Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

10 de Maio de 2022 as 11:05:32



DISCURSO DE PUTIN na Parada Militar da Vitória, em 09.05.2022


Vladimir Putin na Praça Vermelha, em 09.05.2022
 
 
A Parada da Vitória na Praça Vermelha e o discurso de Vladimir Putin
 
"É nosso dever preservar a memória daqueles que derrotaram o nazismo e nos confiaram sermos vigilantes e fazermos tudo para impedir o horror de outra guerra global", proclamou Putin.
 
Na última 2ª feira, 09.05.2022, Vladimir Putin, presidente da Rússia, participou em Moscou de um grande desfile militar que celebrou o 77º aniversário da vitória russa na Segunda Grande Guerra Mundial.
 
A Grande Guerra Patriótica de 1941-1945, como assim é denominada pela população russa, foi um evento épico fantástico, que custou a vida de cerca de 20 milhões de civis e militares das diversas etnias que já compunham a União Sovietica e logrou (1) expulsar os 3 milhões de soldados alemães, armados com o que havia de mais moderno, que avançaram sobre o território da Rússia, a partir de 1941;  (2) perseguí-los em sua fuga de volta à Alemanha, até alcançar Berlim, cercar esta cidade, bombardeá-la e destruí-la; e  (3) avançar sobre o bunker onde se acantonava Adolph Hitler e o que restou do comando nazista fugitivo;  (4)  lograr sua morte e heroicamente hastear a bandeira de URSS no alto do edifício do bunker. 
 
A Rússia, durante os mandatos presidenciais de Vladimir Putin, tem anualmente celebrado a data de 09 de maio, com grande pompa nos últimos anos; e, neste ano em razão do conflito com a Ucrânia, o pronunciamento de Putin estava sendo muito aguardado. Algumas passagens do discurso de Putin referem-se explicitamente ao conflito atual com a Otan, EUA e Ucrânia; e apresentam a argumentação justificativa utilizada pelo governo russo para a presença das forças russas na Ucrânia. Confira a seguir os excertos:
 
"Temos orgulho da geração corajosa invicta dos vencedores [da Grande Guerra Patriótica], estamos orgulhosos de sermos seus sucessores, e é nosso dever preservar a memória daqueles que derrotaram o nazismo e nos confiaram sermos vigilantes e fazermos tudo para impedir o horror de outra guerra global." ...
 
"... Apesar de todas as controvérsias nas relações internacionais, a Rússia sempre defendeu o estabelecimento de um sistema de segurança igualitário e indivisível que é criticamente necessário a toda a comunidade internacional.
 
... "Em dezembro passado, propusemos a assinatura de um tratado sobre garantias de segurança. A Rússia instou o Ocidente a manter um diálogo honesto em busca de soluções significativas e comprometedoras, e a levar em conta os interesses uns dos outros. Tudo em vão. Os países da OTAN não queriam nos ouvir, o que significa que tinham planos totalmente diferentes. E nós vimos [quais]." ...
 
... "Outra operação punitiva em Donbass, uma invasão de nossas terras históricas, incluindo a Crimeia, estava abertamente em andamento. E Kiev declarou que poderia usar armas nucleares. O bloco da OTAN enviou forças militares ativas aos territórios adjacentes a nós." ...
 
... "Ameaça absolutamente inaceitável para nós estava permanentemente sendo criada em nossas fronteiras. Havia todos os indícios de que era inevitável um confronto com neonazistas e banderistas apoiados pelos EUA e seus servos."
 
... "Vimos [na Ucrânia] a infraestrutura militar sendo construída, centenas de conselheiros estrangeiros começando a trabalhar; e suprimentos regulares de armas de ponta sendo entregues pelos países da OTAN. A ameaça cresceu a cada dia. A Rússia lançou um ataque preventivo à agressão. Foi uma decisão forçada, oportuna e a única decisão correta. Uma decisão de um país soberano, forte e independente."
 
Além do discurso claro e incisivo, o desfile militar foi uma gigantesca demonstração de força e poder. Nele apresentaram-se 11.000 pessoas e 131 unidades de equipamento bélico no estado da arteNas ruas, cerca de 1 milhão de pessoas assistiram a tudo com bandeiras e entusiasmo. A midia ocidental sequer publicou o teor do pronunciamento; confira aqui no Jornal Franquia, a seguir:
 
 
Íntegra do discurso de Vladimir Putin,
presidente da Rússia, na parada militar em Moscou, em 09.05.2022
 
"Cidadãos russos,
"Queridos veteranos,
"Camaradas soldados e marinheiros, sargentos e sargentos, marinheiros e oficiais de comando,
"Camaradas oficiais, generais e almirantes,
 
"Parabenizo-os todos pelo Dia da Grande Vitória!
 
"A defesa de nossa Pátria quando seu destino estava em jogo sempre foi sagrada. Foi o sentimento de verdadeiro patriotismo que a milícia de Minin e Pozharsky defendeu a Pátria, soldados foram para a ofensiva no Campo borodino e lutaram contra o inimigo fora de Moscou e Leningrado, Kiev e Minsk, Stalingrado e Kursk, Sevastopol e Kharkov.
 
"Hoje, como no passado, vocês estão lutando pelo nosso povo em Donbass, pela segurança da nossa Pátria, pela Rússia.
 
"9 de maio de 1945 foi consagrado na história mundial para sempre como um triunfo do povo soviético unido, sua coesão e poder espiritual, um feito incomparável na linha de frente e na frente de casa.
 
"O Dia da Vitória é intimamente caro para todos nós. Não há família na Rússia que não tenha sido marcada pela Grande Guerra Patriótica. Sua memória nunca desaparece. Neste dia, filhos, netos e bisnetos dos heróis marcham em um fluxo interminável do Regimento Imortal. Eles carregam fotos de seus familiares, os soldados caídos que permaneceram jovens para sempre, e os veteranos que já se foram.
 
"Temos orgulho da geração corajosa invicta dos vencedores, estamos orgulhosos de sermos seus sucessores; e é nosso dever preservar a memória daqueles que derrotaram o nazismo e nos confiaram sermos vigilantes e fazermos tudo para impedir o horror de outra guerra global.
 
"Portanto, apesar de todas as controvérsias nas relações internacionais, a Rússia sempre defendeu o estabelecimento de um sistema de segurança igualitário e indivisível que é criticamente necessário a toda a comunidade internacional.
 
"Em dezembro passado, propusemos a assinatura de um tratado sobre garantias de segurança. A Rússia instou o Ocidente a manter um diálogo honesto em busca de soluções significativas e comprometedoras, e a levar em conta os interesses uns dos outros. Tudo em vão. Os países da OTAN não queriam nos ouvir, o que significa que tinham planos totalmente diferentes. E nós vimos.
 
"Outra operação punitiva em Donbass, uma invasão de nossas terras históricas, incluindo a Crimeia, estava abertamente em andamento. Kiev declarou que poderia usar armas nucleares. O bloco da OTAN enviou forças militares ativas aos territórios adjacentes a nós.
 
"Ameaça absolutamente inaceitável para nós estava permanentemente sendo criada em nossas fronteiras. Havia todos os indícios de que era inevitável um confronto com neonazistas e banderitas apoiados pelos EUA e seus servos.
 
"Deixe-me repetir, vimos a infraestrutura militar sendo construída, centenas de conselheiros estrangeiros começando a trabalhar; e suprimentos regulares de armas de ponta sendo entregues dos países da OTAN. A ameaça cresceu a cada dia.
 
"A Rússia lançou um ataque preventivo à agressão. Foi uma decisão forçada, oportuna e a única decisão correta. Uma decisão de um país soberano, forte e independente.
 
"Os EUA começaram a reivindicar seu excepcionalismo, particularmente após o colapso da União Soviética, difamaram o mundo inteiro, inclusive seus satélites, países que têm que fingir não ver nada, e a aturar obedientemente.
 
"Mas nós somos um país diferente. A Rússia tem um caráter diferente. Nunca desistiremos de nosso amor por nossa Pátria, nossa fé e valores tradicionais, os costumes de nossos ancestrais e o respeito por todos os povos e culturas.
 
"Enquanto isso, o Ocidente parece preparar-se para destruir esses valores milenares. Tal degradação moral está por trás das falsificações cínicas da história da Segunda Guerra Mundial, escalando a Russofobia, louvando traidores, zombando da memória de suas vítimas e apagando a coragem daqueles que obtiveram a grande Vitória através do sofrimento.
 
"Estamos cientes de que os veteranos americanos que queriam vir ao desfile em Moscou foram proibidos de fazê-lo. Mas quero que saibam: estamos orgulhosos de suas ações e de sua contribuição para nossa vitória comum.
 
"Honramos todos os soldados dos exércitos aliados – os americanos, os ingleses, os franceses, os combatentes da Resistência, soldados corajosos e partidários na China – todos aqueles que derrotaram o nazismo e o militarismo.
 
"Camaradas !
 
"A milícia Donbass ao lado do Exército russo está lutando em suas terras hoje, onde os apoiadores dos príncipes Svyatoslav e Vladimir Monomakh, soldados sob o comando de Rumyantsev e Potemkin, Suvorov e Brusilov, esmagaram seus inimigos, onde os grandes heróis da Guerra Patriótica Nikolai Vatutin, Sidor Kovpak e Lyudmila Pavlichenko estiveram até o fim.
 
"Estou me dirigindo às nossas Forças Armadas e à milícia Donbass. Vocês está lutando por nossa Pátria, seu futuro, para que ninguém esqueça as lições da Segunda Guerra Mundial, para que não haja lugar no mundo para torturadores, esquadrões da morte e nazistas.
 
"Hoje, abaixamos a cabeça para a memória sagrada de todos aqueles que perderam suas vidas na Grande Guerra Patriótica, as memórias dos filhos, filhas, pais, mães, avôs, maridos, esposas, irmãos, irmãs, parentes e amigos.
 
"Abaixamos a cabeça para a memória dos mártires de Odessa que foram queimados vivos na Câmara dos Sindicatos em maio de 2014, para a memória dos idosos, mulheres e filhos de Donbass que foram mortos em bombardeios atrozes e bárbaros por neonazistas. Abaixamos a cabeça para nossos companheiros de luta que morreram uma morte corajosa na batalha justa pela Rússia.
 
"Eu declaro um minuto de silêncio.
(Um minuto de silêncio.)
 
"A perda de cada oficial e soldado é dolorosa para todos nós e uma perda irrecuperável para as famílias e amigos. O governo, as autoridades regionais, as empresas e as organizações públicas farão de tudo para envolver essas famílias no cuidado e ajudá-las. Apoio especial será dado aos filhos dos companheiros mortos e feridos. A Ordem Executiva Presidencial para este efeito foi assinada hoje.
 
"Desejo uma rápida recuperação aos soldados e oficiais feridos, e agradeço aos médicos, paramédicos, enfermeiros e funcionários de hospitais militares por seu trabalho altruísta. Nossa mais profunda gratidão vai para você por salvar cada vida, muitas vezes sem poupar pensamentos para si mesmos sob bombardeios na linha de frente.
 
"Camaradas !
 
"Soldados e oficiais de muitas regiões da nossa enorme Pátria, incluindo aqueles que chegaram direto de Donbass, da área de combate, estão agora lado a lado aqui, na Praça Vermelha.
 
"Lembramos como os inimigos da Rússia tentaram usar gangues terroristas internacionais contra nós, como eles tentaram semear conflitos interétnicos e religiosos para nos enfraquecer de dentro e nos dividir. Eles falharam completamente.
 
"Hoje, nossos guerreiros de diferentes etnias estão lutando juntos, protegendo uns aos outros de balas e estilhaços como irmãos.
 
"É aqui que está o poder da Rússia, um grande poder invencível da nossa nação multiétnica unida.
 
"Vocês está defendendo hoje pelo que seus pais, avôs e bisavôs lutaram. O bem-estar e a segurança de sua Pátria era sua prioridade na vida. Lealdade à nossa Pátria é o principal valor e uma base confiável da independência da Rússia para nós, seus sucessores, também.
 
"Aqueles que esmagaram o nazismo durante a Grande Guerra Patriótica nos mostraram um exemplo de heroísmo para todas as idades. 
 
"Esta é a geração de vencedores, e nós sempre vamos olhar para eles.
 
"Glória às nossas heroicas Forças Armadas!
"Pela Rússia! Pela Vitória!
Urrah !!! "


Fonte: da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - 24/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - "Isso não é ISIS. São ucranianos", afirmou Segodnia
 
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos 23/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos
 
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul 19/03/2024
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul
 
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030 17/03/2024
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030
 
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos 11/03/2024
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos
 
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15 10/03/2024
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15
 
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje 10/03/2024
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje
 
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol 07/03/2024
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol
 
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza 04/03/2024
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza
 
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias 04/03/2024
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites