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Investimentos

Sexta-Feira, Dia 24 de Abril de 2020 as 22:04:24



VAREJO - Prorrogação da Quarentena no Estado de São Paulo


Flash de Mercado: Prorrogação da Quarentena no Estado de São Paulo
 
Em 22.04, o Governo do Estado de São Paulo divulgou um plano de retomada do comércio não essencial a partir de 11 de maio, sinalizando, dessa forma, que a mais recente prorrogação da quarentena (até 10 de maio) pode ter sido a última.
 
Inicialmente, nossas projeções levaram em consideração que as medidas governamentais de isolamento social teriam, no geral, uma extensão de 45 dias a contar de 20 de março. Dessa forma, esperávamos que, ainda que de forma gradual e com a demanda abaixo do normal, o comércio não essencial já estivesse com suas lojas físicas abertas para aproveitar a terceira data mais importante do varejo: o Dia das Mães.
 
Apesar de a maioria dos estados estarem flexibilizando seus decretos de restrição ao comércio, a prorrogação da quarentena no estado de São Paulo até o dia 10 de maio gera um efeito não esperado inicialmente por nós. Isso porque, apesar de ser apenas um único estado federativo, ele é o mais representativo no comércio brasileiro, com cerca de 30% da receita nominal total do setor varejista em 2019, segundo o IBGE. Além disso, é o estado no qual está concentrada parte significativa das lojas físicas das companhias do nosso universo de cobertura.
 
Nesse cenário, esperamos as seguintes características para as vendas relacionadas ao Dia das Mães nas companhias varejistas:
 
i.   Queda do volume e do tíquete médio dos itens comprados diante da piora da situação financeira das famílias e da queda na confiança do consumidor;
 
ii.  Restrições à abertura do comércio não essencial, dado que na data comemorativa (10/05) o fechamento segue mantido, favorecendo as vendas pelo e-commerce. O impacto do fechamento do comércio físico será mais relevante no Dia das Mães do que na Páscoa, dado que a próxima data beneficia mais segmentos que não apenas o alimentício;
 
iii. Restrições à abertura de bares e restaurantes, favorecendo a alimentação domiciliar e consequentemente a demanda nos supermercados e atacarejos; 
 
Com isso, as únicas companhias do nosso universo de cobertura beneficiadas pela extensão da quarentena até 10 de maio são B2W Digital, Lojas Americanas, Magazine Luiza e GPA.
 
Apesar de esperarmos que as vendas de Dia das Mães sejam inferiores na comparação anual, companhias como Natura&Co e Lojas Renner, expostas ao segmento de bens semiduráveis (vestuário, cosméticos e perfumaria), podem apresentar uma pequena retomada das vendas, após a queda recente observada nas vendas desses segmentos pelos dados da Cielo.
 
Isso, porque esses itens estão entre os mais procurados para a data devido ao baixo tíquete médio (ante móveis e eletrodomésticos, por exemplo), bem como pelo seu alto apelo presenteável.
 
Confira no anexo a íntegra do relatório a respeito preparado por GEORGIA JORGE, analista senior do BB Investimentos


Fonte: GEORGIA JORGE, analista senior do BB Investimentos





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