Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

30 de Outubro de 2021 as 03:10:18



SARS-COV-2 como ARMA BIOLÓGICA é Cientificamente Inválido, segundo o ODNI


Covid Arma Biológica é 'cientificamente inválido',
segundo relatórios de inteligência dos EUA
 
ODNI rejeita alegações de armas biológicas, mas diz que origens do vírus nunca podem ser conhecidas, barrando avanço dramático na cooperação chinesa
 
Alegações de que o vírus Covid-19 foi projetado como uma arma biológica – uma teoria transmitida por alguns republicanos seniores – são baseadas em "alegações cientificamente inválidas" cujos proponentes "são suspeitos de espalhar desinformação", informaram as agências de inteligência dos EUA.
 
A maioria das 17 agências norte-americanas também concorda que o vírus não foi geneticamente modificado, enquanto observa que está se tornando cada vez mais difícil detectar sinais de tal adulteração. No entanto, a comunidade de inteligência ainda está dividida sobre se o vírus foi disseminada pela transmissão animal-humano ou como resultado de um acidente de laboratório, concluindo que isso pode nunca ser conhecido, barrando um avanço dramático na cooperação chinesa.
 
Um resumo dos achados foi publicado pela primeira vez pelo ODNI Escritório do Diretor de Inteligência Nacional em agosto, mas nesta 6ª feira a ODNI publicou uma versão mais completa do estudo,dando explicações para as conclusões de suas agências.
 
Sars-CoV-2 como arma biológica
 
A teoria de que o vírus, conhecido como Sars-CoV-2, era uma arma biológica, que foi propagada pelo senador Tom Cotton e outros republicanos linha-dura, é rejeitada no início do relatório da ODNI.
 
"Continuamos céticos quanto às alegações de que o SARS-CoV-2 era uma arma biológica porque são apoiados por alegações cientificamente inválidas, seus proponentes não têm acesso direto ao Instituto de Virologia de Wuhan (WIV), ou seus proponentes são suspeitos de espalhar desinformação", disse o estudo.
 
A teoria do vazamento do laboratório de Wuhan é mais sobre política do que ciência
 
Sobre a questão da engenharia genética, o relatório disse que a maioria dos analistas de inteligência acredita que o vírus não foi feito por humanos de forma alguma, embora essa avaliação seja calibrada como de baixa confiança. Até agosto deste ano, não houve sinais de assinaturas genéticas que geralmente são os sinais reveladores da engenharia, disse ele, mas apontou estudos acadêmicos que "algumas técnicas de engenharia genética podem tornar vírus geneticamente modificados indistinguíveis de vírus naturais".
 
Quatro agências de inteligência avaliaram "com baixa confiança" que o vírus se espalhou de animais para humanos através da interação natural. A avaliação foi baseada na constatação geralmente acordada de que o Instituto wuhan para virologia (WIV) parecia ter sido pego de surpresa pelo novo vírus e tinha mexido para identificá-lo.
 
"Eles também vêem o potencial de que um funcionário de laboratório inadvertidamente foi infectado enquanto coleta amostras de animais desconhecidos para ser menos provável do que uma infecção que ocorre através de numerosos caçadores, agricultores, comerciantes e outros que têm contato natural frequente com animais",
 
disse o estudo.
 
Uma agência dos EUA, não nomeada no estudo, mas relatada como a Agência de Inteligência de Defesa, acredita "com confiança moderada" que o surto foi resultado de um acidente de laboratório no WIV ou em outros lugares, a teoria promovida por apoiadores de Donald Trump.
 
Como evidência, apontou para o fato de que os "parentes mais próximos conhecidos de Sars-CoV-2 em morcegos foram identificados na província de Yunnan, e pesquisadores que trazem amostras para laboratórios fornecem uma ligação plausível entre esses habitats e a cidade".
 
O relatório observou que o WIV "criou quimeras anteriormente, ou combinações, de coronavírus semelhantes a Sars, mas essas informações não fornecem informações sobre se o Sars-CoV-2 foi geneticamente modificado pelo WIV".
 
O relatório da ODNI disse que um relato mais definitivo das origens do vírus provavelmente será impossível sem uma maior cooperação chinesa, mas não está otimista de que isso aconteça, observando os esforços da China até agora para bloquear novas investigações da Organização Mundial da Saúde.
 
CONFIRA NO THE GUARDIAN a íntegra do artigo em inglês


Fonte: THE GUARDIAN. Tradução e copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - 24/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - "Isso não é ISIS. São ucranianos", afirmou Segodnia
 
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos 23/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos
 
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul 19/03/2024
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul
 
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030 17/03/2024
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030
 
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos 11/03/2024
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos
 
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15 10/03/2024
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15
 
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje 10/03/2024
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje
 
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol 07/03/2024
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol
 
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza 04/03/2024
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza
 
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias 04/03/2024
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites