Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Investimentos

14 de Janeiro de 2022 as 20:41:52



PETRÓLEO & GÁS - Relatorio Setorial de Janeiro de 2022


PETRÓLEO & GÁS - Relatório Setorial de Janeiro de 2022
Por Daniel Cobucci, CNPI
Dados de mercado
 
Nos últimos 30 dias, a recuperação nos preços de petróleo favoreceu as empresas de exploração e produção. Já as distribuidoras de combustíveis tiveram quedas, em linha com os menores volumes de vendas de combustíveis.
 
Notícias e dados de petróleo & gás
 
Dezembro/Janeiro
 
Preços de petróleo sobem em dezembro. Distribuidoras estaduais entram com liminares contra aumentos no preço de gás natural pela Petrobras.
 
â–º O petróleo tipo Brent voltou a subir em dezembro e no começo de janeiro, após o forte recuo do mês de novembro, se aproximando novamente das máximas dos últimos três anos. A OPEP+, em reunião no início deste mês, manteve o aumento da oferta em 400 mil barris dia, conforme o planejado, para retomar a produção reduzida pela pandemia. O grupo possui um market share de 44% na oferta global, o que permite uma relevante influência nos preços. O avanço da variante ômicron e as medidas adotadas para restringir seu espalhamento, principalmente nos países desenvolvidos, tem aumentado incertezas sobre a demanda global, mantendo a pressão de alta nos preços da commodity. 
 
â–º Desde o final de dezembro, a Petrobras tem enfrentado uma série de decisões judiciais contra o aumento de 50% no preço do gás natural. Estados como Rio de Janeiro, Ceará, Sergipe e Alagoas são alguns dos exemplos, e outros Estados que não conseguiram negociar com a Estatal estão buscando o mesmo caminho, objetivando garantir suprimento e preços para o consumidor. No Rio de Janeiro, já houve determinação para que a Petrobras mantenha as condições atuais de fornecimento e preço até que o CADE aprecie a representação feita pela concessionária Naturgy.  A Petrobras está recorrendo das decisões, e entendemos que deve ter sucesso em derrubar as liminares, mas dadas as peculiaridades de cada região e as condições da abertura do mercado de gás, o CADE pode seguir uma tese favorável ao pleito de algumas das concessionárias.
 
â–º A Petrobras declarou a comercialidade de áreas em Sergipe, em dois módulos em águas profundas (SEAP I e II), cujo início de produção é previsto para 2026. A primeira plataforma deve ter capacidade para produzir 120 mil barris/dia e escoar 8 milhões de m3 de gás/dia. Os módulos incluem, ainda a implantação de sistema de ligação entre os dois módulos e a costa Sergipana.
 
Notícias e dados de petróleo & gás
 
Dezembro/Janeiro - Empresas privadas de produção têm forte crescimento operacional no ano. Vibra promove testes com diesel renovável (R5), e Petrobras enfrenta aumento de casos de covid-19 entre seus funcionários.
 
â–º A PetroRio reportou uma produção recorde no mês de dezembro, atingindo 34 mil boe/dia, uma elevação de 9,4% m/m e de 8,1% considerada a média do ano, mesmo com impactos na produção no campo de Tubarão Martelo, cuja manutenção deve ser concluída ainda em janeiro. A elevação foi motivada, principalmente, pela maior produção do cluster Polvo + TBMT, com uma produção recorde de 17 mil boe/dia. A 3R Petroleum também divulgou dados operacionais do 4T21, sendo este o melhor trimestre do ano, com uma produção média diária de 7,85 mil boe/dia, volume 13,5% superior ao 3T21.
 
â–º A Vibra Energia vai fornecer 120 mil litros de diesel renovável (R5) para testes em ônibus na cidade de Curitiba. O R5 é um diesel produzido a partir do coprocessamento de óleos vegetais ou gordura animal, contendo 5% de conteúdo renovável, antes da adição do biodiesel éster (B10), atualmente em 10%, o que deixa o produto com 15% de conteúdo renovável. A Petrobras tenta emplacar esse tipo de produto há alguns anos, e enfrente resistência dos produtores de biodiesel. Para a Vibra, entendemos que o início dos testes, que deve durar seis meses, ajuda a manter o protagonismo na sua agenda ESG e na busca por novos produtos, além de impulsionar a marca, que será veiculada nos ônibus em circulação.
 
â–º A Petrobras informou ter 425 casos confirmados e 1.041 suspeitos de covid-19 entre seus funcionários. A companhia afirmou estar alterando o protocolo nas plataformas, e deve promover testagem em todos os funcionários após a descoberta de um caso de contaminação. 
 
A FUP pede que a empresa faça testagens mesmo sem casos na unidade. A empresa cogita o aumento da carga horária, de 8 para 12 horas, para poder garantir a operação, bem como deve reduzir para até 40% do contingente na sede da empresa, limitando o trabalho presencial a dois dias por semana. 
 
Distribuição de combustíveis: dados operacionais
 
BR Distribuidora sofreu perda de 90 p.b. em participação de mercado, com o maior ganho sendo capturado por Outras (bandeira branca), que aumentaram sua participação em 120 p.b.
 
Distribuição de combustíveis: dados operacionais
 
Volume vendido de combustíveis líquidos tem queda no mês, mas ganhos a/a.
 
Em novembro, as vendas de diesel sofreram uma queda de 9,2% m/m, mas uma alta de 4,2% a/a, seguindo nas máximas dos últimos 5 anos. No acumulado de 2021, a alta é de 8,3% ante 2020.
 
â–º As vendas de gasolina c tiveram um crescimento de 6,8% a/a e queda de 4% m/m, aumentando sua proporção ante o etanol no ciclo otto. 
 
â–º Já o volume de vendas de etanol apresentou uma queda de 37% a/a e 
 
â–º 16% m/m. No acumulado do ano, a queda no volume de etanol chega a 10,4% a/a.
 
Confira no anexo a íntegra do relatório elaborado por DANIEL COBUCCI, CNPI, analista senior do BB INVESTIMENTOS

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: DANIEL COBUCCI, CNPI, analista senior do BB INVESTIMENTOS





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
GRUPO NATURA & CO - Resultado no 2º Trimestre/2023: POSITIVO 03/09/2023
GRUPO NATURA & CO - Resultado no 2º Trimestre/2023: POSITIVO
 
JBS - Resultado no 2º Trimestre/2023: Recuperação de rentabilidade e geração de caixa 03/09/2023
JBS - Resultado no 2º Trimestre/2023: Recuperação de rentabilidade e geração de caixa
 
GUIA TÉCNICO DE AÇÕES, 30.08.2023. NOVO RELATÓRIO - Avalie se convém investir 31/08/2023
GUIA TÉCNICO DE AÇÕES, 30.08.2023. NOVO RELATÓRIO - Avalie se convém investir
 
MAGAZINE LUIZA - Resultado no 2º Trimestre/2023:  Negativo 22/08/2023
MAGAZINE LUIZA - Resultado no 2º Trimestre/2023: Negativo
 
VIBRA Energia - Resultado no 2º Trimestre/2023: Ganho de Margem 18/08/2023
VIBRA Energia - Resultado no 2º Trimestre/2023: Ganho de Margem
 
PETROBRAS - Mudança na Política de Dividendos: Acerto que ajuda sustentar investimento 14/08/2023
PETROBRAS - Mudança na Política de Dividendos: Acerto que ajuda sustentar investimento
 
EMBRAER - Resultado no no 2º Trimestre/2023 POSITIVO, Alta nas entregas de aeronaves 14/08/2023
EMBRAER - Resultado no no 2º Trimestre/2023 POSITIVO, Alta nas entregas de aeronaves
 
BRASKEM - Resultado no 2º Trimestre/2023 e revisão de preço: Forte Tendência de Baixa 14/08/2023
BRASKEM - Resultado no 2º Trimestre/2023 e revisão de preço: Forte Tendência de Baixa
 
 BTG PACTUAL - Resultado no 2º Trimestre/2023: POSITIVO 09/08/2023
BTG PACTUAL - Resultado no 2º Trimestre/2023: POSITIVO
 
LOJAS RENNER - Resultado no 1º Trimestre/2023 NEGATIVO. 09/08/2023
LOJAS RENNER - Resultado no 1º Trimestre/2023 NEGATIVO.
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites