Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

08 de Fevereiro de 2019 as 00:02:29



VENEZUELA Militares bloqueiam ponte para impedir Ajuda Humanitária da Colômbia


Bloqueio de Ajuda Humanitária em ponte entre Venezuela eColômbia
 
Reunido em Montevideu, Uruguai, nesta 5ª feira, 07.02, os integrantes do autoproclamado GCI Grupo de Contato Internacional, concordaram a respeito da proposta de uma nova eleição presidencial na Venezuela, "conduzida por meio de um processo eleitoral confiável", conforme declarou Augusto Santos Silva, ministro das Relações Exteriores de Portugal.
 
Mujica: nem Maduro, nem Guaidó
 
Em linha com esse pensamento, o ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica (2010-2015), afirmou a uma emissora de rádio uruguaia, em 01.02, que o ideal para resolver a crise venezuelana seria a realização de eleições em que não participassem o presidente Nicolás Maduro e o lider da Oposição Juan Guaidó.
 
Pence: Mais ação e menos diálogo.
 
Também em 01.02, Mike Pence, vice´presidente dos EUA, declarou que a situação na Venezuela requer mais ação e menos diálogo.
 
Ernesto "Pró Ianque" Araújo
 
Por sua vez, Ernesto Araújo, ministro de Relações Exteriores do Brasil, reuniu-se em Washington, nesta 5ª feira, 07.02, com secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e com o conselheiro de Segurança Nacional, John Bolton.
 
Ao final do encontro,  fez afirmações em linha com a estratégia do governo norte-americano de negar diálogo com o governo venezuelano de Maduro e, nesse sentido, desqualificou a iniciativa protagonizada pelo GCI Grupo de Contato Internacional, de diálogo e articulação de solução política pela comunicade internacional, para a crise da Venezuela, grupo que se reuniu em Montevideu também nesta 5ª feira.
 
"A reunião em Montevidéu a partir de premissas erradas, não considero uma iniciativa válida.  Nós não achamos que uma iniciativa que é parte muito útil do campo de jogo nível de orçamento entre o governo legítimo de Juan Guaidó e a ditadura de Nicolás Maduro, parece-nos que isso não é um ponto de partida", 
 
declarou Ernesto Araújo, o controverso chanceler brasileiro.
 
Sua mensagem expressa nas entrelinhas o desinteresse pela realização de novas eleições na Venezuela, pois, envolvidos os EUA desde 1992 em tentativas de derrubar os governos bolivarianos de Chavez e Maduro e de matar ambos, o governo dos EUA não confia no poder de voto da Oposição venezuelana, derrotada seguidas vezes há décadas.
 
Nesse sentido, as palavras de Mike Pence são indicativo de que a estratégia dos EUA prossegue sendo a instauração de um governo filo-americano na Venezuela, disposto a abrir a exploração das gigantescas jazidas de petróleo, atualmente de exclusiva exploração pela PDVSA, petroleira estatal venezuelana, às empresas norte-americanas.  
 
Nicolás Maduro, por sua vez, descartou no último domingo, 03.02, a realização de novas eleições presidenciais, porquanto aquelas que aconteceram em 2018 foram reconhecidas como legítimas e democráticas por grupo de observadores internacionais, reconhecido internacionalmente, que tinha como integrante, entre outros, o ex-presidente do governo espanhol Jose Luis Rodrigues Zapatero.
 
Frustrado o Golpe por EUA e Colômbia
 
Nesta 5ª feira, 07.02, Jorge Rodrigues, ministro venezuelano de Comunicação e Informação, afirmou que foi frustrada nova tentativa de golpe contra Maduro, organizada pelos EUA e pela Colômbia, planejado para ser executado entre últimos dias de janeiro e início de fevereiro.
 
"Poderes da Colômbia e os EUA apoiaram as ações assassinas e golpistas de [Oswaldo] Garcia Palomo, que tinha atividades intensas em outubro, novembro, dezembro de 2018 e janeiro de 2019 […] ele confessou que tinha três dias para o golpe militar em 27 de Janeiro, ou 31 de janeiro, ou 3 de fevereiro",
 
explicou Rodriguez em uma conferência de imprensa do Palácio de Miraflores.
 
O coronel Oswaldo Palomo Garcia foi preso em 30.01 após ser acusado pelo governo venezuelano de estar envolvido em uma tentativa de assassinato contra Maduro em 04.08.2018 em uma cerimônia pública em Caracas ocidental.
 
Rodriguez apresentou um vídeo em que Garcia Palomo confessa os planos do golpe e fornece detalhes sobre lugares que deveriam atacar em uma das três datas propostas.
 
O ministro de Comunicação também disse que a oposição vereador Fernando Albán, que supostamente cometeu suicídio em outubro, saltando de um andar alto na sede do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin) onde foi detido, era a ligação entre os autores do ataque contra Maduro.
 
Rodriguez culpou o líder da oposição Julio Borges de ser o principal autor da tentativa de assassinato em 04.08, quando um drone explodiu perto do estrado onde Maduro fez um discurso durante uma celebração militar.
 
Um segundo drone caiu em um prédio de apartamentos a duas quadras de onde o presidente estava. Sete membros da Guarda Nacional ficaram feridos, embora o chefe de Estado estivesse ileso.
 
À época, Maduro acusou o ex-presidente colombiano Juan Manuel Santos e a oposição venezuelana à tentativa de assassinato.
 
Próximos Passos
 
Em razão do fracasso nas recentes tentativas norte-americanas de golpe na Venezuela, sua estratégia deve seguir para a ajuda humanitária a cujo desenrolar poderá ser aplicada a comunicação pública de situação de calamidade que force uma intervenção do conjunto das nações, 
 
Para neutralizar esse passo estratégico norte americano, o governo venezuelano ergueu barricadas nas coneções rodoviárias entre Venezuela e Colombia, objetivando impedir a entrada de alimentos e remédios à população venezuelana.
 
O impasse continua.


Fonte: da Redação JF, com informações de Sputnik





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol 07/03/2024
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol
 
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza 04/03/2024
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza
 
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias 04/03/2024
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias
 
LULA e MADURO tratam de Eleições na Venezuela no 2º semestre 01/03/2024
LULA e MADURO tratam de Eleições na Venezuela no 2º semestre
 
CELAC - LULA propõe moção à ONU pelo Fim do Genocídio em Gaza 01/03/2024
CELAC - LULA propõe moção à ONU pelo Fim do Genocídio em Gaza
 
MASSACRE DE CIVIS em Gaza, 'Israel pagará por isso', afirma o Hamas 29/02/2024
MASSACRE DE CIVIS em Gaza, 'Israel pagará por isso', afirma o Hamas
 
G20 debate Inclusão Financeira e Renegociação de Dívidas de Países Vulneráveis 29/02/2024
G20 debate Inclusão Financeira e Renegociação de Dívidas de Países Vulneráveis
 
G20 - Economista propõe Cobrança de 2% sobre Riqueza de Bilionários 29/02/2024
G20 - Economista propõe Cobrança de 2% sobre Riqueza de Bilionários
 
TAXAÇÃO DE SUPER RICOS - Haddad quer Proposta “Ambiciosa” 29/02/2024
TAXAÇÃO DE SUPER RICOS - Haddad quer Proposta “Ambiciosa”
 
HADDAD testa negativo para Covid e retoma agenda no última dia do G20 no Brasil 29/02/2024
HADDAD testa negativo para Covid e retoma agenda no última dia do G20 no Brasil
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites