Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Justiça

12 de Maio de 2020 as 19:05:35



INCORPORADORAS Prévias do Resultado do 1º Trimestre/2020


INCORPORADORAS - Prévias de Resultados do 1º Trimestre/2020
 
Em 2019, a construção interrompeu uma sequência de cinco anos de quedas consecutivas no PIB do setor e registrou crescimento de 1,6%. Também, foi um dos setores com melhor desempenho na bolsa brasileira.
 
Dessa forma, o setor iniciou 2020 com perspectivas otimistas. A inflação baixa, a melhora na confiança do consumidor, a queda do desemprego e o aumento da disponibilidade de crédito sinalizavam que a recuperação do cenário macroeconômico doméstico poderia acelerar neste ano e, consequentemente, manter a boa performance do segmento.
 
Entretanto, vimos o cenário mudar com a chegada da pandemia do Covid-19 ao Brasil ao longo do primeiro trimestre, quando o ciclo de recuperação do mercado imobiliário foi interferido pelas incertezas sobre o rumo do país.
 
Nesse sentido, em atendimento aos decretos de estados e municípios, que instituíram a suspensão do comércio não essencial, os estandes e lojas das construtoras foram fechados, diminuindo drasticamente as vendas do setor enquanto os decretos estiverem vigentes. Por outro lado, a construção civil, considerada como atividade essencial pela maioria dos governos, mantém cerca de 90% dos canteiros de obras em funcionamento.
 
Em consequência, as construtoras vêm adotando medidas no sentido de diminuir os efeitos causados pelo Covid-19, como: (i) suspensão e/ou reavaliação do cronograma de lançamentos, (ii) adoção do protocolo de mitigação de riscos de contágio da Covid-19 nas obras autorizadas a continuar, (iii) atividades corporativas em home office, (iv) lojas fechadas com vendedores fazendo uso de ferramentas digitais e (v) plataformas online para concretizar as vendas.
 
Além disso, os bancos – capitaneados pela CEF que representa cerca de 70% do mercado de crédito imobiliário no Brasil – também anunciaram medidas com intuito de atenuar os impactos sofridos por construtoras e compradores, entre elas:
 
Para as construtoras: (i) prazo de carência de 180 dias para o início do pagamento na contratação de recursos para novos empreendimentos, (ii) antecipação de 20% do crédito para início de novos empreendimentos, (iii) antecipação de até três mensalidades de recursos já contratados para obras que já estavam em andamento, (iv) liberação de recursos de financiamento dentro do limite do tomador, mas ainda não utilizados, (v) aval para mudança no cronograma das obras, sem cobrança de encargos e (vi) possibilidade de pagamento parcial das parcelas do financiamento.
 
Para os compradores de imóveis: (i) prazo de carência de 180 dias para o início do pagamento na contratação de recursos para a compra de um imóvel, (ii) possibilidade de pagamento parcial das parcelas do financiamento e (iii) suspensão dos pagamentos por três meses, com o valor dessas parcelas incorporado ao saldo devedor.
 
Com relação às empresas do nosso universo de cobertura, acreditamos, de forma geral, que as companhias que atuam no segmento Minha Casa Minha Vida (MCMV) devem ser menos impactadas pela pandemia, uma vez que a dinâmica de vendas para o segmento baixa renda se dá de forma diferenciada em relação à do segmento de média e alta renda. No entanto, essa é apenas uma das premissas que influenciam os resultados.
 
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise do mercado de empresas INCORPRADORAS, elaborado por KAMILA OLIVEIRA, analista senior do BB Investimentos

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: KAMILA OLIVEIRA, analista senior do BB Investimentos





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Desembargador do TRE vota pela Cassação de Moro e empata julgamento 03/04/2024
Desembargador do TRE vota pela Cassação de Moro e empata julgamento
 
Comissão aprova PL que obriga corrupto a pagar o dobro de dinheiro desviado 02/04/2024
Comissão aprova PL que obriga corrupto a pagar o dobro de dinheiro desviado
 
STF tem Maioria de Votos contra “Poder Moderador” das Forças Armadas 02/04/2024
STF tem Maioria de Votos contra “Poder Moderador” das Forças Armadas
 
SÉRGIO MORO - Ministério Público Eleitoral defende Cassação de Mandato 01/04/2024
SÉRGIO MORO - Ministério Público Eleitoral defende Cassação de Mandato
 
SÉRGIO MORO - Relator no TRE vota Contra a Cassação do senador 01/04/2024
SÉRGIO MORO - Relator no TRE vota Contra a Cassação do senador
 
JUSTIÇA suspende Pagamento de R$ 581 mil em Férias a DOMINGOS BRAZÃO 01/04/2024
JUSTIÇA suspende Pagamento de R$ 581 mil em Férias a DOMINGOS BRAZÃO
 
STF mantém prisão de suspeitos por morte de MARIELE, por unanimidade 25/03/2024
STF mantém prisão de suspeitos por morte de MARIELE, por unanimidade
 
CCJ vai analisar prisão do deputado Chiquinho Brazão nesta 3ª feira 25/03/2024
CCJ vai analisar prisão do deputado Chiquinho Brazão nesta 3ª feira
 
MARIELLE incomodou a Expansão Imobiliária Criminosa no Rio - SAIBA TUDO AQUI 25/03/2024
MARIELLE incomodou a Expansão Imobiliária Criminosa no Rio - SAIBA TUDO AQUI
 
RIVALDO BARBOSA é demitido de universidade onde lecionava Direito 24/03/2024
RIVALDO BARBOSA é demitido de universidade onde lecionava Direito
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites