Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

20 de Janeiro de 2021 as 18:01:25



JOE BIDEN é empossado presidente em um EUA em crise


Joe Biden, em seu discurso de posse
Biden é empossado como o 46º presidente em meio a uma cascata de crises
 
Joseph Robinette Biden Jr. e Kamala Devi Harris fizeram o juramento de posse, nesta tarde de 4ª feira, 20.01.2021, em um Capitólio ainda se recuperando do ataque de uma multidão violenta no momento em que uma pandemia mortal devasta o país.
 
Joseph Robinette Biden Jr. foi empossado como o 46º presidente dos EUA, assumindo o cargo em um momento de profunda crise econômica, de saúde e política com a promessa de buscar unidade após quatro anos tumultuados que rasgaram o tecido da sociedade americana.
 
Com a mão sobre uma Bíblia de 5 polegadas de espessura e que está em sua família há 128 anos, Joe Biden recitou o juramento de 35 palavras de posse jurando "preservar, proteger e defender a Constituição" em uma cerimônia administrada pelo Chefe de Justiça John G. Roberts Jr., completando o processo às 11:49.m., 11 minutos antes que a autoridade da Presidência mude formalmente as mãos.
 
A transferência ritual de poder veio logo após Kamala Devi Harris ser empossada como vice-presidente pela juíza Sonia Sotomayor, com a mão em uma Bíblia que pertenceu a Thurgood Marshall, o ícone dos direitos civis e juiz da Suprema Corte. A ascensão da Kamala Harris fez dela a mulher em mais elevado posto da história dos EUA e a primeira negra americana e primeira pessoa de ascendência sul-asiática a ocupar o segundo cargo mais alto do país.
 
Em seu discurso inaugural, Biden declarou que "a democracia prevaleceu" após um teste do sistema por um presidente derrotado, Donald J. Trump, que tentou derrubar os resultados de uma eleição e, em seguida, encorajou uma multidão que invadiu o Capitólio há duas semanas para bloquear a contagem final. Mas ele pediu aos americanos colocarem de lado suas divisões profundas e sombrias para se unirem para enfrentar a pandemia coronavírus, os problemas econômicos e o flagelo do racismo.
 
"Devemos acabar com essa guerra incivil - vermelha contra azul, rural versus urbana, conservadora versus liberal", 
 
disse Biden no discurso de 21 minutos que misturou temas crescentes com toques populares. 
 
"Podemos fazer isso se abrirmos nossas almas em vez de endurecer nossos corações, se mostrarmos um pouco de tolerância e humildade, e se estivermos dispostos a ficar no lugar da outra pessoa, como minha mãe diria, apenas por um momento."
 
Biden usou a palavra "unidade" repetidamente, dizendo que sabia que "pode soar para alguns como uma fantasia tola", mas insistindo que os americanos haviam emergido de momentos anteriores de polarização e podem fazê-lo novamente.
 
"Podemos unir forças, parar os gritos e baixar a temperatura. Pois sem unidade, não há paz, apenas amargura e fúria. Sem progresso, apenas indignação exaustiva. Nenhuma nação, apenas um estado de caos. Este é o nosso momento histórico de crise e desafio, e a unidade é o caminho a seguir",
 
disse ele. 
 
A cerimônia em um dia frio, alegre, mas ensolarado com uma breve smattering de flocos de neve trouxe ao fim a tempestuosa e divisiva presidência trump de quatro anos. De forma característica, o Sr. Trump mais uma vez desafiou a tradição deixando Washington horas antes do juramento de seu sucessor em vez de enfrentar a realidade de sua própria derrota eleitoral, embora Mike Pence, seu vice-presidente, tenha comparecido.
 
O Sr. Trump voou para a Flórida, onde planeja morar em sua propriedade em Mar-a-Lago. Mas em poucos dias, o Senado abrirá o julgamento de impeachment do ex-presidente sob a acusação de que ele incitou uma insurreição ao encorajar a multidão que atacou o Capitólio em 6 de janeiro, na tentativa de impedir a contagem formal dos votos do Colégio Eleitoral ratificando sua derrota.
 
A visão do recém-instalado presidente e vice-presidente da nação na mesma Frente Oeste do Capitólio ocupada há apenas duas semanas pela multidão pró-Trump ressaltou o quão surreal era o dia. Ao contrário da maioria das inaugurações repletas de alegria e um senso de início fresco, as festividades do 59º Dia de Inauguração do país serviram para ilustrar os problemas da América.
 
Em meio ao medo de mais violência, Washington foi transformada em um campo armado, com cerca de 25.000 tropas da Guarda Nacional se juntando a milhares de policiais e uma ampla faixa do centro bloqueado. 
 
Com a pandemia coronavírus ainda em fúria, os americanos foram orientados a ficar longe, levando ao espetáculo misterioso de um novo presidente dirigindo-se a um National Mall em grande parte vazio, cheio não de pessoas, mas com bandeiras destinadas a representar a multidão ausente.
 
Muitos dos costumes inaugurais habituais foram suprimidos por causa do vírus, incluindo um almoço com líderes do Congresso em Statuary Hall, o desfile agitado pela Avenida Pensilvânia e os bailes de gala onde o novo presidente e sua esposa são tipicamente esperados para dançar.
 
Em vez disso, o Sr. Biden revisará unidades militares na Frente Leste do Capitólio e mais tarde seguirá para a Casa Branca escoltada por bandas marciais de todos os ramos militares, bem como linhas de tambores universitários da Universidade de Delaware e da Universidade Howard, os alma maters do novo presidente e vice-presidente, respectivamente. Depois disso, um "Desfile Pela América" virtual contará com apresentações transmitidas ao vivo de 56 estados e territórios.
 
Para simbolizar o tema da unidade nacional que o Sr. Biden procurou projetar, ele se juntará a três ex-presidentes - Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton - para colocar uma coroa de flores no Túmulo dos Desconhecidos no Cemitério Nacional de Arlington antes do desfile. Em vez das danças formais, os novos casais do primeiro e segundo participarão de um programa noturno televisionado de 90 minutos apresentado pelo ator Tom Hanks.
 
Se a pompa e a circunstância foram constrangidas pelos desafios do dia, a determinação do Sr. Biden de começar rapidamente a desvendar a presidência Trump não foi. Ele planeja assinar 17 ordens executivas, memorandos e proclamações no final da tarde com o objetivo de reverter muitos dos principais elementos da última administração, um repúdio dramático de seu antecessor e um conjunto mais expansivo de ações do Dia da Posse do que qualquer outro na história moderna.
 
Entre outros movimentos, Biden planeja emitir um mandato nacional para uso de máscaras para funcionários federais e em propriedades federais, buscar a extensão de pausa dos despejo em locações inadimplentes e auxílio-empréstimo estudantil, voltar ao acordo climático de Paris, suspender a construção do muro fronteiriço do Sr. Trump, levantar a proibição de viagem a certos países predominantemente muçulmanos, reforçar o programa que permite que jovens imigrantes trazidos ilegalmente ao país como crianças permaneçam no país, barrar a discriminação do governo federal com base em orientação sexual ou em identidade de gênero e impor moratória sobre as operações de extração de petróleo e gás natural no Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Ártico.
 
Raramente se um novo presidente se moveu para reverter tanto do trabalho de seu antecessor em seu primeiro dia no cargo, mas o Sr. Biden tinha a intenção de sinalizar uma ruptura limpa do Sr. Trump. Algumas das ordens foram mais simbólicas do que substantivas, e mudanças duradouras ainda exigirão legislação. 
 
Para isso, o Sr. Biden planeja revelar, ainda na 4ª feira, uma revisão da imigração que fornece um caminho para a cidadania para 11 milhões de pessoas que vivem ilegalmente no país que terá que ser aprovada pelo Congresso no que certamente será um debate controverso.
 
Comandar a atenção no Congresso será um desafio, com o julgamento do Sr. Trump provavelmente consumindo o Senado por dias ou semanas. Do jeito que está, o Senado parecia improvável de confirmar qualquer uma das escolhas do gabinete do Sr. Biden no dia da posse, outra violação de costume. Trump teve dois de seus secretários confirmados no dia em que assumiu o cargo, enquanto o Sr. Obama e o Sr. Bush tiveram sete cada.
 
Com a posse de Kamala Harris, o Senado, dividido igualmente com 50 democratas e 50 republicanos, agora vira para os democratas, graças ao seu voto de desempate como presidente da Câmara. O senador Chuck Schumer, de Nova York, torna-se líder da maioria democrata e espera criar duas faixas paralelas para que possa considerar tanto nomeações quanto legislação, mesmo que conduza o julgamento de Trump.
 
Biden esperava usar seu discurso inaugural para atingir um tom nitidamente diferente de seu antecessor, que favorecia a provocação sobre a conciliação. Biden começou a trabalhar nisso antes do Dia de Ação de Graças em um processo dirigido por seu conselheiro de longa data, Mike Donilon. Ele recebeu ajuda de Jon Meacham, o historiador que está servindo como conselheiro informal externo, bem como de Vinay Reddy, seu escritor de discursos, enquanto contava com sua irmã, Valerie Biden Owens.
 
Mas mesmo quando o novo presidente pediu unidade, ele queria usar o discurso para chamar o racismo na esteira da morte de George Floyd e do cerco do Capitólio por extremistas. E embora ele não quisesse citar Donald Trump pelo nome, falou sobre a necessidade da verdade, após quatro anos, e as consequências das mentiras em que o e-presidente fez dezenas de milhares de declarações falsas ou enganosas.
 
Além da idade, gênero e raça, Biden dificilmente poderia ser mais contrastante com o ex-presidente. Senador de longa data, ex-vice-presidente e consumado conselheiro de Washington, Joe Biden orgulha-se de sua experiência trabalhando em todo o corredor e espera forjar parceria com o senador Mitch McConnell do Kentucky, o líder da minoria, e outros republicanos.
 
Conhecido por um sorriso contagiante, por um movimento de ombro às vezes excessivamente familiar e por uma propensão para gafes, Biden pratica o tipo de política de compartilhamento do sofrimento alheio e de empatia, à moda de Bill Clinton e, também, a política do "pode me chamar a qualquer hora" do presidente George Bush.
 
Aos 78 anos, Biden é o presidente mais velho da história americana - mais velho em seu primeiro dia no cargo do que Ronald Reagan estava em seu último mandato - e até mesmo aliados silenciosamente reconhecem que ele não está mais no seu auge, o que significa que será observado por amigos, permanentemente, e inimigos por sinais de declínio. Mas ele superou as dúvidas e os obstáculos para reivindicar o prêmio de sua vida quase 34 anos depois de iniciar a primeira de suas três campanhas presidenciais.
 
Embora tenha fortes crenças de centro-esquerda em seu núcleo, ele não é ideologicamente orientado, disposto e até mesmo ansioso para se mover com o centro político de gravidade. A ala progressista de seu partido continua cética e ele pode achar assustador manter unida a sua coalizão eleitoral, cujo principal ponto de acordo foi a antipatia compartilhada por Donald Trump.
 
Biden chega ao auge do poder com um vento de cauda de apoio público. 57% dos americanos o veem favoravelmente, de acordo com Gallup, uma avaliação mais alta do que o Sr. Trump já viu no cargo, e 68% aprovam Biden na transição. Mas a grande maioria do público acredita que o país está no caminho errado e, em uma pesquisa sobre o impacto de falsas alegações de fraude eleitoral feitas por Sr. Trump, 32% dos eleitores disseram  à CNN que não acreditavam que o Biden tenha ganhado legitimamente a eleição.
 
Biden e Kamala Harris trazem nova diversidade ao alto escalão do governo. Biden é apenas o segundo presidente católico depois que John F. Kennedy, e a Kamala Harris quebraram múltiplas barreiras de gênero e raciais na conquista da vice-presidência. O Gabinete que o Sr. Biden montou tem número recorde de mulheres e pessoas de cor, bem como o primeiro gay a liderar um dos departamentos do Gabinete.
 
Biden, que passou a noite de 3ª feira na Blair House, o quarto de hóspedes presidencial do outro lado da Avenida Pensilvânia da Casa Branca, começou seu dia público às 8:50 da manhã, quando ele partiu com sua esposa, Jill Biden, para um culto católico na Catedral de São Mateus, o Apóstolo, acompanhado por Kamala Harris e seu marido, Doug Emhoff. Juntando-se a eles estavam líderes congressionais de ambos os partidos, incluindo o Sr. McConnell.
 
Isso também foi uma mudança na tradição, como a maioria dos novos presidentes antes de fazer o juramento de adoração na Igreja de São João, a paróquia episcopal em frente à Praça Lafayette da Casa Branca. Mas São Mateus tem sua própria história presidencial como local do funeral de Kennedy.
 
Clinton, Bush e Obama
 
Entre os presentes à cerimônia de posse no Capitólio estavam os três ex-presidentes e suas esposas, Hillary Clinton, Laura Bush e Michelle Obama, bem como o ex-vice-presidente Dan Quayle. Além do Chefe de Justiça Roberts e do Juiz Sotomayor, outros quatro membros da Suprema Corte estavam presentes: a juíza Elena Kagan e todos os três nomeados pelo Sr. Trump, os juízes Neil M. Gorsuch, Brett Kavanaugh e Amy Coney Barrett.
 
Vice de Trump, Mike Pence e sua esposa Karen Pence receberam aplausos bipartidários quando chegaram ao Captolio em agradecimento por sua demonstração de respeito pela transição de poder, apesar do esnobe Trump. Foi a primeira visita do Sr. Pence desde que ele foi expulso da câmara do Senado há duas semanas para escapar da multidão pró-Trump, alguns dos quais cantaram "Hang Mike Pence", por ele ter se recusado a tentar bloquear a contagem dos votos do Colégio Ele,itoral como o Sr. Trump havia exigido.
 
Se apresentaram na cerimônia Lady Gaga, Jennifer Lopez e Garth Brooks. Tom Hanks está programado para a apresentação noturna apelidada de "Celebrando a América", às 20h30, e estrelas como Kerry Washington, Bruce Springsteen, Eva Longoria, Lin-Manuel Miranda e Demi Lovato.
 
Biden assinará suas ordens e memorandos no Salão Oval às 17h15.m. o que será seguido por meia hora destinada ao juramento virtual de sua equipe. Às 19:00.m, Jen Psaki, a nova secretária de imprensa da Casa Branca, realizará seu primeiro briefing diário, restabelecendo uma oportunidade regular para repórteres questionarem a Casa Branca que havia desaparecido sob o comando do Sr. Trump.
 
Os Bidens passarão sua primeira noite na Casa Branca, completando jornada que começou oficialmente em 1987 e não-oficialmente muito antes. Estas não foram as circunstâncias que o novo presidente poderia ter imaginado chegar na Avenida Pensilvânia, 1600, quando partiu para este caminho, mas a história sempre tem suas surpresas.
 
Peter Baker é o correspondente chefe da Casa Branca e cobriu os últimos quatro presidentes do The Times e do The Washington Post.
 


Fonte: NYT, Peter Baker. Tradução e Copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - 24/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - "Isso não é ISIS. São ucranianos", afirmou Segodnia
 
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos 23/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos
 
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul 19/03/2024
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul
 
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030 17/03/2024
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030
 
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos 11/03/2024
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos
 
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15 10/03/2024
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15
 
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje 10/03/2024
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje
 
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol 07/03/2024
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol
 
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza 04/03/2024
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza
 
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias 04/03/2024
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites