Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

02 de Agosto de 2022 as 15:08:43



VISITA DE PELOSI à Taiwan. Conheça a perspectiva do Governo Chinês


Nancy Pelosi, em solo chinês, Taiwan, na 3ª feira, 02.08.2022
 
Visita de Pelosi a Taiwan fortemente condenada
por CAO DESHENG
chinadaily.com.cn 
 
Pequim expressou forte condenação nessa 3ª feira, 02.08, e firme oposição à visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan, um movimento provocativo que a China criticou como uma grave violação da soberania e integridade territorial do país.
 
A China se opõe firmemente e condena severamente a visita de Pelosi, e fez sérias representações diplomáticas e fortes protestos aos EUA, disse o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado emitido logo após a chegada de Pelosi a Taipei.
 
A declaração dizia que, como Pelosi é líder no Congresso dos EUA, sua visita e atividades em Taiwan, de qualquer forma e por qualquer motivo, são uma grande provocação política a fim de melhorar as trocas oficiais dos EUA com Taiwan.
 
"Esta é uma grave violação do princípio de uma China e das disposições dos três comunicados conjuntos China-EUA. Tem um impacto severo na base política das relações China-EUA, e viola seriamente a soberania e a integridade territorial da China. Isso prejudica gravemente a paz e a estabilidade em todo o Estreito de Taiwan, e envia um sinal seriamente errado às forças separatistas para a 'independência de Taiwan'."
 
A China absolutamente não aceita isso, e o povo chinês rejeita absolutamente isso, disse o comunicado.
 
Observando que a questão de Taiwan é a questão mais importante e sensível no coração das relações China-EUA, o comunicado disse que a causa fundamental da nova rodada de tensão e o grave desafio enfrentado pelo Estreito de Taiwan são os movimentos repetidos das autoridades de Taiwan e dos Estados Unidos para mudar o status quo.
 
A China tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar resolutamente sua soberania e integridade territorial, disse o comunicado, e as forças de Washington e "independência de Taiwan" serão responsáveis por todas as consequências.
 
Pelosi, que é a segunda na linha de sucessão à presidência dos EUA, fez a visita de alto nível em 25 anos por um funcionário do governo dos EUA a Taiwan, uma parte inalienável do território chinês. Sua viagem provocativa ocorreu em meio a crescentes tensões entre a China e os EUA, à medida que os laços bilaterais se deterioraram nos últimos anos.
 
A China havia emitido avisos severos contra sua visita à ilha. Durante uma conversa telefônica com o presidente dos EUA Joe Biden na semana passada, o presidente Xi Jinping disse que a China se opõe firmemente a movimentos separatistas em direção à "independência de Taiwan" e à interferência das forças externas, e nunca permite espaço para forças de "independência de Taiwan" de qualquer forma.
 
"Aqueles que brincam com fogo perecerão por ele",
 
disse Xi.
 
No Comunicado Conjunto China-EUA sobre o Estabelecimento de Relações Diplomáticas em 1979, o governo dos EUA fez um claro compromisso com o princípio de uma China, bem como não desenvolver relações oficiais com Taiwan.
 
"Os Estados Unidos da América reconhecem o governo da República Popular da China como o único governo legal da China. Dentro deste contexto, o povo dos Estados Unidos manterá relações culturais, comerciais e outras não oficiais com o povo de Taiwan",
 
diz o comunicado conjunto.
 
O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores Wang Yi disse na terça-feira que o princípio de uma China é o consenso da comunidade internacional, a base política para os laços da China com outros países, o núcleo dos principais interesses da China, e uma linha vermelha e linha de fundo que não podem ser ultrapassadas.
 
Algumas pessoas nos EUA estão constantemente desafiando a soberania da China e deliberadamente causando problemas em todo o Estreito de Taiwan, disse Wang durante uma entrevista após participar da Reunião dos Ministros das Relações Exteriores da Organização de Cooperação de Xangai. A China nunca aceitará tais movimentos, disse ele.
 
Ele alertou que alguns políticos dos EUA "brincam com fogo" na questão de Taiwan e nunca haverá um bom final para eles. Washington está se comportando como um valentão, o que faz com que a comunidade internacional perceba que os EUA são o maior destruidor de paz do mundo, acrescentou.
 
Um porta-voz do Comitê Permanente do Congresso Nacional Popular, a principal legislatura do país, condenou a visita de Pelosi na terça-feira, dizendo que qualquer tentativa de interromper a completa reunificação e o rejuvenescimento nacional da China está fadada ao fracasso.
 
A Lei Anti-Secessão do país tem regras claras sobre as principais questões relativas à manutenção do princípio de uma China, contendo atividades secessionistas da "independência de Taiwan" e forças externas opostas que interferem na questão de Taiwan, disse o porta-voz.
 
O Comitê de Relações Exteriores do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês disse em um comunicado que a visita de Pelosi a Taiwan é uma grande provocação política em relação à China. A China deve ser e será unificada e a reunificação é uma tendência histórica irresistível, disse ele.
 
O Escritório de Trabalho de Taiwan do Comitê Central do Partido Comunista da China disse em um comunicado que as atividades secessionistas do Partido Progressista Democrático de Taiwan e seu conluio com os EUA para vender interesses nacionais só empurrarão a ilha para um abismo de desastre e causarão grandes danos aos compatriotas de Taiwan.
 
O que quer que Pelosi e seus pares façam para apoiar a "independência de Taiwan" e conter a China, eles não vão de forma alguma parar o processo histórico de reunificação da China, disse o comunicado.
 
Em um artigo de opinião do Washington Post publicado na terça-feira depois que ela chegou a Taiwan, Pelosi disse que os EUA devem se lembrar de seu voto "para apoiar a defesa de Taiwan".
 
Falando em uma coletiva de imprensa regular na 3ª feira, 02.08, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, disse que a visita de Pelosi a Taiwan, sob qualquer pretexto, é tola, perigosa e desnecessária. Ela disse que os EUA devem aceitar toda a responsabilidade por esta provocação, o que levará à escalada das tensões em todo o Estreito de Taiwan.
 
Chamando a visita de Pelosi de uma aposta perigosa, Hua disse que é difícil imaginar algo mais imprudente e provocativo
 
"O erro de julgamento ou manipulação indevida da situação transversal do lado dos EUA levará a consequências desastrosas não só para a região de Taiwan, mas também para a segurança, prosperidade e ordem de todo o mundo",
 
disse Hua.
 
Qualquer contramedida adotada pela China será justificada e necessária, dado o comportamento inescrupuloso de Washington e sua ignoração da repetida oposição da China, disse Hua, acrescentando que a China está apenas exercendo o direito ao qual qualquer país soberano independente tem direito.
 
As ações chinesas caíram na terça-feira antes da visita de Pelosi a Taiwan, com o índice de referência Xangai Composto caindo 2,26%, a 3.186,37 pontos, à medida que os investidores se preocupavam com as tensões entre Pequim e Washington em torno de sua viagem.
 
O Índice Hang Seng de Hong Kong caiu mais de 3%, enquanto o índice Taiex de Taiwan caiu 1,9% no início das negociações antes de recuperar algumas perdas.
 
Também na terça-feira, um porta-voz da Missão Chinesa à União Europeia disse que 181 países do mundo, incluindo os EUA, estabeleceram relações diplomáticas com a China com base no princípio de uma China.
 
O porta-voz instou outros países a respeitar o interesse central da China e as principais preocupações, respeitar o princípio de uma China, ser prudente sobre a questão de Taiwan em ambas as palavras e atos, e não apoiar a estratégia errada de um determinado país na tentativa de conter a China com a questão de Taiwan.
 
Em resposta a uma comparação da visita de Pelosi com a do então presidente da Câmara dos Eua Newt Gingrich em 1997, Zhang Jun, representante permanente da China nas Nações Unidas, disse na segunda-feira que "um erro anterior não torna legítimo o seguinte erro".
 
"Nos últimos anos, devido à influência de algumas forças externas, a situação em Taiwan mudou para pior, e os elementos da 'independência de Taiwan' estão se movendo no caminho errado. Sem medidas de contenção imediatas contra eles, a situação pode correr o risco de perder o controle",
 
disse Zhang em uma coletiva de imprensa em Nova York.
 
Martin Jacques, ex-membro sênior do Departamento de Política e Estudos Internacionais da Universidade de Cambridge, disse que uma visita de Pelosi a Taiwan aumentaria a barra de provocação em relação à China.
 
"Servirá apenas para aumentar as tensões, aumentar as suspeitas e aumentar o perigo de um conflito militar",
 
escreveu Jacques em um artigo de opinião publicado pelo Global Times.
 
À medida que a relação entre a China e os EUA se torna cada vez mais imprevisível, Taiwan tornou-se de longe a fonte mais perigosa de tensão e conflito, escreveu Jacques, acrescentando que os dois países precisam reafirma.
 
Confira em CHINA DAILY a íntegra da matéria em inglês
Clique AQUI


Fonte: CHINA DAILY, Por CAO DESHENG





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - 24/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - "Isso não é ISIS. São ucranianos", afirmou Segodnia
 
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos 23/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos
 
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul 19/03/2024
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul
 
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030 17/03/2024
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030
 
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos 11/03/2024
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos
 
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15 10/03/2024
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15
 
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje 10/03/2024
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje
 
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol 07/03/2024
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol
 
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza 04/03/2024
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza
 
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias 04/03/2024
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites