Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Meio Ambiente

Domingo, Dia 22 de Outubro de 2017 as 18:10:43



IBGE irá calcular o PIV Produto Interno Verde


País ganha indicador para medir seu patrimônio natural
 
 
Em meio a índices para medir o crescimento econômico, taxas de emprego, desemprego e inflação, o Brasil terá também um sistema para mensurar o patrimônio natural. Será o Produto Interno Verde (PIV) que levará em conta recursos naturais como florestas, águas e fontes de energia.
 
Na última 4ª feira, 18.10, o presidente Michel Temer sancionou um projeto de lei aprovado no Congresso Nacional e tornou lei o cálculo do PIV.
 
Segundo o presidente do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Roberto Olindo, o PIV fará parte de um extenso sistema macroeconômico de contas do país.
 
Para obtê-lo, será necessária uma descrição detalhada dos recursos naturais como florestas, água e fontes de energia de forma a tornar possível mensurar o impacto das atividades produtivas e do crescimento econômico do país sobre esse patrimônio ecológico.
 
Com base em tais informações, serão traçadas estratégias de desenvolvimento sustentável.
 
Olinto informou que o levantamento das riquezas naturais será feito em parceria entre o IBGE e órgãos de cada setor como a ANA Agência Nacional de Águas e o Serviço Florestal Brasileiro e a EPE Empresa de Pesquisa Energética, entre outros.
 
“O PIV vai refletir a economia, o que é gerado no ano, porém, considerando o quanto se consumiu não só de máquinas e de equipamentos, mas o quanto se consumiu de recursos naturais, o que é uma informação-chave para o planejamento”,
 
explicou.
 
Ele disse que hoje não se conhecem bem os impactos ambientais no país. "Esse sistema é para prover o país de uma descrição bastante extensa dos recursos naturais, de que maneira eles são afetados pelo desenvolvimento econômico, ou seja, permitindo uma visão melhor do desenvolvimento sustentável.”
 
Como exemplo prático, o presidente do IBGE citou a água. Para Olinto, é fundamental saber o estoque de água disponível no país, como ela é consumida pela atividade econômica e pelas famílias e de que forma o impacto do crescimento se dará sobre o esgotamento ou a ampliação desse ativo natural. Segundo Olinto, a conta da água é o item para entrar na composição do PIV que está em estágio mais avançado.
 
A Lei 13.493, que criou o PIV, determina que o cálculo do índice seja formatado em ampla discussão com a sociedade e órgãos públicos. Prevê também que seja calculado pelo IBGE e divulgado anualmente, se possível. Por envolver aspectos tão abrangentes e complexos, não é possível definir uma data para o início da divulgação do PIV, ressaltou Olinto.
 
O ministro Sarney Filho destacou a importância do índice para fortalecer as ações de desenvolvimento sustentável no país.
 
“O Brasil só tem a ganhar com essa lei, porque nos dá um norte visível de que estamos caminhando para essa economia de valorização do bem ambiental”. E completou “Estamos lutando para que essa política que valoriza o bem ambiental seja uma política adotada globalmente”.
 
A lei que criou o PIV detalha que é importante formatar um modelo de cálculo que torne possível a comparação com iniciativas semelhantes desenvolvidas por outros países.
 
O projeto de lei do PIV foi apresentado em 2011 pelo deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) que, na justificativa, fundamenta que para calcular as riquezas do país como, ocorre no PIB Produto Interno Bruto, não pode ser deixada de fora a biodiversidade, visando sua valorização e preservação. Inicialmente, o projeto usava a nomenclatura PIB Verde para o novo dado a ser produzido.


Fonte: Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil. Com chamada de capa da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS prejudicam Crescimento do Brasil, diz a OCDE 19/12/2023
MUDANÇAS CLIMÁTICAS prejudicam Crescimento do Brasil, diz a OCDE
 
CHINA Campeã em Energias Limpas, diz chefe da AIE 19/12/2023
CHINA Campeã em Energias Limpas, diz chefe da AIE
 
BRASKEM pode ser punida com Bloqueio de R$ 1 BI 16/12/2023
BRASKEM pode ser punida com Bloqueio de R$ 1 BI
 
CASO BRASKEM - Governo estuda transformar em Parque Estadual a área afetada 12/12/2023
CASO BRASKEM - Governo estuda transformar em Parque Estadual a área afetada
 
COP28: Novo Documento exclui Previsão para eliminar Combustíveis Fósseis 12/12/2023
COP28: Novo Documento exclui Previsão para eliminar Combustíveis Fósseis
 
COP28 aprova Brasil como Sede da Conferência do Clima de 2025 12/12/2023
COP28 aprova Brasil como Sede da Conferência do Clima de 2025
 
MACEIO - Mina da BRASKEM se rompe sob a Lagoa Mundaú 10/12/2023
MACEIO - Mina da BRASKEM se rompe sob a Lagoa Mundaú
 
MACEIÓ - Alerta de Risco de Colapso: Afundamento ainda mais Veloz 09/12/2023
MACEIÓ - Alerta de Risco de Colapso: Afundamento ainda mais Veloz
 
1% Mais Rico emite igual quantidade de CO2 que 66% dos Pobres 19/11/2023
1% Mais Rico emite igual quantidade de CO2 que 66% dos Pobres
 
MEIO AMBIENTE receberá até 60% dos recursos de Títulos Verdes 12/10/2023
MEIO AMBIENTE receberá até 60% dos recursos de Títulos Verdes
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites