as atividades públicas enviadas para o aplicativo ao longo de sua história. Nas grandes cidades, ele ilumina rotas de corrida populares, mas em locais menos visitados pode destacar áreas com uma concentração incomumente alta de indivíduos conectados e com foco em exercícios - como o pessoal militar ativo atuando no exterior.
 
Em um comunicado, a Strava disse:
 
“Nosso mapa de calor global representa uma visão agregada e anônima de mais de um bilhão de atividades carregadas em nossa plataforma. Exclui atividades que foram marcadas como zonas de privacidade privadas e definidas pelo usuário.
 
"Estamos comprometidos em ajudar as pessoas a entender melhor nossas configurações para dar a elas o controle sobre o que compartilham",
 
declarou a Empresa, compartilhando uma postagem de blog de 2017 que detalhava oito coisas que os usuários podem fazer para bloquear sua privacidade no serviço. do mapa de calor global, desmarcando uma caixa na página de configurações.
 
Strava acrescentou:
 
"Levamos a segurança de nossa comunidade a sério e estamos comprometidos em trabalhar com militares e funcionários do governo para tratar de áreas sensíveis que possam aparecer".
 
Embora o mapa de calor mostre apenas informações agregadas, o próprio site da Strava permite que os usuários façam uma busca detalhada nas execuções controladas para encontrar os nomes dos indivíduos, bem como as datas em que eles definiram seus melhores tempos pessoais em determinadas execuções.
 
Quando aplicada a bases militares, essa informação pode ser extremamente sensível. A tabela de classificação para um trecho de 600 metros fora de uma base aérea no Afeganistão, por exemplo, revela os nomes completos de mais de 50 membros do serviço que estavam estacionados lá, e a data em que eles correram. Um dos corredores deu o melhor de si em 20 de janeiro deste ano, o que significa que ele certamente ainda está estacionado lá.
 
No aeroporto de Chabelley, em Djibouti, usado como palco para os drones da Força Aérea dos EUA, três corredores completaram uma pista de 7 km - dois em dezembro de 2014 e um dois anos depois em agosto de 2016. Pelo menos um deles não é mais baseado lá: seu perfil de corrida mostra que eles foram transferidos para uma base aérea na Alemanha em 2016.
 
O Pentágono declarou estar analisando se precisa reforçar seus protocolos de segurança.
 
"O Departamento de Defesa leva assuntos como esses muito a sério e está revisando a situação para determinar se algum treinamento ou orientação adicional é necessário",
 
disse o Pentágono em um comunicado, sem confirmar diretamente que as tropas dos EUA usaram os rastreadores de fitness.
 
Os militares australianos disseram que estavam considerando tomar medidas para evitar novas violações de segurança, de acordo com um relatório da Australian Associated Press. O porta-voz da Associação de Defesa da Austrália, Neil James, disse que qualquer dispositivo que grave ou transmita deve ser deixado em casa nas instalações.
 
"Na Segunda Guerra Mundial, tudo o que você tinha que fazer era censurar as letras das pessoas para que elas não dissessem a alguém em casa algo que elas não deveriam",
 
disse ele à AAP.
 
Preocupado com o Strava? Não é o único aplicativo que mapeia todos os nossos movimentos
Keza MacDonald
Consulte Mais informação
Propaganda
 
Os fuzileiros navais dos EUA têm políticas claras sobre o uso de “dispositivos de fitness wearable pessoais” na base desde 2016. Tais dispositivos são proibidos
 
“se contiverem recursos de captura de celular ou wi-fi, fotográficos, de captura / gravação de vídeo, microfone ou áudio”. política observa que “apenas desabilitar o celular, câmera ou capacidade de vídeo não é suficiente”.
 
Mas ele permite tais dispositivos, se eles não contiverem esses recursos, e menciona explicitamente que os dispositivos com conectividade Bluetooth e uma função de rastreamento por GPS podem ser usados ​​na base e não contém nenhuma proibição específica de fazer upload dessas informações. Esses recursos permitem que aplicativos como o Strava criem mapas personalizados da atividade histórica.
 
O número de estabelecimentos sensíveis conhecidos como visíveis no mapa de calor da Strava continua a crescer, à medida que analistas de segurança continuam vasculhando o mapa.
 
Em Pyongyang, na Coréia do Norte, uma rota famosa de corrida à beira do rio brilha intensamente - assim como o complexo da embaixada no bairro de Munsu-Dong, a leste do centro da cidade, lar das embaixadas britânica, alemã, polonesa e tcheca.
 
 
 
Camp Lemonnier (em cima à direita) e uma base suspeita da CIA (em baixo à esquerda) em Djibouti.
Fotografia: Strava heatmapOutside Djibouti City, base norte-americana Camp Lemonnier é claramente visível.
 
 
A Base Expedicionária Naval dos EUA da qual são lançados ataques com drones no Iêmen e na Somália é marcada pelos regimes de exercício de milhares de militares e mulheres americanas. Mas quase tão visível, a sudoeste de Camp Lemonnier, é uma base menor, não marcada em mapas, mas circundada por habitantes que percorrem circuitos das paredes externas.
 
O complexo parece ser um “site negro” da CIA, publicamente nomeado pelo analista Markus Ranum apenas uma semana antes de o mapa de calor confirmar sua atividade: A sede do GCHQ, em Cheltenham, Inglaterra, é apenas um dos locais mais sensíveis a serem visitados. entrecruzados com a atividade do GPS, sugerindo que espiões e analistas de inteligência estão gravando e enviando seus deslocamentos ou horários de almoço:
 
 
 
 
GCHQ em Cheltenham, Inglaterra. Fotografia: Mapa de calor de StravaA atividade similar pode ser vista ao redor da sede da CIA em Langley, Virgínia:
 
 
 
 
O Centro George Bush para Inteligência em Langley Virgina. Foto: Mapa de calor Strava
 
 


Fonte: : THE GUARDIAN, Tradução e Adaptação: Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza 04/03/2024
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza
 
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias 04/03/2024
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias
 
LULA e MADURO tratam de Eleições na Venezuela no 2º semestre 01/03/2024
LULA e MADURO tratam de Eleições na Venezuela no 2º semestre
 
CELAC - LULA propõe moção à ONU pelo Fim do Genocídio em Gaza 01/03/2024
CELAC - LULA propõe moção à ONU pelo Fim do Genocídio em Gaza
 
MASSACRE DE CIVIS em Gaza, 'Israel pagará por isso', afirma o Hamas 29/02/2024
MASSACRE DE CIVIS em Gaza, 'Israel pagará por isso', afirma o Hamas
 
G20 debate Inclusão Financeira e Renegociação de Dívidas de Países Vulneráveis 29/02/2024
G20 debate Inclusão Financeira e Renegociação de Dívidas de Países Vulneráveis
 
G20 - Economista propõe Cobrança de 2% sobre Riqueza de Bilionários 29/02/2024
G20 - Economista propõe Cobrança de 2% sobre Riqueza de Bilionários
 
TAXAÇÃO DE SUPER RICOS - Haddad quer Proposta “Ambiciosa” 29/02/2024
TAXAÇÃO DE SUPER RICOS - Haddad quer Proposta “Ambiciosa”
 
HADDAD testa negativo para Covid e retoma agenda no última dia do G20 no Brasil 29/02/2024
HADDAD testa negativo para Covid e retoma agenda no última dia do G20 no Brasil
 
MILEI acirra Crise Política na Argentina 28/02/2024
MILEI acirra Crise Política na Argentina
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites