Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

Terça-Feira, Dia 25 de Fevereiro de 2020 as 14:32:39



AFEGANISTÃO, O Maior Erro Estratégico na História Militar dos EUA, diz analista


Afeganistão é o maior erro estratégico na história militar dos EUA, diz analista
 
Esforços de Mike Pompeo para selar acordo de paz no Afeganistão fornecem legitimidade e devolvem o poder ao grupo Talibã, com quem os EUA lutam há dezenove anos.
 
Nesta 6ª feira, 21.02, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, publicou na sua conta no Twitter que os EUA "chegaram a um acordo com o Talibã para reduzir significativamente a violência no Afeganistão" e anunciou que um acordo de paz poderia estar próximo.
 
"Após décadas de conflito, nós chegamos a um acordo com o Talibã para reduzir significativamente a violência no Afeganistão. Este é um passo importante em uma longa jornada rumo à paz, e eu peço a todos os afegãos que aproveitem esta oportunidade."
 
O analista Michael Hirsh, da revista norte-americana Foreign Policy, lamenta que "ninguém reclamou da relegitimação do Talibã, que agora terá uma voz poderosa no comando do país". Segundo ele, o Talibã estaria inclusive em posição de "retomar o controle" do Afeganistão.
 
Para Hirsh, os EUA cometeram um erro estratégico grave ao invadir o Iraque enquanto os ganhos militares da operação no Afeganistão não estavam consolidados. A insurgência que se seguiu à invasão do Iraque, que teria pego a administração George W. Bush de surpresa, reduziu a capacidade dos EUA de influenciar o campo de batalha no Afeganistão.
 
Nesse contexto, o então secretário de Defesa de Bush, David Rumsfeld, teria "decidido manter o que ele chamou de 'pequena marca' no Afeganistão porque ele não gostava da ideia de construção nacional", que consistiria no investimento dos EUA na construção e consolidação de novas instituições no Afeganistão.
 
O Talibã, que teria recebido um golpe muito forte durante as primeiras operações dos EUA no Afeganistão, gradualmente se reconstruiu, a partir de bases no Paquistão, e utilizou o vácuo de poder deixado pelos EUA para retomar sua influência na política interna do país asiático.
 
Quando o retorno do Talibã já era uma realidade, a administração Obama debateu qual seria a melhor estratégia para conter o avanço do grupo, "que havia tomado a cidade de Kunduz em 2015 e voltado a representar uma ameaça a áreas urbanas e ao próprio governo de Cabul".
 
"A administração Bush cometeu três erros fundamentais logo no início [da guerra] no Afeganistão",
 
disse James Dobbins, que serviu como enviado especial da administração Bush para o Afeganistão.
 
"O primeiro foi acreditar que um país devastado, sem exército ou polícia, poderia garantir a segurança de seu território ou da sua população sem ajuda", disse Dobbins ao analista. "O segundo foi a incapacidade de atrair os membros do Talibã que estavam preparados para entregar as armas, inclusive os de alto escalão",
 
acrescentou.
 
"O terceiro foi não entender que, mesmo que o Paquistão tivesse deixado de fornecer apoio ao governo do Talibã após [os ataques terroristas de] 11 de setembro, não deixou de apoiar o movimento Talibã",
 
explicou.
 
Esses erros teriam levado o Talibã a "se reagrupar, rearmar e [voltar a] operar" do território paquistanês, "projetando uma insurgência de larga escala de volta para o Afeganistão", concluiu.
 
Por ter compreendido que Washington deixaria um vácuo de poder no Afeganistão, o Paquistão teria retomado seu apoio ao Talibã, considerando-o como um aliado islâmico.
 
Hirsh relata que o ex-embaixador do Paquistão nos EUA, Mahmud Ali Durrani, em entrevista concedida ao analista no início dos anos 2000, havia relatado que, pouco antes de Bush invadir o Iraque,
 
"a Al-Qaeda [organização terrorista proibida na Rússia e demais países] estava praticamente destruída, no sentido operacional. Mas depois eles pegaram o vácuo deixado no Afeganistão. E encontraram a sua motivação no Iraque. A Al-Qaeda estava rejuvenescida".
 
O historiador militar David Kilcullen acredita que a "guerra contra o terror", iniciada por Washington após os ataques terroristas de 11 de setembro, pode ter resultado no "maior erro estratégico feito por um líder de relevância desde que Adolf Hitler decidiu [...] invadir a União Soviética".
 
Em contexto favorável a seu Exército na Europa, o líder nazista decidiu iniciar uma campanha militar de larga escala contra Moscou, decisão apontada por muitos historiadores como o motivo da derrota alemã na 2ª Guerra Mundial.
 
"Hitler achou que o Reino Unido iria cair sozinha, e que ele iniciaria uma campanha que achava que seria mamão com açúcar"
 
contra a União Soviética, disse Kilcullen.
 
"Isso é literalmente o que aconteceu com o Afeganistão e o Iraque. Enquanto a batalha de Tora Bora [montanhas nas quais se dizia que bin Laden estaria escondido] ainda estava em curso, a administração Bush começou a fazer planos para [invadir] o Iraque",
 
explicou.
 
Enquanto as consequências desse erro são multifacetadas, o analista lembra que, nestes dezenove anos de guerra, os grupo armados aprenderam a lutar contra os EUA, em condições de guerra assimétrica.
 
"Se na Guerra do Golfo, em 1991, mostramos a todos como não se deveria lutar conosco, na invasão do Iraque em 2003 mostramos para todos como se deve lutar conosco",
 
concluiu Kilcullen.
 
Desde dezembro de 2019, o jornal norte-americano Washington Post vem publicando uma série de reportagens que demonstraram que, apesar das autoridades dos EUA estarem cientes dos erros cometidos no conflito afegão, elas continuaram a solicitar financiamento e declarar apoio à manutenção das tropas dos EUA no país asiático.
 


Fonte: SPUTNIKNEWS





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza 04/03/2024
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza
 
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias 04/03/2024
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias
 
LULA e MADURO tratam de Eleições na Venezuela no 2º semestre 01/03/2024
LULA e MADURO tratam de Eleições na Venezuela no 2º semestre
 
CELAC - LULA propõe moção à ONU pelo Fim do Genocídio em Gaza 01/03/2024
CELAC - LULA propõe moção à ONU pelo Fim do Genocídio em Gaza
 
MASSACRE DE CIVIS em Gaza, 'Israel pagará por isso', afirma o Hamas 29/02/2024
MASSACRE DE CIVIS em Gaza, 'Israel pagará por isso', afirma o Hamas
 
G20 debate Inclusão Financeira e Renegociação de Dívidas de Países Vulneráveis 29/02/2024
G20 debate Inclusão Financeira e Renegociação de Dívidas de Países Vulneráveis
 
G20 - Economista propõe Cobrança de 2% sobre Riqueza de Bilionários 29/02/2024
G20 - Economista propõe Cobrança de 2% sobre Riqueza de Bilionários
 
TAXAÇÃO DE SUPER RICOS - Haddad quer Proposta “Ambiciosa” 29/02/2024
TAXAÇÃO DE SUPER RICOS - Haddad quer Proposta “Ambiciosa”
 
HADDAD testa negativo para Covid e retoma agenda no última dia do G20 no Brasil 29/02/2024
HADDAD testa negativo para Covid e retoma agenda no última dia do G20 no Brasil
 
MILEI acirra Crise Política na Argentina 28/02/2024
MILEI acirra Crise Política na Argentina
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites