Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

17 de Julho de 2022 as 02:07:27



DIESEL - Acordo Brasil-Rússia traria sanções de EUA e Europa?


 
Acordo sobre Diesel:
EUA e Europa podem impor 'custos' ao Brasil por aproximação com Moscou?
 
O xadrez internacional do Itamaraty pode garantir ao Brasil nas próximas semanas um importante acordo para comprar diesel da Rússia. O negócio é visto com bons olhos por dois especialistas consultados pela Sputnik Brasil.
 
Após declarar que as "barreiras dos EUA e da Europa contra a Rússia não deram certo", o presidente Jair Bolsonaro afirmou em 11.07, que o País está perto de fechar um acordo com o governo russo para o fornecimento de diesel. A estratégia é uma resposta à disparada dos preços dos combustíveis no Brasil e no mundo, pressionados pelo conflito na Ucrânia e pela aplicação de sanções antirrussas pelo Ocidente.
 
 
Para Luiz Carlos Prado, especialista em economia internacional e professor de economia da UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro, a principal razão para o aumento constante do diesel "tem a ver com as restrições no mercado internacional e com restrições ao governo da Rússia". Segundo ele, "no caso do Brasil, o governo importa cerca de 20% do seu consumo de diesel", e há impactos em toda a cadeia produtiva.
 
Luiz Carlos Prado entende que a "saída" que o governo brasileiro conseguiu para esse problema foi "interessante, sobretudo do ponto de vista da redução do preço doméstico do combustível", citando como exemplo que "tanto a Índia quanto a China têm se beneficiado dessa 'fuga das sanções' sobre a Rússia".
 
Fábio Pereira de Andrade, especialista em economia e administração pública e professor do curso de relações internacionais da ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing, também avaliou o acordo de forma positiva, dizendo que, se o Brasil conseguir fechar o negócio, "é possível aliviar um pouco a crise dos combustíveis no país". Ele explicou que esse "é um acordo que chega em boa hora", pois havia o temor no mercado "de que houvesse um desabastecimento de diesel", ampliando a pressão sobre a elevação dos preços.
 
"Aproveitando que há uma série de restrições contra a Rússia, basicamente o Brasil se aproxima para resolver um problema particular",
 
comentou.
 
No dia 30 de maio, o então presidente da Petrobras relatou à ANP Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis "elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no 2º no semestre de 2022".  No mesmo dia, o Ministério de Minas e Energia disse que "os estoques de óleo diesel S10 representam 38 dias de importação"
 
Além do fator dos preços, há outro ponto importante que pesa sobre o cenário econômico brasileiro: a inflação. O especialista explicou que o índice que mede o aumento no preço dos produtos tem um componente importante com despesas de transporte, "embora muito mais influenciado pelos custos do álcool e da gasolina". Ainda assim, a proposta do governo pode reduzir os custos de transporte dos caminhoneiros, que dependem do diesel.
 
Embora ambos os especialistas consultados pela Sputnik Brasil avaliem o negócio como positivo para ambos os lados (Rússia e Brasil), Luiz Carlos Prado destaca que, a partir do pragmatismo brasileiro, é possível que EUA e Europa decidam impor "custos" ao Brasil, principalmente por essa relação com o governo russo, dada a pressão dos EUA para a adesão de outros países às sanções contra a Rússia. Por outro lado, ele avalia que "o BRICS caminha vagarosamente para ser um bloco alternativo", mas falta, no seu entendimento, um cronograma objetivo entre os países.
 
Ele explicou que,
 
"se o BRICS conseguir ser um fórum de negociação alternativa, é algo a ser visto com bons olhos, mas também cautela, porque senão você descaracteriza o papel que o BRICS tinha no seu início".
 
Para ele, ainda é preciso consolidar alguns pontos fundamentais do grupo.
 
"Esse processo de integração regional precisa ser feito com projetos sólidos",
 
declarou.
 
Essa opinião foi partilhada por Fábio Pereira de Andrade, que defendeu que é bastante provável que a Rússia seja capaz de entregar a demanda necessária ao Brasil de diesel e que é preciso pensar em novas alternativas.
 
"É preciso estabelecer canais de importação e energia. A Rússia é importante para a nossa agricultura e é fundamental para a importação de produtos químicos, como fertilizantes. Esses canais têm que ser abertos e aprofundados",
 
comentou.
 
CONFIRA em SPUTNIK NEWS a íntegra dessa matéria.
Clique AQUI.


Fonte: SPUTNIKNEWS. Copidescagem da Redação JF.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - 24/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - "Isso não é ISIS. São ucranianos", afirmou Segodnia
 
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos 23/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos
 
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul 19/03/2024
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul
 
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030 17/03/2024
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030
 
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos 11/03/2024
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos
 
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15 10/03/2024
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15
 
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje 10/03/2024
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje
 
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol 07/03/2024
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol
 
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza 04/03/2024
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza
 
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias 04/03/2024
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites