Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Investimentos

19 de Maio de 2022 as 18:05:02



DROGARIAS - Revisão de Preço-Meta de Ações em Bolsa


 
DROGARIAS - Revisão de Preço
Incorporação dos Resultados do 1T22
Georgia Jorte, CNPI
19.05.2022
 
Revisamos o valuation da RD (Raia Drogasil) e da Pague Menos para incorporar os resultados referentes ao 1º trimestre/2022 e atualizar as premissas macroeconômicas diante da perspectiva de elevação da inflação e taxa de juros desde a nossa última revisão de preço.
 
Com isso, nosso novo preço-alvo para RADL3 ao final de 2022 é de R$ 23,20 (antes R$ 25,60) e para PGMN3 ao final de 2022 é de R$ 10,60 (antes R$ 13,00).
 
Desempenho das Ações e Perspectivas.
 
Os papéis RADL3 e PGMN3 acumulam quedas de, aproximadamente, 30% e 46% nos últimos 12 meses, superiores à queda observada do Ibovespa. Ambos os desempenhos são reflexo, ao nosso ver, da elevação da percepção de risco envolvendo as ações do setor de consumo, diante da piora inflacionária e perda de poder de compra dos consumidores.
 
No caso da Pague Menos, ainda pesa negativamente sobre ela a atual preferência dos investidores por companhias de valor (tese de value investing), em contraposição às companhias cuja tese de investimento é de crescimento (growth).
 
Apesar de vislumbramos forte potencial de valorização entre o preço corrente dos papéis e seus respectivos preços justos para o final de 2022, entendemos que a volta do interesse dos investidores por papéis ligados ao segmento de consumo dependerá do arrefecimento da inflação e de uma perspectiva clara  acerca do fim do ciclo de aperto monetário, o que vislumbramos apenas a partir do 2S22.
 
A resiliência característica do setor de drogarias também não tem ajudado no atual ambiente inflacionário. Por essa razão, mantemos a recomendação Neutra para ambas RADL3 e PGMN3 no momento.
 
RAIA DROGASIL (RD)
 
> Evolução do Plano Estratégico
 
A RD tem investido em três pilares para tornar-se a maior empresa promotora de saúde da população:
 
(i) a Nova Farmácia, que combina a oferta de produtos e serviços focados na saúde, além de uma experiência omnicanal ao consumidor;
 
(ii) Marketplace de Saúde, visando à ampliação da oferta de produtos relacionados à saúde dos consumidores, tanto em produtos já comercializados, quanto em novas verticais, e
 
(iii) a Plataforma de Saúde, cujo foco é ampliar o escopo do marketplace para incluir serviços de saúde, como telemedicina, e desenvolver jornadas de apoio ao consumidor na prevenção de doenças e promoção de hábitos saudáveis. 
 
No que se refere à Nova Farmácia, a RD divulgou o crescimento das vendas digitais em 51,2% a/a, o que representou uma penetração de 10% sobre as vendas. O crescimento desse canal de vendas é importante para a companhia, na medida em que os clientes que utilizam esse canal são mais fiéis, mais engajados e compram com maior frequência, o que resulta em um dispêndio de 20 a 25% superior ao gasto anteriormente em média.
 
Além disso, dado que 91% das transações dos canais digitais do trimestre foram atendidas a partir das lojas físicas, vale mencionar a abertura líquida de 211 lojas nos últimos 12 meses findos no 1T22, com aumento da capilaridade pela adição de 83 novas cidades ao portfólio em comparação ao 1T21.
 
Quanto ao Marketplace, a Companhia informou que segue estruturando sua plataforma, que conta atualmente com 107 mil SKUs e 464 sellers, ante 16 mil SKUs e 61 sellers no 1T21. Já em relação à Plataforma de Saúde, em construção, a RD destaca a oferta de 220 programas gratuitos oferecidos nos apps de saúde integral da Vitat no trimestre, contando com 900 mil usuários únicos. 
 
Revisão de Preço
 
Nossa revisão do valuation da RaiaDrogasil contempla:
 
A incorporação dos resultados referentes ao 1T22;
A atualização de premissas macroeconômicas, com piora da inflação e elevação 
da taxa de juros e taxa de desconto desde a nossa última revisão de preço.
 
Tese de Investimentos
 
A tese de investimento da RD baseia-se
 
(i) na sua rede de lojas geograficamente exposta por todo o Brasil, contando com mais de 2.000 pontos de vendas;
 
(ii) desenvolvimento da estratégica omnicanal, buscando agregar cada vez mais 
conveniência aos seus clientes;
 
(iii) desenvolvimento de uma plataforma focada na promoção da saúde, criando um círculo virtuoso de maior fidelidade e dispêndio por parte dos clientes e
 
(iv) envelhecimento populacional, favorecendo o segmento de medicamentos.
 
Riscos
 
Os riscos existentes na tese de investimentos da RD são:
 
(i)  impacto de investimentos em aquisição de cliente e no desenvolvimento da omnicanalidade acima do esperado;
 
(ii) incapacidade de abrir e operar novas lojas, com crescimento de vendas abaixo do esperado; e
 
(iii) aumento da concorrência em decorrência da capitalização e planos de expansão anunciados por seus concorrentes nos próximos anos.
 
PAGUE MENOS
 
Evolução do Plano Estratégico
 
O plano estratégico da Pague Menos está baseado na expansão orgânica e ganho de eficiência, mediante incremento de vendas por lojas e monetização da ClinicFarma.
 
No que se refere à expansão orgânica, destacamos a abertura líquida de quatro lojas no 1T22, totalizando 1.169 lojas em funcionamento. Seu foco para expansão consiste no adensamento das regiões Norte e Nordeste e a “interiorização” da Companhia, com a entrada em novos municípios de pequeno e médio portes. 
 
Quanto ao incremento de vendas por loja, pontuamos, dentre as diversas inciativas que vem sendo implementadas com esse objetivo, o ganho de relevância do novo app, que foi lançado ao final de 2021 e já concentra 20% das vendas do canal digital, sinalizando rápida adoção dessa ferramenta como veículo de compra pelos consumidores.
 
Outro destaque do trimestre consiste no incremento da participação das vendas provenientes de convênios e parcerias, que representou 27,6% das vendas totais, 11,8 p.p. superior ao 1T21.
 
Já em relação à monetização da Clinic Farma, ponderamos que a inciativa foi ampliada para 893 lojas e contou com a adesão de 7,0% da base de clientes, ante 6,2% no ano anterior. A companhia destacou que uma das prioridades estratégicas do Hub de Saúde em 2022 consiste em escalar a oferta de vacinação, via modelo próprio ou parcerias com players regionais, utilizando a estrutura do Clinic Farna instalada.
 
Atualmente, a Pague Menos conta com 100 lojas habilitadas para aaplicação de vacinas e integradas ao e-commerce e app, o que permite o agendamento on-line do serviço. 
 
Revisão de Preço
 
Nossa revisão do valuation da Pague Menos contempla:
 
• A incorporação dos resultados referentes ao 1T22;
• Revisão das sinergias a serem capturadas ainda em 2022 por ocasião da conclusão da transação envolvendo a Extrafarma;
• A atualização de premissas macroeconômicas, com piora da inflação e elevação da taxa de juros e taxa de desconto desde a nossa última revisão de preço.
 
Tese de Investimentos
 
A tese de investimento da Pague Menos está baseada na
 
(i)   sua posição de liderança na região Norte e Nordeste, mas com reconhecimento nacional de sua marca e posicionada como a terceira maior rede no segmento de varejo farmacêutico no Brasil;
 
(ii)  retomada da expansão orgânica com a abertura e reforma de lojas; 
 
(iii) incremento de vendas e rentabilidade por meio da maturação das iniciativas tomadas para reestruturação do modelo de negócios, e que contemplam aumento do sortimento de produtos, expansão da marca própria, redução de ruptura de estoque, melhora na precificação e negociações com fornecedores; e
 
(iv) desenvolvimento do hub de saúde on-line, com integração de telemedicina, atendimento por farmacêuticos da Clinic Farna e plataforma de marketplace.
 
Riscos
 
Os riscos inerentes à tese de investimento Pague Menos são:
 
(i)    concentração ainda regional no Nordeste e Norte;
(ii)   acirramento da concorrência impactando o plano de expansão orgânica e vendas mesmas lojas;
(iii)  perda de benefícios fiscais ora vigentes;
(iv)  decisão desfavorável no âmbito de revisão criminal envolvendo o acionista majoritário;
(v)   decisão desfavorável quanto à aquisição da Extrafarma pela Pague Menos.
 
CONFIRA no anexo a íntegra do relatorio a respeito, em arquivo pdf, elaborado por GEORGIA JORGE, CNPI, analista senior do BB Investimentos

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: Georgia Jorge, CNPI, analista senior do BB Investimentos





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
GRUPO NATURA & CO - Resultado no 2º Trimestre/2023: POSITIVO 03/09/2023
GRUPO NATURA & CO - Resultado no 2º Trimestre/2023: POSITIVO
 
JBS - Resultado no 2º Trimestre/2023: Recuperação de rentabilidade e geração de caixa 03/09/2023
JBS - Resultado no 2º Trimestre/2023: Recuperação de rentabilidade e geração de caixa
 
GUIA TÉCNICO DE AÇÕES, 30.08.2023. NOVO RELATÓRIO - Avalie se convém investir 31/08/2023
GUIA TÉCNICO DE AÇÕES, 30.08.2023. NOVO RELATÓRIO - Avalie se convém investir
 
MAGAZINE LUIZA - Resultado no 2º Trimestre/2023:  Negativo 22/08/2023
MAGAZINE LUIZA - Resultado no 2º Trimestre/2023: Negativo
 
VIBRA Energia - Resultado no 2º Trimestre/2023: Ganho de Margem 18/08/2023
VIBRA Energia - Resultado no 2º Trimestre/2023: Ganho de Margem
 
PETROBRAS - Mudança na Política de Dividendos: Acerto que ajuda sustentar investimento 14/08/2023
PETROBRAS - Mudança na Política de Dividendos: Acerto que ajuda sustentar investimento
 
EMBRAER - Resultado no no 2º Trimestre/2023 POSITIVO, Alta nas entregas de aeronaves 14/08/2023
EMBRAER - Resultado no no 2º Trimestre/2023 POSITIVO, Alta nas entregas de aeronaves
 
BRASKEM - Resultado no 2º Trimestre/2023 e revisão de preço: Forte Tendência de Baixa 14/08/2023
BRASKEM - Resultado no 2º Trimestre/2023 e revisão de preço: Forte Tendência de Baixa
 
 BTG PACTUAL - Resultado no 2º Trimestre/2023: POSITIVO 09/08/2023
BTG PACTUAL - Resultado no 2º Trimestre/2023: POSITIVO
 
LOJAS RENNER - Resultado no 1º Trimestre/2023 NEGATIVO. 09/08/2023
LOJAS RENNER - Resultado no 1º Trimestre/2023 NEGATIVO.
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites